terça-feira, 8 de junho de 2010

VII CONGRESSO NORTE/NORDESTE OCDS - MACAPÁ

Dia 03/06/2010, chegada ao Seminário Diocesano, em Macapá:

Celebração Eucarística celebrada por Frei Wilson e o Diácono de Macapá, Eulálio Mário. Às 17:00 horas:
Frei Wilson e o Diácono Eulálio:


Congressistas aguardando o jantar:


Jantar às 19:30 horas no refeitório do local:



Dinâmica para apresentação dos participantes, ministrado pela Regina de Fortaleza:


Dia 04/6/2010, Missa com Laudes, celebrada pelo Bispo diocesano de Macapá, Dom Pedro Conti e co-celebrada por Frei Wilson e o Diácono Eulálio:



Café da Manhã do dia 04/06/2010, comemoramos o aniversário da Juliana de Fortaleza:


Abertura do Congresso, com o Bispo da Diocese de Macapá, Dom Pedro Conti, Frei Wilson (Assistente das Comunidades), Ana Maria Scarabelli(Presidente Provincial OCDS), Maria Efigênia Barbosa (Conselheira Provincial OCDS) e a Presidente da Comunidade Beata Teresa Maria da Cruz, Raymunda.
Às 11:00 horas tivemos a Palestra de Dom Pedro Conti, com o tema: "A Palavra: Água viva que fecunda". Às 14:30, tivemos a palestra de Frei Wilson com o tema: "A Resistência Humana e a Força da Palavra". Às 16:00 horas, tivemos a palestra de João Bosco da comunidade de Belém, com o tema: "Que tipo de solo sou eu?"

Após o jantar, aconteceu a apresentação de um grupo de dança do Batuque (Folclore). Essa dança é do tempo dos escravos onde mesmo acorrentados eles dançavam e celebravam a alegria de estarem vivos:


Dia 05/06/2010, Missa com Laudes, celebrada por Frei Wilson e o Diácono Eulálio:


Às 09:30 horas, palestra de Kerlyne com o tema, "Santa Teresa de Jesus - A Missionária de Vocações.":


Às 11:00 horas, palestra de Ana Maria Scarabelli, com o tema, "Maria, Terra boa que acolhe em si o verbo de Deus."


Após o almoço, tivemos a palestra de Maria Efigênia, com o tema, " O Carmelita Secular e o Desafio da Missão no Anúncio da Palavra.":

Às 16:00 tivemos o City Tour, pelos locais turísticos de Macapá:


Local onde passa a linha imaginária do Equador, onde se conhece como marco zero, local onde se divide os dois hemisfério, Norte e Sul:







Fortaleza de São José de Macapá. Local muito bonito onde podemos ver a grandeza do Rio Amazonas, sua beleza:



Nos refrescamos com uma água de coco saborosa e gelada:



Dia 06/06/2010, Missa com Laudes, celebrada por Frei Wilson e o Diácono Eulálio:



Comunidade, Beata Teresa Maria da Cruz de Macapá:


Comunidade São João da Cruz de Maranhão:


Comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus de Teresina:


Comunidade Rainha do Carmelo de Fortaleza-CE:




Nossa Comunidade, Rainha do Carmelo:



Visita ao Carmelo de Santa Teresinha, após a Missa:


Imagem de uma carmelita no Claustro do Carmelo, a falta da boca, nos faz meditar na grandeza do silêncio, pois somente silenciando é que conseguiremos escutar o que Deus quer nos falar:



Encerramento e considerações finais pelos superiores da OCDS:



Se a semente do Carmelo plantada no coração de Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz, não tivesse sido regada e cuidada , não estaríamos aqui. Cabe a cada um de nós levar essas sementes a todos os lugares onde estivermos, nós como carmelitas seculares, temos essa missão.
"Quem principia deve ter especial cuidado, como quem fosse plantar um jardim, para deleite do Senhor, em terra muito improdutiva, com muitas ervas daninhas. Sua Majestade arranca as ervas daninhas e planta as boas. Façamos de conta que isso já aconteceu quando uma alma decide dedicar-se à oração e começa a se exercitar nela. Com a ajuda de Deus, temos de procurar, como bons jardineiros, que essas plantas cresçam, tendo o cuidado de regá-las para que não se percam e venham a dar flores, cujo perfume agradável delicie esse Senhor, para que Ele venha a deleitar muitas vezes em nosso jardim e a gozar entre essas virtudes." Santa Teresa de Jesus

Vamos nos preparar para o VIII Congresso Norte/Nordeste em São Luís-MA, com a graça de Deus e a presença de Nossa Mãe Rainha do Carmelo.

Um comentário:

  1. Que bênção foi esse congresso! É de grande enriquecimento espiritual, além de aproximar as comunidades da província. Pena que o Grupo São João da Cruz não pode participar... Mas nós rezamos para que tudo desse certo. Que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.