terça-feira, 30 de novembro de 2010

REUNIÃO DA COMUNIDADE RAINHA DO CARMELO - 27/11/10

JMJ

A reunião iniciou com uma oração em memória ao dia dedicado a festa de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. Efigênia resumiu a história da Medalha Milagrosa e as aparições de Maria a Santa Catarina Labouré, em seguida rezamos a Coroa da Imaculada (oração rezada todos os dias 16, no Encontro dos Devotos do Escapulário). Irene e Valdete foram presenteadas com dezenas do terço feita pelo Mário, e doadas à comunidade.

Após o momento de oração, a presidente da comunidade falou sobre o início do ano litúrgico, os domingos do advento e o significado de cada cor das velas da coroa do advento.

Advento = Aquele que vem

1° Domingo (vela cor roxa)

O PERDÃO OFERECIDO A ADÃO E EVA. Eles morreram na terra, mas viveram em Deus. Lembra o Profeta Isaías que anuncia, 500 anos antes, a vinda do Messias.

2° Domingo (vela cor lilás)

A FÉ DOS PATRIARCAS. Eles acreditaram no dom da terra prometida. Lembra João Batista, o precursor, que anuncia estar próximo o salvador e nos pede a conversão para a vinda do Messias.

3° Domingo (vela cor rosa)

A ALEGRIA DO REI DAVI. Ele celebrou a aliança e sua perpetuidade. Lembra José, homem justo e temente a Deus, escolhido para ser o pai adotivo de Jesus.

4° Domingo (vela cor branca)

O ENSINAMENTO DOS PROFETAS. Eles anunciaram um Reino de Paz e de Justiça com a vinda do Messias. Lembra Maria, a filha de Israel que é convidada a ser a Mãe do Messias, do “SIM” de Maria, nasce o salvador para criar uma nova sociedade.

Efigênia apresentou o resultado das avaliações realizado pela comunidade, agradeceu as sugestões e elogio.

Após o momento do recreio, Neila iniciou a formação do livro Caminho de Perfeição, utilizando o documento “A oração, caminho para a perfeição” (Frei Alzenir Francisco Debastiani, OCDS). A leitura desse documento possibilitou conhecer o contexto histórico e a composição da obra de Santa Teresa de Jesus.

Encerramos a nossa reunião com a Oração das Vésperas.

* A próxima reunião, dia 11/12/10 iniciará às 14h.

O Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.