quinta-feira, 17 de junho de 2010

Devotos do Escapulário - 16/06/2010


Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Dia 16/06/2010, aconteceu mais uma reunião dos devotos do escapulário na Ermida de São José, Carmelo de Santa Teresinha, em Fortaleza-CE. O tema do encontro foi "Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que foi explicado por Maria Luiza de nossa Comunidade Rainha do Carmelo. Segue um pouco do que foi explicado:
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um título conferido a Maria, mãe de Jesus, representada em um ícone de estilo bizantino. Na Igreja Ortodoxa é conhecida como Mãe de Deus da Paixão, ou ainda, a Virgem da Paixão.
O ícone é uma variante do tipo hodigítria cuja representação clássica é Maria em posição frontal, num braço ela porta Jesus que abençoa e, com o outro, o aponta para quem, olha para o quadro, aludindo no gesto à frase “é ele o caminho”.
Na representação da Virgem da Paixão, os
arcanjos Gabriel e Miguel , na parte superior, de um lado e do outro de Maria, apresentam os instrumentos da paixão. Um dos arcanjos segura a cruz e o outro a lança e a cana com uma esponja na ponta ensopada de vinagre (Jo 19,29).
Ao ver estes instrumentos, o menino se assusta e agarra-se à mãe, enquanto uma sandália lhe cai do pé.
Sobre as figuras no retrato, estão algumas letras gregas. As letras “IC XC” são a abreviatura do nome “Jesus Cristo” e “MP ØY” são a abreviatura de “Mãe de Deus”. As letras que estão abaixo dos arcanjos correspondem à abreviatura de seus nomes.
ORAÇÃO:
Deus, nosso Pai,nós vos agradecemos porque nos destes Maria como nossa Mãe refúgio nas aflições. Socorrei-nos, dia e noite,ó Mãe do Perpétuo Socorro.Ajudai os doentes, e os aflitos vinde consolar!Vosso olhar a nós volvei e vossos filhos protegei.Ó Maria, dai saúde ao corpo enfermo,dai coragem na aflição;sede a nossa estrela-guia na escuridão.Socorrei-nos, amparai-nos e dai-nos hoje a graça que vos pedimos.Amém!
Concluimos a reunião deste dia com a consagração a Nossa Senhora.
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.