terça-feira, 30 de março de 2010

Teresa de Jesus, indiscutivelmente, um dos marcos mais completos e impactantes que a comunidade humana já recebeu

Chegou em minhas mãos um livro da comunidade Shalom com o título: “Caminho esponsal”, de Meyr Andrade. Abri o livro aleatoriamente e li o seguinte:
“Em Ávila conheci de perto um dos gênios mais impressionantes da história, uma mulher superdotada para as relações e mais ainda para a oração. Espanhola, mais universal. Finíssima, despojada, agradável e desagradável, perspicaz, estratégica, sensível, firme, amante da vida, do belo e do Belo, da abundância das amizades, da cultura, da música, da dança, das letras, de uma boa conversa, de muitas leituras, de extremo bom gosto, escritora indomável e combatente feliz de guerras intermináveis. Conheci o que a Igreja chamou de “gênio feminino” e “frutos da santidade feminina”, com João Paulo, em Mulieris Dignitatem, o que pode uma mulher no seu lugar, sem confusão de papéis, sem inversão de tarefas, de profundo entendimento e identificação com sua própria natureza e missão. Enfim, vi de perto o que pode uma mulher inteira, de olhos postos na sua Origem e finalidade, o que faz de Teresa de Jesus, indiscutivelmente, um dos marcos mais completos e impactantes que a comunidade humana já recebeu. Teresa segue marcando a humanidade e continua sendo uma presença decisiva na vida de milhões de anônimos e que, não trocando Jesus por si mesma, valeu para si o nome de sua experiência: Teresa de Jesus. Tornou-se, Nele, especial o suficiente para não ser identificada com outro nome, com outra pessoa, porque ninguém jamais indicaria exatamente sua propriedades, sua experiência e sua missão. De fato, esse sobrenome religioso “de Jesus” indica com precisão quem é Teresa e por que causou e ainda causa tanto impacto na humanidade, encaminhando-a ao seu Esposo, sendo fiel à verdade, ainda que isso signifique fazer guerra a este mesmo mundo.” (Meyr Andrade)

Somos seus filhos, que responsabilidade!!!
Santa Teresa de Jesus, rogai por nós!!
-
Natália Durand, ocds

Um comentário:

  1. Oi Natália, li a sua exclamação referindo-se à chave de leitura que preparei sobre o Caminho de Perfeição de Santa Teresa de Jesus por ocasião do nosso Jubileu de Prata como Comunidade Católica Shalom. Compartilhamos do seu mesmo sentimento, uma vez que Santa Teresa é baluarte da nossa espiritualidade. E como diria ela mesma: "Valei-me!" Que ela rogue por nós!
    Shalom!
    Meyr Andrade

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.