Histórico

A Comunidade Rainha do Carmelo introduziu a Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares no Ceará .

Fazendo um breve histórico da Comunidade, temos que a mesma foi estruturada por Daniel Mota dos Santos, com a permissão do Padre Geral da Ordem, Frei Camilo Maccise.

Sua primeira reunião foi realizada em 30/05/1999, dia consagrado à Santíssima Trindade, nas dependências da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, no bairro do Montese, em Fortaleza, com a participação de dez membros.

Em 12/08/2002 passou a ser oficialmente uma pessoa jurídica, tendo o seu Estatuto devidamente registrado.

Nos dias 15 e 16/03/2003 sediou o I Encontro Norte/Nordeste de Presidentes e Formadores, contando com as presenças do Frei Patrício Sciadini, do delegado provincial para a OCDS, Frei Alzinir Debastiani e do Presidente Provincial OCDS, Frederico Barbosa.

No dia 02/02/2004 – Festa da Apresentação do Senhor, recebeu da Arquidiocese de Fortaleza, por meio de seu Arcebispo Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, a aprovação para o funcionamento.

Em 18/04/2006, preenchendo as condições necessárias para requerer a Ereção Canônica, foi solicitado ao Delegado Provincial para OCDS, Frei Pierino Orlandini, que adotasse as devidas providências junto a Santa Sé.

No dia 11/09/2006, a Comunidade foi oficialmente consagrada a Nossa Senhora, com a Santa Missa celebrada pelo Pe. Francisco Menezes, sendo tal consagração desde então renovada anualmente pela comunidade.

Em 2008 sediou o V Congresso OCDS Norte/Nordeste, de 22 a 25/05, o qual contou com a presença do Provincial da OCD, Frei Alzinir, e da Presidente Provincial OCDS, Ana Maria Scarabelli.

Em 30 de maio de 2009, a Comunidade celebrou seus 10 anos de existência e recebeu a alegre notícia de sua Ereção Canônica.

No dia 05/12/2009, em missa solene presidida por Frei Geraldo Afonso, Delegado Provincial da OCDS – Província São José, foi dada publicidade de forma oficial ao reconhecimento pontifício.

Em 13/11/2010, aconteceram as eleições de nossa comunidade, sendo reeleita como presidente Efigênia Ribeiro, e para o conselho tivemos, Regina Grego, Maria Luiza e Luciano Dídimo Continua na formação a Neila, como tesoureiro Flávio Acébio e a nova secretária é a Cláudia.

No dia 03/12/2011 aconteceu a Assembléia Geral Extraordinária da Comunidade Rainha do Carmelo, que teve como pauta principal o seu desmembramento para a fundação de uma nova comunidade da OCDS.
Segundo as Constituições da OCDS, para fundar uma nova comunidade necessário se faz que haja pelo menos dez membros, sendo dois com promessas definitivas.O conselho da Comunidade Rainha do Carmelo já havia se reunido e convidado dois membros com promessas definitivas para darem início à fundação, que prontamente aceitaram, ficando Luciano Dídimo como presidente e Ana Stela como formadora.
Às 14:30h, com os membros presentes iniciou-se o plesbicito onde cada um respondeu de forma voluntária se gostaria ou não de ir para a nova fundação. Depois que todos votaram, nove membros responderam SIM, que somados aos dois membros com promessas definitivas já anteriormente escolhidos, somaram 11, sendo então fundada a nova Comunidade.  Os membros então se reuniram e escolheram o nome da nova Comunidade: COMUNIDADE SÃO JOSÉ DE SANTA TERESA. Foram então eleitos os membros do conselho: Wallyson (secretário), Ceane (conselheira), Moisés (conselheiro), Luciano (presidente), Fabíola (tesoureira), Ruth (conselheira) e Ana Stela (formadora)

Em 09/11/2013, ocorreram as eleições em nossa Comunidade, para o triênio de 15/11/2013 a 15/11/2016, sendo eleita como presidente Mônica Dodt, ficando como encarregada da formação, Regina Grêgo, conselheiros, Giovani Carvalho, Natália Durand e Renato Leitão. Ocupando a função de tesoureira, Efigênia Ribeiro e secretária, Jaqueline Pereira.

Em 30/05/2014, nossa Comunidade completou 15 anos! Celebramos com a Santa Missa no dia 06/06/2014, presidida por nosso provincial, Frei Cleber da Trindade, OCD, e no dia 07/06/2014, tivemos a festa de 15 anos no Carmelo Santa Teresinha.

Em 28/11/2015, data da fundação do primeiro convento de frades carmelitas descalços, em Duruelo, Espanha (1568), ocorreu o segundo desmembramento da Comunidade Rainha do Carmelo, nascendo a Comunidade Flor do Carmelo de Santa Teresinha. Durante todo o ano de 2015, nos preparamos para este momento com muita oração, discernimento e formação humana. Foi eleita presidente da nova comunidade, a Danielle Meireles e o encarregado da formação, ficou sendo o Artur Viana. Neste dia estavam presentes os membros da Comunidade Rainha do Carmelo, os membros da Comunidade São José de Santa Teresa e o presidente provincial OCDS, Luciano Dídimo. A irmã Maria da Paz, OCD, representando as monjas do Carmelo Santa Teresinha nos falou belíssimas palavras.