sábado, 15 de maio de 2010

OS SANTOS E O ESCAPULÁRIO




  • Eis alguns exemplos do apreço dos Santos ao Escapulário do Carmo:

- São Simão Stock, que teve a dita de receber o Escapulário das mãos da Rainha do Céu, no mesmo dia o tocou no corpo de um moribundo impenitente, obtendo o primeiro milagre do Escapulário com a imediata conversão do doente.

- São João da Cruz, ao perguntar muitas vezes ao frade que o assistia em sua última doença, que dia da semana era, explicou: “Pergunto porque me veio agora à memória quão grande benefício é o que faz Nossa Senhora aos religiosos de sua Ordem que portaram seu hábito e fizeram o que esse privilégio pede”. Realmente faleceu na alvorada de um sábado, 14 de dezembro de 1591.

- Santa Teresa de Jesus com freqüência se gloriava de portar o escapulário “como indigna Carmelita”. E zelava para que suas religiosas não deixassem de dormir com ele posto. Dirigindo-se a elas, escrevia: “Só posso confiar na misericórdia do Senhor... e nos merecimentos de Seu Filho e da Virgem Maria Santíssima, Sua Mãe, cujo hábito indignamente trago e vós trazeis”.

- Santo Afonso Maria de Ligório não só usava o Escapulário, mas o recomendava insistentemente aos fiéis. O Escapulário com o qual foi enterrado permaneceu incorrupto no sepulcro, e é hoje venerado num relicário em Marianella, sua cidade natal.

- São João Bosco recebeu-o na infância e o difundiu durante toda a vida. Enterrado em 1888 com o Escapulário, em 1929 foi encontrado o mesmo em perfeito estado de conservação, sob as vestes apodrecidas e os mortais mumificados desse grande apóstolo e incomparável educador da juventude.


  • Indulgências
Indulgências plenárias:
1. O dia que se impõe o escapulário.
2. Nestas festas:
a) Virgem do Carmo (16 de Julho ou quando se celebre);
b) São Simão Stock (16 de maio);
c) Santo Elias Profeta (20 de Julho);
d) Santa Teresa de Jesus (15 de Outubro),
e) Santa Teresa do Menino Jesus (1 de outubro);
f) São João da Cruz (14 de Dezembro);
g) Todos os Santos Carmelitas (14 de Novembro).

Indulgência parcial:
Ganha-se a indulgência parcial por usar piedosamente o santo escapulário ou a medalha-escapulário. Pode-se ganhar não só por beijá-lo, mas também por qualquer outro ato de efeito e devoção.


  • Tipos de escapulários
Escapulário Café (Carmelita)

A Virgem Maria aparece a São Simão Stock, no convento da cidade de Cambridge (Inglaterra) em 16 de julho de 1251.
São Simão, já cansado por sua avançada idade, e debilitado pela penitência, pedia a Deus pelas angústias e tribulações que sua ordem padecia constantemente. Suplicava à Virgem que o socorresse com uma Graça especial. Ela, diante do chamado suplicante desse seu filho, apareceu rodeada de anjos, com o Escapulário nas mãos.


Escapulário verde

Quando na família há algum familiar ou amigo que se encontra longe da fé e queremos fazer algo a respeito, Maria Mãe Santíssima nos deu uma forma de convertê-los, quando ela apareceu à Irmã Justina Bisqueyburu em 1840, levando “a vestidura da conversão - O escapulário verde.” Ela disse: “Esta insígnia santa de meu Imaculado Coração há de ser uma grande meio para a conversão das almas…”.
Por um período de mais de seis anos, a Virgem apareceu à Irmã Justina e respondeu muitas perguntas com relação ao escapulário e a seu uso. A Virgem Maria disse que o Escapulário Verde não necessita de nenhuma bênção especial, e não necessita de qualquer inscrição como o Escapulário Café. Pode ser abençoado por qualquer sacerdote. Se a pessoa que nós queremos que se beneficie deste escapulário não convém em levá-lo consigo, este pode ser colocado em qualquer lugar de seu quarto.
Todos os dias deve-se dizer a seguinte oração: “Imaculado Coração de Maria, rogai por nós agora e na hora de nossa morte”. Se a pessoa por quem se tem intenção no escapulário não vai dizer a oração, então aquele que o presenteia deve rezar no seu lugar, todos os dias.
A Virgem Maria disse: “As maiores graças são obtidas pelo uso do escapulário, mas estas graças vêm em proporção direta com o grau de confiança que o usuário tenha em mim”.
Santa Brígida tinha tal confiança na Virgem Maria, que por isto a Virgem lhe revelou: "não há pecador no mundo, que embora se encontre em inimizade com Deus, não possa voltar a Deus e recuperar suas Graças se ele ou ela vem a mim pedir assistência.”

(O Escapulário Verde é vendido na Livraria Hesed, no centro de Fortaleza, pelo valor de R$ 10,00 - uma pessoa me informou -. No momento está em falta, mas chegará em breve).


Abraços fraternos,
Ceane Ribeiro (Mariana José de Jesus Mazurek, ocds)

Um comentário:

  1. Não podemos esquecer do Venerável Servo de Deus João Paulo II, de santa memória, que era devotíssimo do Escapulário do Carmo e do Beato Isidoro Bakanja, que foi martirizado por causa de sua devoção ao Escapulário.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.