domingo, 5 de junho de 2011

VERDADE, ANÚNCIO E AUTENTICIDADE DA VIDA NA ERA DIGITAL.


O tema escolhido por Bento XVI para o 45º Dia Mundial das Comunicações - "Verdade, anúncio e autenticidade da vida na era digital" -, conforme sua mensagem divulgada pelo Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais no dia 24 de janeiro, na festa de São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas, "a comunicação deve ser entendida e centrada na pessoa humana que está no coração de todos os processos comunicativos". "Mesmo em uma era que é amplamente dominada e, por vezes, condicionada pelas novas tecnologias, o valor do testemunho pessoal continua a ser essencial".
Na mensagem pontifícia, Bento XVI pede também que haja critérios baseados na verdade, principalmente de parte dos jornalistas cristãos. "Para abordar a verdade e assumir a tarefa de compartilhar, isso exige a `garantia' de uma autenticidade de vida daqueles que trabalham na mídia e, especialmente dos jornalistas católicos, uma autenticidade de vida que não é menos necessária na era digital", afirma o Santo Padre.
"Quero convidar os cristãos a unirem-se confiadamente e com criatividade consciente e responsável na rede de relações que a era digital tornou possível. E não simplesmente para satisfazer o desejo de estar presente, mas porque esta rede tornou-se parte integrante da vida humana", afirma ainda, por outro lado, Bento XVI na Mensagem. "Os crentes, testemunhando as suas convicções mais profundas, prestam uma preciosa contribuição para que a web não se torne um instrumento que reduza as pessoas a categorias, que procure manipulá-las emotivamente ou que permita aos poderosos monopolizar a opinião alheia", indica também o Santo Padre. "Pelo contrário - continua -, os crentes encorajam todos a manterem vivas as eternas questões do homem, que testemunham o seu desejo de transcendência e o anseio por formas de vida autêntica, digna de ser vivida".



HOJE ENTREGUEI A EQUIPE DE COMUNICAÇÃO DE NOSSA COMUNIDADE RAINHA DO CARMELO, NA SANTA MISSA. QUE NOSSO SENHOR NOS ABENÇOE E NOS FAÇA SEMPRE VERDADEIROS E FIÉIS AO EVANGELHO, COMPROMETIDOS COM A ORDEM DO CARMELO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.