quinta-feira, 3 de junho de 2010

SANTOS E BEATOS CARMELITAS


JUNHO:
07- Beata Ana de São Bartolomeu
12- Beato Hilário Januszewski
12- Beato Afonso Maria Mazurek
14- Santo Eliseu



12 de Junho:
BEATO AFONSO MARIA MAZUREK,
PRESBÍTERO E MÁRTIR

Nascido no dia 1º de março de 1891, em Baranówka, na Polônia, ingressou no Carmelo Descalço em Wadowice, no ano de 1908. Fez sua profissão solene em 1912. A partir de 1914, prosseguiu seus estudos na Áustria, por causa da guerra. Ordenou-se sacerdote em Viena, no dia 16 de julho de 1916. Até 1930 dedicou-se à formação inicial dos futuros religiosos carmelitas no Seminário Menor de Wadowice. Eleito Prior do convento de Czerna, cumpriu esta missão até ser executado pelos nazistas.
Quase ao final da segunda guerra mundial, em agosto de 1944, aumentaram a hostilidade dos nazistas e suas perseguições na Polônia. Os Carmelitas do convento de Czerna sofreram na pele a violência daqueles que ocupavam o território polonês desde 1939. Em 24 de agosto de 1944, o noviço Frei Francisco Powiertowski foi fuzilado. Quatro dias depois, o comando militar nazista invade o convento, obrigando os religiosos a dirigir-se à aldeia de Rudawa, a cerca de dez quilômetros, para escavar trincheiras.
O prior, Pe. Afonso Maria foi separado dos confrades e obrigado a subir em um carro dos militares. Três quilômetros antes de chegar a Krzeszowice, o carro onde se encontrava o Pe. Afonso desviou-se para uma estrada secundária, nas imediações do povoado de Nawojowa Góra. O automóvel parou em um prado e o Padre foi obrigado a descer e a caminhar. Em seguida dois soldados chamaram-no aos gritos. Quando ele voltou-se, dispararam sobre ele. Pe. Afonso caiu ao chão, e ao constatarem que ainda vivia, encheram sua boca de terra. Ferido e desfalecido foi conduzido numa carroça ao cemitério de Rudawa, distante a 3 quilômetros.
Os Carmelitas, que se dirigiam para as escavações em Czerna, encontraram a carroça no caminho e descobriram o Pe. Afonso moribundo. Um dos sacerdotes ainda pôde ministrar-lhe a absolvição. Era o dia 28 de agosto, vigília da memória litúrgica do martírio de São João Batista, de quem o Carmelita era grande devoto.
Um Carmelita, que testemunhou o martírio do Pe. Afonso, assim declarou: "Para mim, o Servo de Deus é um mártir. Não havia nenhum motivo para ser fuzilado. Meus conhecidos de Czerna e arredores são da mesma opinião... Foi um religioso exemplar, um homem de fé profunda. O martírio foi o coroamento de sua vida".


Alguns de seus pensamentos

· Toda nossa santidade e perfeição consistem em conformar-nos à vontade de Deus, que é a única e suprema norma de perfeição e de santidade.
· Nada deveria turbar a paz e a tranqüilidade do coração, porque este coração deveria afeiçoar-se só a Deus e não às suas consolações, às suas graças ou a seus dons.
· Nas aflições, nas tribulações, nas angústias e nas tentações, sempre me refugiarei junto à melhor e amadíssima Mãe, minha Maria. A ela me ofereço e todas minhas coisas... Fielmente, junto com a Santíssima Mãe, minha Maria, quero estar sob a cruz de Jesus.

Sua oração

Deus Onipotente que chamaste a teu filho Afonso Maria Mazurek a oferecer sua vida por amor a Cristo e à Igreja, ajuda-nos com sua graça, para que sustentados por seu exemplo, permaneçamos fiéis às promessas batismais durante toda nossa vida. Concede-nos também, por sua intercessão, a graça que com humildade e confiança te pedimos. Amém.
Bem-Aventurado Afonso Maria Mazurek, rogai por nós!



14 de Junho:
SANTO ELISEU, PROFETA

O duplo espírito de Elias
Eliseu é o sucessor de Elias que recebeu o seu duplo espírito, quando viu seu rapto (2Rs 2, 9-13). De acordo com uma tradição hebraica, Eliseu realizou 16 milagres, enquanto que Elias havia feito 8.
A partir do século XII, Ruperto de Deutz fez o mesmo cálculo (A Vitória do Verbo de Deus). Para Felipe Ribot, o duplo espírito é o dom da profecia que consente prever o futuro e o dom dos milagres. A partir do século XVI, outros – como Pedro da Mãe de Deus, carmelita descalço holandês – vêem no duplo espírito, a contemplação e a ação: «Os discípulos do Carmelo (...) estão obrigados por vocação a pedir sempre a Deus o duplo espírito de Elias (...), isto é, o espírito de oração e de ação, o verdadeiro espírito do Carmelo» (As Flores do Carmelo).
Santa Teresa de Ávila evoca juntos Elias e Eliseu numa poesia: «Seguindo o Pai Elias, nós combatemos a nós mesmas, com a sua coragem e o seu zelo, ó Monjas do Carmelo. Após ter renunciado a nosso prazer, busquemos o forte Espírito de Eliseu, ó Monjas do Carmelo» (Caminho para o céu). Notemos que na sua correspondência ou nas Relações, Santa Teresa designa frequentemente com o nome de Eliseu o seu caro filho, Pe. Jerônimo Gracián.
Em Lisieux, Santa Teresa do Menino Jesus, que morava na cela Santo Eliseu do dormitório Santo Elias, muito naturalmente alude ao duplo do espírito: «Recordando-me da oração de Eliseu ao seu pai Elias, quando ele ousou pedir-lhe o dobro do seu espírito, me apresentei diante dos Anjos e dos santos, e lhe disse (...) ouso pedir-lhes que me concedam o dobro do vosso amor».

  • Que neste mês de junho, o exemplo destes santos alimentem em nossos corações o desejo de sermos melhores.

  • Rezemos pelo VII Congresso Norte/Nordeste (Macapá-AP), que acontecerá de 03 a 06/06/10. Que a Comunidade de Macapá, Beata Maria da Cruz, bem como todos os participantes, recebam as bençãos de Deus durante todo o encontro.
Tema: Lançai a Semente no Meio do Mundo
Lema: O Semeador saiu para Semear. (Lc 8,5)



  • Para ciência: a Festa de Corpus Christi celebra a presença do corpo e sangue de Cristo no Sacramento da Eucaristia. Na quinta-feira santa, dia que antecedeu a sua morte, Jesus Cristo reuniu os seus apóstolos para a Última Ceia, e disse: “Isto é o meu corpo (apontando para o pão), e isto é o meu sangue (apontando para o vinho)”.
    Pela bula "Transituru do Mundo", publicada em 11 de agosto de 1264, Urbano IV consagrou esta Festa em todo o mundo, com uma finalidade tríplice: - Prestar as mais excelsas honras a Jesus Cristo - Pedir perdão a Jesus Cristo pelos ultrajes cometidos pelos ateus - Protestar contra as heresias dos que negavam a presença de Deus na hóstia consagrada.
    Celebremos esse dia com grande alegria, pois o Senhor está no meio de nós!!!




Abraços fraternos, Ceane Ribeiro (Mariana Mazurek, ocds)








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.