sábado, 18 de agosto de 2012

Beatos João Batista Duverneuil, Miguel Luís Brulard e Tiago Gagnot, OCD. Rogai por nós! 18-08

Na enseada de Rochefort, diocese de La Rochelle (França), morreram amontoados em dois navios 547 sacerdotes e religiosos durante a Revolução Francesa. Entre eles estavam pelo menos três carmelitas descalços: Frei João Batista Duverneuil, nascido em Limoges em 1759 e que morreu, por padecimentos e doenças, no dia 1º de julho de 1794; Frei Miguel Luiz Brulard, nascido em Chartres no dia 25 de julho de 1758 que sucumbiu no dia 25 de julho daquele mesmo ano; e frei Tiago Gagnot, nascido em Frolois em 1753 e que morreu no dia 10 de setembro também em 1794. O amor incondicional a Cristo, o apego e a fidelidade à Igreja, a compaixão para com todos, o perdão aos próprios perseguidores foram os traços comuns destes filhos de santa Teresa, beatificados no dia 1º de outubro de 1995, juntamente com outros 61 mártires mortos na mesma circunstância.
Na sua fidelidade a Deus, à Igreja e ao Papa, eles se recusaram a prestar juramento à Constituição Civil do Clero imposta pela Assembléia Constituinte da Revolução. Como resultado eles foram presos e mantidos em um navio, esperando, em vão, que fossem deportados como escravos para colônias francesas no exterior. Foi no ano de 1794. Fr. João e Fr. Miguel morreram de peste dentro do navio, no dia 25 de julho. Fr. Tiago morreu na ilha de Madame, onde está sepultado, no dia 10 de setembro. Durante o tempo em que estavam presos, sofrendo por meses todo o tipo de provação, demonstraram, junto com todos os outros mártires, a paciência diante da crueldade. Quando encarcerados, os nossos frades ajudaram a elaborar algumas resoluções para o ânimo de quem lá estava, às quais foram fiéis até à morte. Durante o encarceramento que os levou à morte, os frades, juntamente com os outros sacerdotes presentes, tomaram resoluções sobre como comportariam-se naquela situação, mantendo-se firmes e aproveitando "o cárcere de seus corpos para a lucrar a liberdade de suas almas", orando pelo bem do futuro do seu povo.

2 comentários:

  1. Amadas irmãs, houve um equívoco no santinho escolhido. Estes são outros mártires também de Rochefort, que pertencem à Congregação dos Lassalistas. Um fraterno abraço.
    Giovani.

    ResponderExcluir
  2. Amadas irmãs, houve um equívoco no santinho escolhido. Estes são outros mártires também de Rochefort, que pertencem à Congregação dos Lassalistas. Um fraterno abraço.
    Giovani.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.