terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Encontro dos Devotos do Escapulário-16/02/10

NOSSA SENHORA DE LOURDES
A Virgem sem pecado que vem socorrer os pecadores.
E para isso propõe três meios: a fonte de águas vivas, a oração e a penitência.
O encontro iniciou-se com uma oração, onde pedimos à Virgem de Lourdes que nos auxilie na caminhada de 2010, a fim de praticarmos sempre a vontade de Deus. Em seguida o Giovani fez uma bela pregação sobre Nossa Senhora de Lourdes: contextualizou algumas das 18 aparições da "Virgem de Branco", que apareceu pela primeira vez à uma camponesa de nome Bernadete, em 11 de fevereiro de 1858 (quinta-feira), na cidade de Lourdes. Enfatizou que a Santíssima Mãe geralmente aparece à pessoas simples, sendo a humildade, a marca daquele que quer alcançar a luz da verdade sobre os mistérios do céu. Somos capazes de realizar muitas coisas, mas a auto-suficiência em excesso não ajuda nossa relação com o Senhor, a suprema humildade é a chave para se visualizar a verdade divina, e assim se alcançar a felicidade plena.
Retornando a falar sobre a menina Bernadete, Giovani ressaltou que em uma das aparições (13ª) Nossa Senhora pede que seja construída uma capela; na 16ª aparição, Ela faz uma revelação: "Eu sou a Imaculada Conceição"; e a última se deu em 16/07/1958 (dia da Virgem do Carmo), "foi um adeus silencioso". Concluindo, nosso irmão de Comunidade nos estimulou a sermos filhos marianos, seguindo em direção à Jesus Eucarístico.
Logo após, rezamos com muita fé a Coroa da Imaculada Conceição. Depois, enquanto entoamos um canto mariano, foi realizado o sorteio da Imagem Peregrina de Nossa Senhora do Carmo, e este mês quem a levou para casa foi uma senhora muito devota da Virgem Maria, que sempre participa do "dia 16" no Carmelo, comprometendo-se a trazê-la em março para novo sorteio.
Cantamos parabéns para os aniversariantes Marília e Bezerra - que do céu sejam derramadas muitas bençãos sobre eles e seus familiares. Também foi entregue um texto (que pode ser visto no link: http://www.nslourdes.org.br/paroquia.htm sob o título: Nossa Senhora de Lourdes-A História de Nossa Padroeira), como recordação do encontro; além de flores, para que cada um tenha a confiança de que este ano será repleto de muitas alegrias e graças.
Finalizando, nos despedimos na certeza de que nossos corações estão unidos na fraternidade e no amor.
Abraços fraternais,
Ceane Ribeiro (Mariana Mazurek, ocds)

2 comentários:

  1. Parabéns, Ceane, pelo belíssimo resumo que você fez do encontro dos devotos do Escapulário do Carmo. Você é uma ótima repórter carmelitana.

    ResponderExcluir
  2. Vou contar um segredo: tem alguém que me ajuda...o Espírito Santo...é Ele o verdadeiro repórter.
    Até sábado.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.