sexta-feira, 29 de julho de 2011

COMO COISA E PROPRIEDADE VOSSA

COMO COISA E PROPRIEDADE VOSSA

Este é o texto da Consagração a Nossa Senhora escrito pelo padre jesuíta italiano Nicola Zuchi, no século XIX.

Ó minha Senhora, ó minha Mãe, eu me ofereço todo a Vós, e em prova de minha devoção para convosco, eu vos consagro neste dia meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e inteiramente todo o meu ser. E como assim sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa. Amém.

Fátima Gabrielli em 1975 (cf.www.fatimagabrielli.com.br) musicou este texto de forma primorosa, respeitando o mais possível as palavras e o sentido do texto original.

Ó minha Senhora e também minha mãe
Eu me ofereço inteiramente todo a vós ,
E em prova de minha devoção, eu hoje vos dou meu coração.
Consagro a vós meus olhos, meus ouvidos, minha boca.
Tudo o que sou desejo que a vós pertença.
Incomparável mãe, guardai-me, defendei-me,
Como coisa e propriedade vossa. Amém.(bis)

Ninguém tem, pois, o direito de modificar o texto original, substituindo como coisa e propriedade vossa, por como filho e propriedade vossa. Além do desrespeito ao texto original há a incoerência de dizer filho e propriedade, porque todos nós sabemos que filho não é propriedade.
Todos nós já sabemos que somos filhos de Maria Santíssima, porque Nosso Senhor Jesus Cristo assim o quis (cf. Jo 19, 26-27). Sabemos também que muitos filhos desobedecem aos pais e não fazem o que os pais gostariam que eles fizessem para o seu próprio bem. Nós não podemos impor o que queremos para o bem de nossos filhos, mas com as coisas que nos pertencem podemos fazer o que quisermos.
Portanto, se nós confiarmos em Maria, mais do que um filho qualquer, como queria o Padre Zuchi, autor do texto, e nos colocarmos nas mãos dela,  como uma coisa de sua propriedade, como coisa e propriedade vossa,  então  nós estaremos confiando nela, mais do que um filho comum. Estaremos realmente nos consagrando a ela, como filhos que escutam e realizam as palavras de sua mãe. Como filhos de Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, que escutam e procuram realizar em suas vidas o que Ela disse no episódio das Bodas de Caná: Fazei tudo o que o Ele vos disser (Jo 2,5).

CONCLUSÃO: Rezemos e cantemos com a confiança de filhos consagrados:  guardai-me e  defendei-me como coisa e propriedade vossa. Amém.


Horácio Dídimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.