sábado, 31 de julho de 2021

 


      PARTIPAÇÃO DA COMUNIDADE RAINHA DO                                                  CARMELO 


NOVENA DE NOSSA SENHORA DO CARMO, COM SÃO JOSÉ - 5º DIA, 11 DE JULHO DE 2021: Maria, Mãe espiritual dos filhos de Deus.

(PARTIPAÇÃO DA COMUNIDADE RAINHA DO CARMELO) 




                                                            

Ano Santo de São José (2020 – 2021)

 Tema: “Rezar com a Virgem Maria e São José

Lema: “A meditação dos mistérios de Cristo no Rosário”

(Rosarium Virginis Mariae)



 
Apresentação :Regina Grêgo e Efigênia Ribeiro 


ORAÇÃO INICIAL:

·         Sinal da Cruz.

·         Credo. Pai-Nosso. Ave-Maria.

·         Glória ao Pai...

·         Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

·         Glorioso São José, rogai por nós!




Meditando com a Igreja:

Mas de que modo coopera Maria no crescimento dos membros do Corpo Místico na vida da graça? Em primeiro lugar mediante a sua incessante súplica, inspirada por uma ardente caridade. A Virgem Santa, embora feliz pela visão da augusta Trindade, não esquece os seus filhos que caminham como Ela outrora na «peregrinação da fé» (LG 58). Contemplando-os em Deus e vendo bem as suas necessidades, em comunhão com Jesus Cristo que está «sempre vivo a interceder por eles» (Heb 7,25), deles se constitui Advogada, Auxiliadora, Amparo e Medianeira (cf. LG 62). Desta sua ininterrupta intercessão junto do Filho pelo Povo de Deus, tem estado a Igreja desde os primeiros séculos persuadida, como testemunha esta antiquíssima antífona que, com algumas ligeiras diferenças, faz parte da oração litúrgica tanto no Oriente como no Ocidente: «à tua proteção nos acolhemos ó Mãe de Deus; não desprezes as nossas súplicas nas necessidades, mas salva-nos de todos os perigos ó (tu) que só (és) a bendita». Nem se pense que a intervenção maternal de Maria traga prejuízo à eficácia predominante e insubstituível de Cristo, nosso Salvador; pelo contrário, ela tira a sua força da mediação de Cristo e é dela uma prova luminosa (cf. LG 62). (Signum Magnum, 2. S. Paulo VI, 1967)

 







Meditando com o Carmelo:


O aspecto peculiar da Virgem Maria que deve estar presente em qualquer pessoa chamada ao Carmelo é a inclinação à “meditação em seu coração”, a frase que o evangelho de São Lucas usa duas vezes (Lc 2, 19.51), para descrever a atitude de Maria em relação a seu Filho. Todos os outros aspectos da vida e devoção mariana também podem estar presentes, por exemplo, o escapulário, ou o rosário. Estes são, no entanto, secundários a respeito da devoção mariana. Maria é nosso modelo de oração e de meditação. Este interesse em aprender a meditar ou a ter inclinação para a meditação é uma característica fundamental de qualquer OCDS. Isto é, talvez, a o mais fundamental. (Ratio Instituitiones 75)


Meditando com São José e os santos do Carmelo:

Junto com a Virgem Maria, São José é o formador da humanidade de Jesus. "Mas eis aqui uma prova brilhante de amor de Deus por nós: quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós... nós nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por quem desde agora temos recebido a reconciliação!" (Rm 5,8.11) A submissão de Jesus à sua Mãe e ao seu pai legal foi o cumprimento perfeito do quarto mandamento. É a imagem temporal da sua obediência filial ao Pai celeste. A submissão diária de Jesus a José e a Maria anunciava e antecipava a submissão da Quinta-Feira Santa: «Não se faça a minha vontade […]» (Lc 22, 42). A obediência de Cristo, no quotidiano da vida oculta, inaugurava já a recuperação daquilo que a desobediência de Adão tinha destruído. (CIC 532) “Eu com grandíssimo deleite e glória, logo me pareceu Nossa Senhora pegar-me nas mãos. Disse-me que Lhe dava muito gosto sendo devota do glorioso S. José; que tivesse por certo que, o que eu pretendia... porque Eles nos guardariam e já Seu Filho nos tinha prometido andar conosco". (Santa Teresa de Jesus - Vida 33,14)

 


Rosário, piedade mariana e cristológica:

 “O silêncio”.

A escuta e a meditação, alimentam-se de silêncio.  Por isso, após a enunciação do mistério e a proclamação da Palavra, é conveniente parar, durante um côngruo período de tempo, a fixar o olhar sobre o mistério meditado, antes de começar a oração vocal. A redescoberta do valor do silêncio é um dos segredos para a prática da contemplação e da meditação. Entre as limitações duma sociedade de forte predominância tecnológica e midiática, conta-se o fato de se tornar cada vez mais difícil o silêncio. Tal como na Liturgia se recomendam momentos de silêncio, assim também na recitação do Rosário é oportuno fazer uma pausa depois da escuta da Palavra de Deus enquanto o espírito se fixa no conteúdo do relativo mistério. (Rosarium Virginis Mariae, 31. J. Paulo II, 2002)





Intenções:

Intenção comunitária: Meditar sobre como cumprir a vontade de Deus, e suplicar pelos enfermos da alma e do corpo.

Intenção pessoal: (.....)

Proposta: Rezar o terço de Nossa Senhora, com a intercessão de São José.

 

ORAÇÃO FINAL: (Todos os dias)

Oração – Ladainha.

 

++++++++++++++++






ORAÇÃO

Ó Deus, que distinguistes a Ordem do Carmelo com o título glorioso da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe de vosso Filho, concedei-nos propício que hoje, na sua presença, possamos, munidos de sua ajuda, chegar ao vértice da sagrada montanha que é Jesus Cristo, Vosso Filho, Nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.