segunda-feira, 6 de setembro de 2010

REUNIÃO DA COMUNIDADE RAINHA DO CARMELO-04/09/10


Após a oração inicial, dando continuidade ao estudo do documento Elementos para o Discernimento da Vocação à Ordem Secular dos Carmelitas Descalços (Frei Aloysius Deeney, ocd), falei do 5º elemento (em negrito, vermelho): um membro praticante da Igreja Católica que, debaixo da proteção de Nossa Senhora do Monte Carmelo, inspirado por Santa Teresa de Jesus e por São João da Cruz, se compromete com a Ordem a buscar o rosto de Deus... Frei Aloysius coloca que a “Promessa” do Secular Carmelita o auxilia na vida de contemplação, com crescimento nas virtudes e crescimento no espírito; e assim, viver a vida com dedicação e bons propósitos “é o resultado direto de buscar o rosto de Deus”. Como recordação da formação desse penúltimo elemento, entreguei a todos uma imagem da face de Jesus.


Em seguida a Efigênia passou para o momento dos avisos e informes:
· 16/09, no Encontro dos Devotos do Escapulário do Carmo, o qual acontecerá como sempre na Ermida de São José (Carmelo de Santa Teresinha), o Mário fará a oração e a Ana Stela ministrará a palestra. Tema: “Nossa Senhora das Dores”. Vamos comparecer e convidar outras pessoas!
· Os membros Mário, Móises e Regina, fizeram solicitação ao Conselho para realização das Primeiras Promessas. Os pedidos foram aprovados, e no Retiro da Comunidade que acontecerá de 17 a 19 deste mês na Casa de Retiro Nossa Senhora das Graças, eles farão as Promessas.
· Em 08/09 (quarta-feira) a Irmã Maria da Purificação apagará as velhinhas de mais um aniversário. A missa no Carmelo será 6 h 30 m. Parabéns Irmã, Nossa Senhora esteja sempre ao seu lado fortalecendo-a.

E em mais uma etapa da Eleição Provincial, a Comunidade realizou votação para Presidente Provincial. O Espírito Santo continue guiando esse processo!

Depois do recreio, instante de satisfação para todos nós, a Ana Stela, o Luciano e a Ruth, passaram um vídeo com belas imagens do Sagrado Coração de Jesus, como também imagens e frases (retiradas do Livro da Vida) de Teresa D’Ávila.

"Não pensais que Deus precisa de nossas obras,
mas da determinação de nossa vontade”

Além disso, cada membro da Comunidade leu e explicou um trecho do Livro da Vida. Todos os capítulos foram abordados. Foi uma ocasião muito rica.

Tivemos também a apresentação de um teatro (participação muito divertida e engraçada de Giovani, Maria Luiza e Regina), onde Santa Teresa de Jesus, realizando a limpeza do pátio, pergunta às irmãs qual o modelo de uma carmelita perfeita. Não obtendo a resposta esperada, ela responde: “É uma vassoura. Sabe obedecer, faz tudo sem murmurar, é um verdadeiro exemplo de humildade”.
Mensagem passada: a humildade é o terreno propício para nascer todas as virtudes. Refletimos também, que a Virgem Maria, como Nossa Santa Mãe, cuida de cada um de nós (cada flor do Jardim de Jesus), a fim de que alcancemos a via da verdadeira humildade. Recebemos de lembrança uma mini-vassoura com a seguinte frase: “O eu tenho entendido é que todo o alicerce da oração está na HUMILDADE, e quanto mais a alma se humilha, mais Deus a engrandece” (Santa Teresa – Vida 22,11). Dessa forma, fechamos a formação deste livro, na certeza de que lendo-o, chegamos, como todos os Santos Carmelitas, mais perto de Deus. No final de outubro iniciaremos Caminho de Perfeição.


Como estamos no mês da Bíblia, a Maria Luíza leu um texto o qual nos fez pensar, se nos dias de hoje, estamos dando a devida atenção à Palavra de Deus, ou, se o celular é que recebe mais consideração de nossa parte. A Cláudia nos deu de lembrança uma mini-bíblia em E.V.A., com a passagem: “Disse Jesus: ‘O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho’” Mc 1, 15.

Na Oração das Vésperas fizemos nossos pedidos e intercedemos pelas necessidades da humanidade inteira. Com certeza, estava em nosso coração, o agradecimento à Deus por mais uma Reunião em Comunidade.
São José, rogai por nós!!!


Abraços fraternais,
Ceane (Mariana José de Jesus Mazurek, ocds)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.