segunda-feira, 23 de agosto de 2010

"Deus faz apelo a nossa liberdade!"


Comentário ao Evangelho do dia feito por : Santa Catarina de Génova (1447-1510), leiga, mística O Livre Arbítrio (a partir da trad. Études carmélitaines 1959; cf. Orval)

Deus incita o homem a levantar-se do pecado. [...] Quanto mais prontamente o homem reconhecer a sua miséria, mais depressa se humilha e se abandona a Deus, reconhecendo que é a Deus que cabe realizar esta obra de conversão nele. E toma disso consciência pouco a pouco, através das contínuas inspirações que Deus lhe envia; e, ao ver a obra e as vantagens que dela retira, diz para si mesmo: «Parece-me realmente que Deus não tem outras coisas para fazer se não ocupar-se de mim. Como são doces e cheias de amor as obras de Deus em nós!»Nesta vida, servir a Deus é na verdade reinar. Quando Deus liberta o homem do pecado que o torna escravo, liberta-o de toda a servidão e coloca-o numa verdadeira liberdade. De outro modo, o homem vai sempre de desejo em desejo sem jamais se saciar; quanto mais tem, mais gostaria de ter; procurando satisfazer-se, nunca está contente. De fato, quem tem um desejo está possuído por ele; vendeu-se à coisa que ama; procurando a sua liberdade, seguindo os seus apetites e ofendendo a Deus, fica escravo deles para sempre.Considera pois a força e o poder do nosso livre arbítrio, que contém em si duas coisas tão opostas e tão contrárias uma à outra: a vida e a morte eternas. O livre arbítrio não pode ser violentado por nenhuma criatura; por isso, enquanto estiver na tua mão, reflete bem e toma cuidado com o que fazes.

Hoje comemoramos o dia de Santa Rosa Lima.

"O prazer e a felicidade de que o mundo pode me oferecer são simplesmente uma sombra em comparação ao que sinto".

"Senhor, fazei-me sofrer, contanto que aumenteis meu amor para convosco". Foi canonizada a 12 de abril de 1671 pelo Papa Clemente X. É a primeira santa da América Latina. Santa Rosa de Lima, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.