segunda-feira, 12 de abril de 2010

ENCONTRO DO DIA 10 DE ABRIL DE 2010 - COMUNIDADE RAINHA DO CARLELO OCDS

JM + JT
"Fala, Senhor, que o teu servo escuta"
"Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a Sua palavra"
O encontro formativo do último dia 10 de abril na ermida São José contou com a presença de 24 membros da Comunidade a fim de, juntos, estudarmos os capítulos 16 e 17 do Livro da Vida de nossa Santa Madre Teresa de Jesus.




A invocação ao Espírito Santo no início da reunião foi conduzida pela nossa formadora Neila que orientou a reunião como um todo, visto que a nossa presidente Efigenia, justificavelmente, teve que faltar.


Ana Stela assumiu a oração que a partir de então será a LECTIO DIVINA, isto é, a leitura orante da Palavra de Deus, e nos fez rezar com a passagem do evangelho de João 20,19-31.


A Lectio Divina é o modo de rezar com a Bíblia, lendo-a, meditando-a e respondendo a Deus com a nossa oração até chegarmos a contemplação, ou seja, pôr na prática o que leu, o que meditou e o que rezou. Este estilo de oração é assumido pela Ordem, pois permeia toda a Regra do Carmo, é tão propria do carmelita quanto é o escapulário que indignamente trazemos. A Lectio Divina é a oração própria do carmelita já que, segundo o nosso estado de vida, somos chamados a "meditar dia e noite a Lei do Senhor" (Regra 10; Const. OCDS 18; Josué 1,8; Salmo 1). Esta prática orante nós herdamos dos nossos ascendentes, os primeiros eremitas do Monte Carmelo.
Nos avisos foram apresentados sugestões de passagens aéreas para o VII Congresso OCDS Norte/Nordeste que realizar-se-á em Macapá nos dias de 03 a 06 de junho. Terminado fomos recrear.
Para a formação sobre o Livro da Vida separamo-nos em pequenos grupos a fim de estudar e entender melhor o módulo 10 que consiste o terceiro grau da oração explicado por Santa Teresa nos capítulos 16 e 17 do sua primeira obra, autobiográfica.
Para terminar esse rico momento formativo debatemos todos juntos esses capítulos aprendendo uns com os outros.
Concluímos esta tarde de graças com a recitação das I Vésperas do Domingo da Oitava que é o segundo domingo da Páscoa ou domingo da misericódia.
"Misericordias Domini in aeternum cantabo"
(As misericórdias do Senhor eternamente as cantarei)
Artur Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.