terça-feira, 19 de abril de 2011

Editado na semana passada o Catecismo para os jovens!





Há 26 anos que o Domingo de Ramos é considerado o Dia Mundial da Juventude. Este ano, por iniciativa de Bento XVI, foi editado na semana passada o catecismo para os jovens. o YouCat, traduzido e publicado já em português.
Já pensou oferecê-lo aos seus filhos (sobrinhos ou netos)?

Em virtude da próxima Jornada Mundial da Juventude em Madri, será lançado em abril "Youcat", um subsídio para ajudar os jovens a conhecer e se aprofundar na fé cristã. O Santo Padre observa no prefácio do livro-cartilha que o novo catecismo para os jovens pretendem explicar os fundamentos do Cristianismo para que eles o conheçam "com a mesma precisão com que um especialista de informática conhece o sistema operacional de um computador".
Conforme escreve o Papa no livro, a juventude "não é superficial como as pessoas a acusam de ser"Youcat", que é uma abreviação de "Youth Catechism"(catecismo para os jovens), se apresenta em forma de perguntas e respostas cuja base é o Catecismo da Igreja Católica de 1992 e seu Compêndio de 2005. O catecismo para a JMJ conta com 300 páginas com uma linguagem ágil para os jovens, é dividida em quatro capítulos e será difundido em várias línguas, inclusive o português e o espanhol. Todo participante do encontro em Madri receberá um exemplar no kit do peregrino.
"Algumas pessoas - escreve o Papa no prefácio - me dizem que o catecismo não interessa à juventude de hoje; mas eu não creio nesta afirmação e tenho certeza que estou com a razão. Ela (a juventude) não é superficial como as pessoas a acusam de ser; os jovens querem saber no que consiste de verdade a vida." Também com um romance "este livro é fascinante porque nos fala do nosso próprio destino e por isto fala de perto de cada um de nós", observa Bento XVI.
O Papa convida, então, os jovens: "Estudem o catecismo com paixão e perseverança! Sacrifiquem seu tempo para isso. Estudem-no no silêncio de seus quartos, leiam-no em dupla, se forem amigos, formem grupos e redes de estudo, troquem ideias na internet. Permaneçam de qualquer maneira em diálogo em sua fé! Vocês devem conhecer aquilo em que creem; devem conhecer sua fé com mesma precisão com que um especialista de informática conhece o sistema operacional de um computador; como um musicista conhece sua música".
A iniciativa do catecismo para a JMJ em Madri partiu dos bispo austríacos, guiados pelo arcebispo de Viena, o Cardeal Christoph Schönborn. O objetivo é ajudar os jovens a terem um material prático na mochila. O novo catecismo responde aos quatro aspectos principais: "Em que cremos", "A celebração do mistério cristão", "A vida de Cristo" e "A oração na vida cristã".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.