quinta-feira, 26 de julho de 2012

Beato Tito Brandsma, rogai por nós!! 26-07

Nasceu frei Tito em 23 de fevereiro de 1881, perto de Bolsward, na Holanda. Entrou para a Ordem dos padre carmelitas, tendo sido ordenado sacerdote em 1905. Doutorou-se em filosofia em Roma. Foi professor na Universidade Católica de Neijmegen, chegando ao cargo de Reitor-Magnífico.
Foi nomeado assistente-eclesiástico dos jornalistas católicos. Tornou-se conhecido pela sua disponibilidade para com todos. Durante a ocupação alemã da sua pátria, lutou contra a ideologia nazista, defendendo a liberdade das escolas católicas e da imprensa. Escreveu contra a perseguição aos judeus: “no cumprimento da sua missão, a Igreja não conhece distinção de sexo, de raça ou nacionalidade”.
Frei Tito foi preso pela Gestapo. Após uma via-sacra de seis meses, atingiu o alto do calvário no campo de concentração de Dachau, onde foi morto com uma injeção de ácido fênico, em 26 de julho de 1942.
Do grão de trigo lançado à terra brota uma vida nova. A auréola do martírio testemunha a perene juventude de Deus: o compromisso até ao sangue do mártir anuncia que Deus não se cansa nunca, que não se senta à mesa dos opressores, mas insiste em habitar entre os pequeninos da terra. A 3 de novembro de 1985, Frei Tito Brandsma foi elevado às honras dos altares.

ORAÇÃO ESCRITA POR FREI TITO BRANDSMA
(na passagem de 12 para 13 de fevereiro de 1942, na prisão de Scheveningen)

Ao vos contemplar, meu Jesus,
compreendo que vós me amais,
como um amigo querido,
e sinto que vos amo também.

O vosso amor, bem o sei,
pede cruz e coragem;
mas o sofrimento é o único
caminho para vossa glória.

Se novas dores me afligem,
as considero como suave dom,
porque me assemelham a vós,
porque me unem a vós, Senhor.

Deixem-me só, neste frio;
não preciso de ninguém;
a solidão não me mete medo,
porque estais perto de mim.

Ficai comigo, bom Jesus,
não me abandoneis!
A vossa presença divina
torna tudo belo e fácil.

“Amar e sofrer, sofrer e amar!
Estas duas coisas andam juntas. O amor nos faz padecer, e padecer nos faz amar.
Sinal de amor a Deus, do puro amor a Deus,
é desejar e buscar sempre a vontade de Deus,
do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.