terça-feira, 7 de setembro de 2010

O Pecado


TIPOS DE PECADO: QUANTO À GRAVIDADE


Todo pecado é pecado! Todo pecado é ruim, é uma ofensa a Deus, Santíssimo e Bom. Todo pecado nos afasta de Deus, ofende a Ele e tira do nosso coração a verdadeira paz.
Os chamados pecados “veniais” são aqueles cuja intensidade é considerada “não-grave” (não uso aqui a expressão “pecado leve” para que não se pense que o pecado, mesmo venial, é algo sem importância), isto é, não retiram de nós a graça divina, não “matam” a alma. Porém, se forem cometidos voluntariamente e com freqüência, sem nos importarmos com eles, certamente conduzirão aos chamados pecados mortais (graves). Assim, os pecados veniais “facilitam” que a alma ofenda a Deus gravemente.
Portanto os pecados veniais também devem ser evitados e expiados (através do arrependimento e do sacramento da confissão)! Basta um único pecado venial para lançar uma alma ao purgatório, pois “só os puros entrarão no Reino dos Céus”.

1) PECADO GRAVE.

É toda e qualquer ofensa à vontade de Deus em matéria grave, consciente, com pleno conhecimento e consentimento da vontade. Este tipo de pecado. Por ser uma ofensa direta a Deus, feita de modo consciente e de forma intensa (um grande desrespeito à vontade de Deus), este tipo de pecado “mata” a graça divina na alma! Esses pecados afastam o pecador da comunhão Eucarística. Portanto o pecador somente poderá voltar à mesa do Corpo e Sangue do Senhor após arrependimento e confissão sacramental.

2) PECADO GRAVÍSSIMO.

Neste tipo de pecado estão inclusos os crimes hediondos (assassinatos, estupros, crueldades, etc) e o ABORTO. No caso deste último, somente um bispo ou um sacerdote autorizado para tal, podem perdoar, tamanha a gravidade do mesmo.
Obs: peca o pecado do aborto quem o comete, quem concorda com ele, quem ajuda alguém a comete-lo ou quem, de alguma forma, colabora para que um aborto seja cometido.


3) PECADO CONTRA O ESPÍRITO SANTO.

Estes pecados não têm perdão porque, geralmente, quem os comete não quer ser perdoado e afasta da alma a ação do Espírito Santo, autor e fonte do arrependimento e do perdão (isto é, da graça).
São estes:

A) Desespero da salvação eterna.
B) Presunção de se salvar sem méritos.
C) Obstinação no pecado (achar que “está certo” em cometer determinado pecado).
D) Não crer nas verdades de fé, reveladas por Deus.
E) Ter inveja das graças espirituais que Deus concede a outrem.
F) Impenitência final (morrer sem arrepender-se).


4) PECADOS QUE SOMENTE O PAPA PODE PERDOAR:

A) Assassinar um sacerdote ou bispo (conhecendo-se o estado eclesiástico da pessoa).
B) Profanação do Santíssimo Sacramento.
C) Canibalismo (matar um ser humano para comê-lo)


PECADO: PIOR DOENÇA QUE ACOMETE A HUMANIDADE!

Existe um “vírus” que “infecta” a humanidade, desde seus primórdios, responsável por milhões de mortes, corporais e espirituais: o pecado! Tal “vírus” se alastra, se espalha com tal rapidez, que de uma só pessoa pode “infectar” milhares ou talvez milhões, de uma só vez! Como terrível é essa doença! Em uns, causa pequenas “febres” ou “desconfortos” na alma, em outros, feridas profundas e fétidas, noutros torpor e coma, noutros a “morte total” da alma.

OS TRANSMISSORES DESSA DOENÇA

Guerras, violência, fome, miséria, famílias destruídas, jovens e crianças nas drogas ou na prostituição, mortes violentas, etc, tudo isso tem raiz no pecado que se alastra terrivelmente pelo mundo. Seria por demais “pueril” pensar que tal estado de coisas é “obra do acaso” ou apenas fruto da “maldade da humanidade”. É claro que o ser humano é a “mola mestra” do funcionamento do “estado de pecado” no qual se encontra o mundo, mas, tanta maldade, tantos crimes tem que ter como “raiz” uma mente terrivelmente perversa e inteligente, que “articula” e “incentiva” todo este mal: o demônio.
Sim, o “mal” não é apenas uma “idéia”. O mal é uma pessoa, viva, real, incansavelmente atuante e extraordinariamente inteligente, que “trabalha” diuturnamente, sem se cansar, sem desistir. A Santa Igreja, através de vários Papas, inclusive do nosso querido João Paulo II, tem insistido nesta dura realidade: o demônio existe! A principal tática do maligno, nestes tempos, é fazer com que as pessoas deixem de acreditar nele. Ora, se uma determinada pessoa desconhece ou não acredita na existência de um inimigo seu, ela está totalmente “desarmada”, totalmente a mercê desse inimigo! É o caso das pessoas seqüestradas, que sequer desconfiam que estavam sendo perseguidas e “estudadas” pelos seqüestradores.
São Pedro, em sua carta apostólica, nos adverte que satanás é um “leão furioso” rodeando suas vítimas, esperando a oportunidade, o melhor momento para o ataque (I Pedro 5, 8-9)! Vigilância e oração: eis as armas indicadas por Jesus! Eis as vacinas e remédios para o “perigoso vírus” do pecado! Quem vigia não é pego de surpresa. Quem ora terá forças no momento do ataque. Sejamos firmes na fé nestes últimos tempos nos quais as forças do mal estão mais empenhadas, mais pertinazes, mais determinadas a fazer perder a todos os homens, especialmente os cristãos.


(Giovani Carvalho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.