segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Histórico da Comunidade Rainha do Carmelo

-
A Comunidade Rainha do Carmelo introduziu a Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares no Ceará .

Fazendo um breve histórico da Comunidade, temos que a mesma foi estruturada por Daniel Mota dos Santos, com a permissão do Padre Geral da Ordem, Frei Camilo Maccise.

Sua primeira reunião foi realizada em 30/05/1999, dia consagrado à Santíssima Trindade, nas dependências da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, no bairro do Montese, em Fortaleza, com a participação de dez membros.

Em 12/08/2002 passou a ser oficialmente uma pessoa jurídica, tendo o seu Estatuto devidamente registrado.

Nos dias 15 e 16/03/2003 sediou o I Encontro Norte/Nordeste de Presidentes e Formadores, contando com as presenças do Frei Patrício Sciadini, do delegado provincial para a OCDS, Frei Alzinir Debastiani e do Presidente Provincial OCDS, Frederico Barbosa.

No dia 02/02/2004 – Festa da Apresentação do Senhor, recebeu da Arquidiocese de Fortaleza, por meio de seu Arcebispo Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, a aprovação para o funcionamento.

Em 18/04/2006, preenchendo as condições necessárias para requerer a Ereção Canônica, foi solicitado ao Delegado Provincial para OCDS, Frei Pierino Orlandini, que adotasse as devidas providências junto a Santa Sé.

No dia 11/09/2006, a Comunidade foi oficialmente consagrada a Nossa Senhora, com a Santa Missa celebrada pelo Pe. Francisco Menezes, sendo tal consagração desde então renovada anualmente pela comunidade.



Em 2008 sediou o V Congresso OCDS Norte/Nordeste, de 22 a 25/05, o qual contou com a presença do Provincial da OCD, Frei Alzinir, e da Presidente Provincial OCDS, Ana Maria Scarabelli.



Em 30 de maio de 2009, a Comunidade celebrou seus 10 anos de existência e recebeu a alegre notícia de sua Ereção Canônica.



No dia 05/12/2009, em missa solene presidida por Frei Geraldo Afonso, Delegado Provincial da OCDS – Província São José, foi dada publicidade de forma oficial ao reconhecimento pontifício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.