domingo, 27 de maio de 2012

O ESPÍRITO SANTO EM PENTECOSTES


Deus, em suas manifestações aos homens, não podendo revelar-lhes toda sua glória, por ser essa infinita, utiliza-se de imagens, símbolos ou sacramentos, que tornam “palpáveis” ou compreensíveis sua majestade e magnificências.
No dia de Pentecostes, no Cenáculo de Jerusalém, o Espírito Santo Paráclito, o Prometido do Pai, desce sobre a Igreja Nascente ali reunida: a Santíssima Virgem Maria, Mãe de Jesus, os Apóstolos, Discípulos e Santas Mulheres. Ao todo, como nos relata o Evangelista São Lucas, autor dos Atos dos Apóstolos, eram 120 pessoas.
No momento de sua gloriosa vinda, o Espírito do Senhor vem através de manifestações especiais, que revelam àquelas pessoas (a maioria de origem judaica) que realmente o próprio Deus do Universo, Iahweh, o Deus da Aliança, ali estava presente! Veremos cada uma dessas manifestações do Espírito Santo, Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, Deus e Senhor, naquele abençoado dia:

1) O TROVÃO: este “sinal” da presença divina nos lembra as “visitas” de Deus a seu servo Moisés no Horeb, a montanha de Deus. Sempre que o Senhor se fazia presente naquele monte, grossas nuvens o cobriam e poderosos trovões ribombavam, anunciando que Iahweh ali estava. Da mesma forma, no Cenáculo, o Espírito Santo manifestou poderoso trovão, ouvido por toda a Jerusalém. Com tal sinal Ele simplesmente estava “dizendo”: “meus filhos, estou aqui! Eu, Iahweh, estou no meio de vós!”.

2) O VENTO: o vento é outro forte sinal da presença de Deus e de seu Espírito. A própria palavra “Espírito”, em hebraico, se pronuncia qual um “sopro”: RUAH! Para Nicodemos, Jesus revela que o Espírito “é como o vento: ninguém sabe de onde vem e nem para onde vai; o Espírito sopra a onde quer!”. No Antigo Testamento, vemos que foi um forte vento que abriu o Mar Vermelho para o povo passar. Sabemos que a Igreja vê na passagem pelo Mar Vermelho o prenúncio do Batismo: através da passagem pela água, saímos da escravidão do pecado para a liberdade dos filhos de Deus! Portanto, através do sinal do “vento” o Espírito Santo estava dizendo àquela assembléia: “Sou Eu, o Espírito do Senhor (Ruah), o Santificador, o Purificador!”.

3) O FOGO: o fogo é outra forte imagem da presença divina (Teofania)!  Era o fogo que queimava dos holocaustos oferecidos ao Senhor. O fogo simboliza purificação: ele retira as impurezas do ouro e da prata. O fogo aquece, isto é, expulsa o frio! O fogo ilumina, isto é, expulsa as trevas! O fogo era utilizado pelos pastores de rebanhos para oferecer calor e principalmente para espantar as feras. Assim, através do símbolo “fogo”, o Espírito Santo estava a nos dizer: “Eu, o Espírito Santo, sou vosso Purificador, Eu vos ilumino e transformo vossas almas frias e tíbias (com a exceção da Santíssima Virgem, é óbvio) em almas ardentes, fontes de luz e calor espirituais para todos os homens da Terra! Eu mesmo expulso diante de vós as ‘feras’ do pecado, isto é, os espíritos malignos! Através dessas ‘línguas de fogo’, dou-vos o dom da eloqüência, o dom de tocar os corações e coragem para pregar! Ide, meus filhos, vós sois a luz do mundo, como Jesus falou!”.
Assim, através desses sinais, o Espírito Santo revela quem Ele é e o que quer de nós!
Maria, Esposa do Espírito Santo, rogai por nós!
 
                         
                                                 (Giovani Carvalho Mendes, ocds)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.