domingo, 8 de agosto de 2010

REUNIÃO DA COMUNIDADE RAINHA DO CARMELO - 07/08/10

A TODOS OS PAIS, VIVOS E FALECIDOS,
NOSSOS SINCEROS AGRADECIMENTOS E ETERNO AMOR!!!
Fizemos uma oração inicial, e em seguida a Efigênia tratou da importância da liturgia das horas: considerou que esta é uma oração eclesial de valor imensurável. Disse também que o ESSENCIAL durante um momento de oração é a UNIDADE, o SECUNDÁRIO é a LIBERDADE, e que em ambos deve existir a CARIDADE, estando o ZELO abaixo da CARIDADE.

Após, a Natália falou do 3º elemento (abaixo sublinhado e em negrito) do documento Elementos para o discernimento da vocação à ordem secular dos carmelitas descalços: UM MEMBRO PRATICANTE DA IGREJA CATÓLICA, QUE DEBAIXO DA PROTEÇÃO DE NOSSA SENHORA DO MONTE CARMELO E INSPIRADO POR SANTA TERESA DE JESUS E POR SÃO JOÃO DA CRUZ...
Nossa irmã enfatizou que buscar o rosto de Deus com Teresa D’Ávila e São João da Cruz é mais fácil, pois seus exemplos de santidade nos auxiliam na correspondência ao chamado de amor que recebemos para servimos o mundo pela via teresiana.

Logo depois a Efigênia deu alguns avisos:
- A limpeza da Ermida de São José na próxima reunião da Comunidade (21/08) está sob a responsabilidade de Ana Stela, Artur e Ceane.
- No próximo Encontro dos devotos do Escapulário, 16 deste mês, a Juliana fará a oração e o Raimundo a palestra. Tema: “NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO”.
- Agradecimentos pela generosidade de todos que colaboraram com o Encontro de Jovens que ocorreu em julho (QUEREMOS MAIS!).
- A Efigênia está com uma rifa que a arrecadação será direcionada ao próximo Congresso Norte/Nordeste. Valor: R$ 5,00. A prestação de contas deverá ser feita até o final de agosto, por isso, no próximo dia 16 ou na reunião de 21/08, na medida do possível não esqueçamos de colaborar!!!
- O livro A mística do coração - A senda cordial de Ibn'Arabí e João da Cruz, de Carlos Frederico Barboza de Souza, lançado pela Paulinas, é indicado como leitura. Segue a sinopse: Esta obra nos apresenta a relação entre a mística sufi e a joãocruciana na perspectiva do diálogo inter-religioso, e inaugura a coleção Interfaces da Paulinas, que publicará anualmente os trabalhos vencedores do Prêmio Soter-Paulinas de Teses. *Livro vencedor do prêmio Soter-Paulinas 2009.
- Recebemos o Comunicado da Comunidade de Franca que o membro Daniel de São José fez suas primeiras promessas na data de 07/08. Nossos votos de que o Espírito Santo de Deus o ilumine e santifique. Parabéns Daniel!!!
- A Kariane, membro desta Comunidade, pediu desligamento porque não está conseguindo conciliar suas atividades com os Encontros da Comunidade Rainha do Carmelo. O pedido será apreciado pelo Conselho. Desejamos Kariane, que Cristo continue hoje e sempre sendo seu guia.
- Lembrete para continuarmos rezando a oração indicada pela Província de São José para a Eleição Provincial que acontecerá em outubro deste ano. Bem como intercedermos pela saúde de todos da ocd e ocds: pela saúde física e espiritual de Frei Gumercindo, da filha da Neila, pela família da Natália.

Foi cantado parabéns aos homens da Comunidade, pois todos carregam em si a semente da paternidade, e também entregue a eles medalhas de Nossa Senhora e Santa Teresinha como lembrança por este dia tão especial. Da mesma forma fui parabenizada por meu aniversário: agradeço a Deus Pai por tudo o que sou e tenho, por nos enviar seu Filho Jesus, por meu pai Célio que muito amo.
No intervalo aproveitamos para comprar os pães feitos pelas irmãs do Carmelo de Santa Teresinha (muito gostoso, e o de queijo então, huuuummmm!!!!).

Depois foram estudados coletivamente os capítulos 28 ao 31 do Livro da Vida de Santa Teresa de Jesus. A leitura desta obra muito incendeia nosso ser do fogo divino: “Cresceu em minha alma tão grande amor a Deus, que eu não sabia de onde vinha. Era muito sobrenatural e não procurado por mim... Nesses ímpetos de amor parece que subitamente acende-se o fogo e somos lançados nele para que nos queimemos... É uma seta com a qual de quando em quando atravessa o mais profundo das entranhas e do coração... Não se pode encarecer nem exprimir o modo com que Deus fere a alma... Esta vê claramente que nada fez para merecer tal abrasamento. Aquela centelha que a abrasa parece que saltou do imenso amor que o Senhor lhe tem” (cap. 29, adaptação dos pontos 8, 10 e 11).

Seguidamente às vésperas, nos despedimos.



Abraços fraternais,
Ceane Ribeiro Pessoa (Mariana José de Jesus Mazurek, ocds)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.