sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Para Irmã Maria do Sagrado Coração



J.M.J.T.



Jesus†

17 de setembro de 1896


Minha querida Irmã, não me sinto embaraçada para vos responder ... Como podeis perguntar-me se é possível amar o Bom Deus como eu o amo?

Se tivésseis compreendido a história do meu passarinho, não me faríeis esta pergunta. Os meus desejos de martírio não são nada, não são eles que me dão a confiança ilimitada que sinto em meu coração. Para dizer a verdade, são as riquezas espirituais que tornam alguém injusto, quando nelas repousamos com complacência e acreditamos que são algo de grande ... Estes desejos sao uma consolação que Jesus concede às vezes às almas fracas como a minha (e essas almas são numerosas); mas quando ele não dá esta consolação, trata-se de uma graça de privilégio. Lembrai estas palavras do Padre: "Os mártires sofreram com alegria e o Rei dos Mártires sofreu com tristeza". Sim, Jesus disse: "Pai, afasta de mim este cálice". Irmã querida, como, depois disso, podeis dizer que meus desejos são a marca de meu amor? Ah! Sinto muito bem que não é isso, de forma alguma, que agrada ao Bom Deus em minha alma. Aquilo que lhe agrada é me ver amar minha pequenez e minha pobreza, é a esperança cega que tenho em sua Misericórdia ... Eis aí meu único tesouro. Madrinha querida, por que este tesouro não será também o vosso?

Não estais pronta a sofrer tudo o que o Bom Deus quiser? Bem sei que sim. Se desejais sentir alegria, ter atrativos pelo sofrimento, é a vossa consolação que buscais, pois quando amamos uma coisa, a pena desaparece. Asseguro-vos que se fossemos juntas ao martírio nas disposições em que estamos, teríeis um grande mérito e eu não teria nenhum, a menos que aprouvesse a Jesus mudar minhas disposições.

Oh, minha irmã! Eu vos suplico: compreendei vossa filhinha, compreendei que para amar a Jesus, para ser sua vítima de amor, quanto mais se é fraco, sem desejos e virtudes, tanto mais se está apto às operações deste Amor consumidor e transformante ... O simples desejo de ser vítima já é suficiente, mas é necessário consentir e permanecer pobre e sem força, e aqui está o ponto difícil, pois "Onde encontrar o verdadeiro pobre de espírito? É preciso procurá-lo bem longe", diz o salmista ... Não diz que é preciso buscá-lo entre as grandes almas, mas "bem longe", na baixeza, no nada ... Ah! Permaneçamos, portanto, bem longe de tudo aquilo que brilha, amemos nossa pequenez, amemos o não sentir nada ... Então, seremos pobres de espírito e Jesus virá nos procurar. Por mais longe que estejamos, ele nos transformará em chamas de amor ... Oh! Como gostaria de poder vos fazer compreender aquilo que sinto! É a confiança, e nada mais que a confiança, que nos deve conduzir ao Amor ... O temor não conduz à Justiça? Ddao que vemos o caminho, corramos juntas. Sim, eu o sinto: Jesus quer nos fazer as mesmas graças, quer dar-nos gratuitamente seu Céu!

Oh, minha irmãzinha querida! Se não me compreeendeis, é porque sois uma alma muito grande ... Ou, sou eu que me explico muito mal, pois estou certa de que o Bom Deus não vos daria o desejo de ser possuída por Ele, por seu Amor Misericordioso, se não vos reservasse esse favor ... Melhor: ele já o concedeu, pois vos entregastes a Ele e desejais ser consumida por Ele, e Deus nunca inspira desejos que não possa realizar ...

Batem 9:00hs. Sou obrigada a vos deixar. Ah! Como gostarid e vos dizer tantas coisas ... Mas, Jesus vos fará sentir tudo que não posso escrever ...

Amo-vos com toda a ternura de meu coraçãozinho de filha AGRADECIDA.

Teresa do Menino Jesus
rel. carm. ind.

Fonte: Blog Educação Cristã e Família

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.