sábado, 1 de maio de 2010

SANTOS E BEATOS CARMELITAS


MAIO:
5 – Sto Ângelo da Silícia
8 – Beato Aluísio Rabatá
9 – Beato Jorge Preca
16 – São Simão Stock
22 – Sta Joaquina de Vreduna
25 – Sta Maria Madalena de Pazzi


16 de Maio - São Simão Stock

FUNDADOR DA CONFRARIA DO ESCAPULÁRIO DE
NOSSA SENHORA DO CARMO

Nasceu na Inglaterra, no Condado de Kent, em 1165. Logo que aprendeu a falar encontravam-no rezando diante das imagens da Virgem Maria. Aos 12 anos, desejou a vida consagrada a Deus, mas seus pais não lho permitiram. Consolado e animado pelas palavras da Virgem Mãe de Deus, partiu para a solidão, escolhendo por habitação a concavidade do tronco de uma árvore; e deste fato lhe veio o sobrenome de “Stock” que significa “tronco” . Mais tarde, abandonou a solidão e completando seus estudos foi ordenado sacerdote.
Em 1245, foi eleito Superior Geral da Ordem do Carmo. Como nessa época desejassem anular o título de Irmãos da Bem-aventurada Virgem Maria, estando em oração na noite de 15 para 16 de julho, pediu à Santíssima Virgem que concedesse à sua Ordem um sinal que a distinguisse e defendesse. Ela apareceu-lhe tendo nas mãos o hábito da Ordem e lhe disse: “Este será o privilégio para ti e todos os Carmelitas; quem morrer com ele, não padecerá o fogo eterno”. Faleceu a 16 de maio de 1265, tendo passado toda sua vida no serviço da Santíssima Virgem Maria.


22 de Maio - Santa Joaquina de Vedruna

FUNDADORA DA COMUNIDADE DAS IRMÃS
CARMELITAS DA CARIDADE

S. Joaquina de Vedruna nasceu em Barcelona, no ano 1783. Desposou, em 1799, Teodoro de Mas e depois de ter-lhe dado nove filhos, enviuvou em 1816.
Por inspiração divina, fundou a Congregação das Carmelitas da Caridade, em 1826, a qual se difundiu por toda a Catalunha. Abriram-se numerosas casas para a assistência aos doentes e a educação das crianças pobres.
Empolgada pelo mistério da Santíssima Trindade, dele hauriu as características de sua espiritualidade: oração, mortificação, humildade, despojamento e caridade. Morreu em Vic, no ano de 1854. Foi declarada Santa pelo Papa João XXIII em 1959, sendo a primeira canonização de seu Papado.


"Quem procura a perfeição deve evitar dizer: fizeram-me isto sem razão. Se queres carregar a cruz, mas somente aquela que se apóia na razão, a santidade não é para ti". (Santa Teresa D'Àvila)


Sigamos com fé e determinação os exemplos dos Santos Carmelitas!
E que a Virgem do Carmo nos acompanhe todos os dias deste mês de maio que se inicia, rogando junto a Jesus a fim de alcançarmos o que nosso coração mais deseja, segundo a vontade de Deus, para nossa felicidade.
E também que São José Operário interceda por todos os trabalhadores, que tenham condições dignas de se sutentar; aos desempregados, dê forças para continuar batalhando por uma vaga no mercado, ou condições para montar um negócio próprio. Conceda saúde e proteção à todos!
Abraços fraternos,
Ceane Ribeiro (Mariana José de Jesus Mazurek, ocds)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.