sábado, 23 de janeiro de 2010

Santa Teresa de Jesus e o Livro da Vida


IHS

Assim como me mandaram escrever, com plena liberdade, o meu modo de oração e as graças que o Senhor me tem feito, quisera eu também me houvessem permitido dizer, detalhadamente e com clareza, meus pecados e minha vida ruim. Dar-me-ia grande consolação. Não permitiram, antes, muito me tolheram neste ponto.

Por isso, a quem ler esta narração de minha vida, peço por amor ao Senhor, que tenha diante dos olhos o quanto fui ruim, a ponto de nunca ter achado santo, dos que se converteram a Deus, com o qual me consolar. Vejo, depois de chamados pelo Senhor, que não tornavam a ofendê-lo. Eu, pelo contrário, piorava cada vez mais. Parecia estudar o modo de resistir às graças de Sua Majestade, como que temendo sentir-me obrigada a servi-lo com maior perfeição. Tinha consciência de ser incapaz de pagar o mínimo do quanto já lhe devia.

Seja bendito aquele que tanto tempo me esperou! Suplico-lhe para dar-me graça para, com toda a clareza e verdade, redigir esta relação que meus confessores me mandaram fazer. O próprio Senhor também o deseja, bem o sei, pois há muito tempo deu-o a entender, contudo, não me atrevia a fazê-lo. Seja este escrito para a sua glória e louvor, e para que futuramente meus confessores, conhecendo-me melhor, ajudem minha fraqueza, e eu de algum modo possa retribuir ao Senhor ao menos um pouco do muito que lhe devo. Para sempre o louvem todas as criaturas. Amém.


(Livro da Vida, Santa Teresa de Jesus, pp. 6-7)

SANCTA TERESIA A IESU, ORA PRO NOBIS!

Que Nosso Senhor nos dê ao menos um pouco da humildade desta santa mulher que teve a coragem de escrever estas coisas sobre si mesma ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.