terça-feira, 5 de outubro de 2010

Reparação ao Coração de Maria



A Devoção Reparadora dos Cinco Primeiros Sábados
No dia 13 de outubro, mais uma vez a cristandade católica comemora o encerramento das aparições da Santíssima Virgem Maria aos pastorinhos de Fátima. Como forma de homenageá-la, venho através deste blog divulgar aos meus irmãos carmelitas descalços seculares, bem como a qualquer irmão ou irmã que acessar esta página, uma das mais belas e importantes devoções à Virgem Santíssima: a Devoção Reparadora dos Cinco Primeiros Sábados.
Nossa Senhora, em Fátima, aparecendo aos três pastorinhos, aconselhou e pediu ao mundo a devoção ao Seu Coração Imaculado e a Reparação dos Cinco Primeiros Sábados. Como Mãe da Misericórdia e da Divina Graça, fez grandes promessas de salvação.
Na aparição do dia 13 de junho de 1917 (portanto, a segunda aparição em Fátima) Nossa Senhora disse:
“Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração. A quem a abraçar prometo a salvação e serão queridas de Deus estas almas, como flores postas por Mim a adornar o Seu trono”.
Na aparição do dia 13 de julho de 1917 (3a aparição) anunciou a Santíssima Virgem:
“Para impedir a guerra virei pedir a consagração da Rússia ao meu Imaculado Coração e a comunhão reparadora dos primeiros sábados”.
Esta última devoção, veio realmente pedi-la e explicá-la aparecendo à irmã Lúcia no dia 10 de dezembro de 1925, em Pontevedra, Espanha. Disse a Santíssima Mãe de Deus:
“Olha, minha filha, o meu Coração cercado de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos me cravam com blasfêmias e ingratidões. Tu, ao menos, procura consolar-Me e diz que prometo assistir na hora da morte, com todas as graças necessárias para a salvação, a todos os que, no primeiro sábado de cinco meses seguidos, se confessarem, receberem a Sagrada Comunhão, rezarem o terço e me fizerem companhia durante quinze minutos, meditando nos quinze mistérios do rosário com o fim de Me desagravar”.
Nesta aparição, a Virgem veio com o Menino Jesus a seu lado, em cima de uma nuvem de luz. Antes de falar as palavras acima, Nossa Senhora pôs suavemente sua mão no ombro de Lúcia, e na outra sustentava seu Coração rodeado de espinhos. Ao mesmo tempo, o Menino Jesus disse:
“Tem compaixão do Coração de Tua Santíssima Mãe. Está cercado de espinhos que os homens ingratos lhe cravam a cada momento, e não há ninguém que faça um ato de reparação para retira-los”.
Importante: em uma aparição à irmã Lúcia, em 15 de fevereiro de 1926, Jesus deixou bem claro que estas quatro práticas devem ter a intenção de desagravar o Imaculado Coração de Maria, que se apresenta a Lúcia rodeado de espinhos, que significam nossos pecados. Nessa aparição e em outra em 17 de dezembro de 1927, Jesus insiste para que se propague esta devoção.

Cinco Sábados, por que?

São cinco os primeiros sábados, porque, segundo revelou Jesus, são cinco as espécies de ofensas e blasfêmias proferidas contra o Imaculado Coração de Maria:

1o) Blasfêmias contra a Imaculada Conceição de Maria.

2º) Blasfêmias contra Sua Virgindade Perpétua e Santíssima.

3º) Blasfêmias contra Sua Maternidade Divina, recusando ao mesmo tempo recebe-la com Mãe de toda a humanidade.

4º) Os que procuram infundir nos corações das crianças, das pessoas simples e dos pecadores a indiferença, o desprezo e até o ódio contra esta Imaculada e bondosa Mãe.

5º) Os que A ultrajam diretamente nas Suas sagradas imagens.


As condições para se ganhar o privilégio dos Cinco Primeiros Sábados são as seguintes:

1) Confissão (deve ser feita na intenção de reparar o Coração de Maria, de acordo com a intenção reparadora de cada sábado). Pode ser feita até uma semana antes ou depois do sábado, contanto que se comungue em estado de graça. As demais condições têm que ser cumpridas no próprio sábado, sempre com a intenção reparadora.
2) Comunhão Reparadora (fazer o ato de reparação durante e após a santa comunhão, na hora da ação de graças)
3) Reza do Santo Terço (fazer a intenção reparadora antes de reza-lo. A intenção reparadora é exclusiva)
4) A Meditação de um, dois ou mais mistérios do Santo Rosário, durante pelo menos quinze minutos. Poderá ser usada a Sagrada Escritura ou algum livro de espiritualidade mariana para se fazer a meditação.

A devoção dos Cinco Primeiros Sábados foi aprovada pelo bispo de Leiria (diocese a qual pertence Fátima) no dia 13 de setembro de 1939.
É muito aconselhável fazer continuamente os primeiros sábados em espírito de reparação e desagravo e não apenas uma única vez.
Lúcia escreveu: “da prática da devoção dos primeiros sábados unida à consagração ao Imaculado Coração de Maria, depende a guerra ou a paz do mundo”.
Por esta devoção, oferecemos à Virgem Maria um grande, belo e valioso presente. É um ato de amor! Ela, em retribuição, como Mãe bondosa nossa, nos oferece o maior presente que podemos ganhar: a eterna salvação, morarmos um dia, com Ela e com Deus, no Céu!

Explicação sobre a confissão dos sábados:
A vidente (Lúcia) perguntou: “Meu Jesus, as pessoas que se esquecerem de formar essa intenção reparadora, que podem fazer?” “Podem formá-la na confissão seguinte, aproveitando a primeira ocasião que tiverem para se confessar”, respondeu Jesus.
Obs: as outras três condições devem ser cumpridas no próprio sábado, a não ser que algum sacerdote, por justos motivos, conceda que possam fazer no domingo a seguir.

“Por fim, meu Imaculado Coração triunfará!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.