quinta-feira, 9 de junho de 2011

A fim de que o amor que Me tiveste esteja neles e Eu esteja neles também!


Comentário ao Evangelho do dia feito por :
São João Cassiano (c. 360-435), fundador de mosteiro em Marselha
Conferências, n.° 10, 6-7; PL 49, 827
O Salvador dirigiu a Seu Pai esta prece por intenção dos Seus discípulos: «que o amor que Me tiveste esteja neles e Eu esteja neles também»; e ainda: «que todos sejam um só; como Tu, Pai estás em Mim e Eu em Ti, que também eles sejam um em nós.» Esta prece há-de realizar-se plenamente em nós quando aquele perfeitíssimo amor com que Ele nos amou (1Jo 4,10) passar a ser o próprio movimento do nosso coração, em cumprimento desta prece do Senhor [...].
Isto acontecerá quando todo o nosso amor, todo o nosso desejo, esforço, procura, pensamento, tudo aquilo que vivemos e de que falamos, tudo o que respiramos, outra coisa não for a não ser Deus, unicamente: quando assimilarmos, na alma e no coração, a unidade presente do Pai com o Filho e do Filho com o Pai – isto é, quando, imitando finalmente a verdadeira caridade, pura e indestrutível, com que Ele nos ama, a Ele nos unirmos também por uma caridade contínua e inalterável, e a Ele estivermos tão ligados que a nossa própria respiração, pensamento, linguagem mais não sejam que Ele e só Ele. Alcançaremos assim, por fim, [...] o que o Senhor na Sua prece desejava ver cumprir-se em nós: «que sejam um, como Nós somos Um. Eu neles e Tu em mim, para que eles cheguem à perfeição da unidade» e «Pai, quero que onde Eu estiver estejam também comigo aqueles que Tu me confiaste».
A isto está destinado aquele que na solidão ora, a isto deve levar todo o seu esforço: à graça de possuir, já desde esta vida, a imagem da futura bem-aventurança, como uma antecipação, no seu corpo mortal, da vida e da glória do céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.