sexta-feira, 18 de março de 2011

16/03/11-ENCONTRO DOS DEVOTOS DO ESCAPULÁRIO DO CARMO

TEMA:




A Ana Stela iniciou com a oração: depondo nossas mãos nas da Virgem Maria, entregamos a esta amada Mãe, nossos propósitos, intenções e agradecimentos.

A palestra foi ministrada pela Cláudia, que nos entregou material explicativo sobre a estória de Nossa Senhora dos Remédios. Segue trecho:

“No final do século 11, os árabes invadiram Jerusalém e passaram a hostilizar os cristãos que visitavam a Terra Santa. Diante disso, a Europa lançou mão das Cruzadas, uma série de expedições militares ao Oriente Médio, que se sucederam de 1096 a 1272, reunindo vários países, para incorporar essa região ao Ocidente e à fé cristã.

A Ordem da Santíssima Trindade ou dos Trinitários tinha caráter assistencial, no sentido de resgatar prisioneiros cristãos junto aos muçulmanos. Fundada na França por São João Mata, no final do século 12, foi quem introduziu a devoção a N. S. dos Remédios, no início do século 13.

Diz a crônica religiosa que S. João Mata se viu em dificuldades para reunir os fundos necessários à finalidade de sua Ordem, foi quando ele tomou Nossa Senhora como patrona do levantamento de recursos para sua causa, e os resultados foram tão impressionantes que, em pouco tempo, a Ordem dos Trinitários se tornou uma das mais ricas da Europa, trazendo milhares de cristãos aprisionados do Oriente.

Em gratidão por essa ajuda, o Santo homenageou a Virgem Maria com o título de N. S. do Bom Remédio ou, como ficou conhecida em Portugal, N. S. dos Remédios; sendo que remédio, nesse título – e nesse contexto histórico – não significa medicamento, mas solução para situações difíceis”.

Logo após rezarmos a Coroa da Imaculada Conceição (intercedemos por todos os membros e parentes doentes da Comunidade, bem como pelas necessidades do Japão e do mundo inteiro, e pelas almas do purgatório) a Efigênia avisou que no dia 26/03/11, às 14 h 30 m, teremos formação na Ermida de São José, com a presença de Frei Alzenir; e também rezou uma oração a N. S. dos Remédios, que a Mônica nos enviou, o autor é Marcus Dodt, um parente já falecido da Mônica:

“Ó Santa Senhora da Cura

Ó Mãe Maria de Amor,

Socorre teu Filho, Mãe Pura,

De Grave Mal Portador.

Lembra-me ser Paciente,

Seguro na Resignação;

Que Eu Mereça, por Presente,

Tua Luz e Proteção.

Que o Remédio Teu me Cure,

Da Doença Corporal,

Mas em Mim Sempre Perdure,

A Saúde Espiritual”.

No sorteio do mês, quem levou a imagem da Virgem do Carmo Peregrina para casa foi o Flávio.

Cantamos a Salve Regina, e nos despedimos. No coração, muita alegria por todas as bênçãos e graças que Deus nos concede por meio da intercessão de sua Mãe.

Em abril o tema do Encontro será “Nossa Senhora Rainha da Paz”. Até lá!!!


Abraços fraternais,
Ceane Ribeiro (Mariana José de Jesus Mazurek, ocds)
"Jesus, Maria, José, eu vos amo, salvai almas!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.