domingo, 25 de abril de 2010

REUNIÃO DA COMUNIDADE RAINHA DO CARMELO - 24/04/10

VENI CREATOR


  • “Senhor e Criador que és nosso Deus
    Vem inspirar estes filhos teus
    Em nossos corações derrama a tua paz
    E um povo renovado ao mundo mostrarás”

A reunião deu-se início com a escuta e oração da música VENI CREATOR (trecho acima): um momento de intimidade com Jesus.

Em seguida, relembramos alguns pontos importantes sobre a Ordem Descalça:
ESTRUTURA GERAL
· Nome: Ordem de Nossa Senhora do Monte Carmelo e de Santa Teresa de Jesus.
· Superior – Pe. Geral: Pe. Saverio Cannistrá (eleito por 6 anos, auxiliado por 8 definidores)
· Cada definidor é encarregado por uma parte do mundo
· Nosso definidor: Pe. Marcos Juchem
· Secretariado para OCDS – Secretário atual: Frei Aloysius Deeney
· Província OCDS do Brasil (sudeste) – Delegado para a OCDS: Frei Geraldo Afonso/ Presidente: Ana Scarabelli/ 8 conselheiros (indicação) encarregados por uma determinada região do país
· Comunidade Rainha do Carmelo (Fortaleza/ CE) – Presidente: Efigênia/ 3 conselheiros (eleição): Ana Stela, Luciano, Mônica/ Formadora: Neila/ Tesoureiro: Flávio/ Secretária: Regina
DOCUMENTOS PARA A OCDS
· Constituições
· Ratio Instituciones
· Estatuto da Ordem e Estatuto da Ordem Secular
· Elementos para o discernimento da vocação à Ordem Secular dos Carmelitas Descalços

*Encarregados da formação na Ordem: frades.
*Essas considerações foram recordadas para melhor caminharmos na obediência.

Após o lanche da tarde - sempre muito alegre -,


foi realizado sorteio de 1 blusa, 1 porta-bolsa para liturgia das horas e 4 presentes do Pará: lembranças do VII Encontro de Presidentes, Mestres e Conselheiros que aconteceu no Rio de 16 a 18/04. Sortudos: Artur, Ceane, D. Irene, Jaqueline Pereira, Maria do Livramento, Regina.

A Neila deu prosseguimento com a formação dos capítulos 18 ao 22 do Livro da Vida de Teresa de Jesus. Os membros foram divididos em 5 grupos para discussão de cada capítulo, com posterior socialização das idéias principais. Alguns pontos partilhados:
· Na elevação do espírito (4º grau de oração) – vôo, arroubamento, arrebatamento, rapto – há um maior desapego das criaturas, do que na união.
· A oração de união é uniforme no princípio, meio e fim, e assim é quanto ao interior. Mas o arrebatamento tem finalidades em mais alto grau, e, na mesma proporção, atuam de modo mais elevado tanto no interior como no exterior.
· Neste grau de oração a alma sente-se inundada por uma água que mana com tanto ímpeto e rapidez como se uma nuvem do céu a derramasse.
· “Ninguém, depois de ter começado a ter oração, desanime dizendo: se hei de tornar a se mal, é pior continuar a exercitar-me nela (falsa humildade). O verdadeiro mal seria, penso eu, deixar a oração e não se emendar. Mas se não a deixar, esteja certo de que por meio dela chegará a porto de luz. O traidor sabe que para ele está perdida a alma que persevera na oração”. (cap. 19, trechos do ponto 4).
· Devemos alimentar sempre a oração, a leitura espiritual e as boas amizades, que são grandes remédios para a alma. Vencer a si mesmo é deveras necessário a fim de não se privar destes medicamentos.
· “Aqui a alma não busca liberdades no querer, nem mesmo gostaria de ter livre arbítrio, e assim suplica ao Senhor. Entrega-lhe as chaves de sua vontade”. (cap. 20, trecho do ponto 22).

Rezamos as vésperas com os corações unidos e voltados para a Santa Vontade do Senhor,

e entre as intenções colocamos a Madre Bernadete que faz aniversário em 25/ 04: que Deus a ilumine hoje e sempre.

Abraços a todos,
Ceane Ribeiro (Mariana José de Jesus Mazurek, ocds)
Y
LOVE
JESUS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.