segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Santa Mônica, rogai por nós!! 27-08

Neste dia que celebramos Santa Mônica, vemos que o tempo do cristão é o tempo da espera: espera de Deus e de seu evento, vivida na disponibilidade interior da confiança e da esperança, tempo que ela soube esperar para a conversão de seu filho Agostinho. Faltando vigilancia, falta uma importante dimensão da fé: a capacidade constante de passar de um estado de transitoriedade a outro.
Ainda hoje Jesus vem a nós, como um ladrão na noite. Sabemos quanto é dificil discernir seu apelo e sua presença nos acontecimentos do hoje de Deus. Dificilmente reconhecemos Jesus e o recebemos, se não nos preparamos de continuo e não estamos prontos a cada instante. Uma coisa sabemos pela fé: Deus está de tal modo ligado ao homem que onde quer que estivermos, lá está ele, presente, ainda que não o saibamos. É preciso romper as barreiras, saltar os muros, ser infatigaveis na busca da comunhão com todos. Então a espera será premiada.
Como Paulo exorta a comunidade de Tessalônica na primeira leitura, a crscer abundantemente no amor reciproco e para com todos. Com efeito, o chamado de Deus leva à comunhão com ele, comunhão leva à consagração e a consagração torna-se missão. A comunidade convertida a Deus cria no mundo um espaço de amor. Este espaço é uma luz e uma força que vem do Espírito de Deus. A comunidade que possui esta luz torna-se invunerável. Em vão encarniçam contra tais comunidades os humanismos ateus. Por certo a missão de ser luz é difícil: nasce unicamente da transparencia de Deus, da sinceridade do coração e da contemplação de Deus. Só a comunidade que prega evangeliza.
Peçamos a intercessão de Santa Mônica na espera ativa do Reino de Deus no nosso meio.

ORAÇÃO A SANTA MÔNICA:
Ó Esposa e Mãe exemplar, Santa Mônica: Tu que experimentastes as alegrias e as dificuldades da vida conjugal; Tu que conseguiste levar à fé teu esposo Patrício, homem de caráter desregrado e irascível; Tu que chorastes tanto e oraste dia e noite por teu filho Agostinho e não o abandonaste mesmo quando te enganou e fugiu de ti. Intercede por nós, ó grande Santa, para que saibamos transmitir a fé em nossa família; para que amemos sempre e realizemos a paz. Ajuda-nos a gerar nossos filhos também à vida da Graça; conforta-nos nos momentos de tristeza e alcança-nos da Santíssima Virgem, Mãe de Jesus e Mãe nossa, a verdadeira paz e a Vida Feliz. Amém. Santa Mônica, rogai por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.