domingo, 29 de novembro de 2015

NASCIMENTO DA NOVA FUNDAÇÃO EM FORTALEZA-CE 28/11/2015

 Iniciamos nossa tarde com a Oração do Espírito Santo e muito felizes por estarmos fundando mais uma Comunidade, nossa primeira filha, foi a Comunidade São José de Santa Teresa que nasceu em 2011.
 A Mônica conclui os estudos sobre a formação humana e em seguida escutamos uma oração e uma música na voz de Pe. Zezinho.
 Rezamos juntos a Oração do Pai Nosso para concluir esse momento.
 Alguns irmãos falaram sobre a nova fundação e sua disponibilidade em servir ao Senhor.

 Hora do lanche. Renato e Flávio
Nossos amiguinhos
Adélia, Catarina, Dina, Liduína, Nádia e Nilce 
 Sebastiana, Olga, Danielle e Gláucia
 Fátima, Eugênia, Renato, Ana Maria, Amanda, Flávio e Olga.
 Luciano e Cláudia
 Wil, Regis e Raimundo
 Honório e Denísia
Os irmãos que farão parte da nova comunidade, saíram para o jardim do Carmelo onde aconteceu a escolha do nome da nova comunidade, como também a escolha do Conselho.
 Sempre em oração, a Efigênia, conduziu esse momento de votação da escolha do nome e do presidente da comunidade.
Dos 17 nomes sugeridos, "FLOR DO CARMELO DE SANTA TERESINHA", ganhou com 8 votos.
Danielle, com 12 votos, foi eleita a presidente da Comunidade Flor do Carmelo de Santa Teresinha.

 Os conselheiros são: Giovani, Cláudia e João Paulo.

 
 A Comunidade ficou composta assim:
*Encarregado da formação: Artur
*Secretária: Luciana
*Tesoureira: Sebastiana
*Presidente: Danielle
*Conselheiros: Cláudia, Giovani e João Paulo
 Comunidade Flor do Carmelo de Santa Teresinha com o Presidente Provincial, Luciano Dídimo.

 A Nova Comunidade, retornou para a sala de reunião e juntos comemoramos seu nascimento.
 Mônica, presidente da Comunidade Rainha do Carmelo, Danielle, presidente da Comunidade Flor do Carmelo de Santa Teresinha e Ana Stela, presidente da Comunidade São José de Santa Teresa.
 Ir. Maria da Paz, fala de sua alegria em ter mais uma comunidade em Fortaleza.
Para encerrar o momento, rezamos a Salve Regina, as 3 Comunidades unidas.
O pequeno "colégio de Cristo" não é simples realização humana. Teresa de Jesus situa-o numa perspectiva de graça. A vocação é um dom, cada irmão é um dom, a comunidade pertence ao Senhor, é obra sua. Realiza-a e sustém pelo Espírito. (Dicionário de Santa Teresa de Jesus, pag.211) 

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

RETIRO DA COMUNIDADE RAINHA DO CARMELO, 3º DIA 22/11/205

 Iniciamos nosso último dia de retiro, com a Oração das Laudes. Após o café da manhã, Frei Cleber fala sobre o tema: "A oração e o orante." Nós não fazemos oração, nós somos oração.
 Jacqueline e Efigênia
 Giovani e Artur
 Momento de partilha do conselho da Comunidade com Frei Cleber.
 Mônica, Regina e Frei Cleber. Em seguida nos reunimos novamente para o último momento com Frei Cleber com o tema: "Seguir o mais perfeito." O AMOR é decisão!!
 Aguardando a Santa Missa de encerramento do nosso retiro. Raimundo e Helaine
 Regina e Neila
 Procissão de entrada
 Cristo, Rei do universo!!
 Parte da Homilia: "Qual a porta para entrar e fazer parte no Reino de Jesus? A CRUZ!! Assumir o compromisso de levar a Cruz, "Aquele que quer ser meu discípulo, tome sua cruz e siga-me". Nós precisamos aderir à Jesus, e o reconhecermos como Filho de Deus e Salvador, na Cruz. O seguimento mais perfeito de Cristo é a Cruz. Assumir uma vida no Amor, na doação de nós mesmos. Eu morro para que o outro tenha vida. Nós o queremos e o reconhecemos como Nosso Rei, ali crucificado? Se não o assumirmos na Cruz, consequentemente não o assumiremos na Eucaristia e no irmão. Que o Amor de Deus nos conduza!!!"

Rezamos a Oração do Pai Nosso, de mãos dadas, como sinal de nossa fraternidade!
"O que o Carmelo é chamado a viver no absoluto de sua vocação é pois um tesouro a difundir largamente entre todos os que têm sede de conhecer o Amor de Deus e a Ele se entregar. Trata-se mesmo das exigências do Amor que está em Deus: Este tesouro, este amor de Deus quer se espalhar e procura almas em todos os meios, para chama-las à sua intimidade, revelar os segredos de seu coração. Este pensamento nós o encontramos em Santa Teresa do Menino Jesus, que o expressa no fim de sua carta à irmã Maria do Sagrado Coração: "Quer uma legião de pequenas almas para fazer conhecer o Amor, e isto não apenas nos mosteiros, mas nos bairros, nas avenidas, por toda a parte onde há almas que Deus chama à Sua intimidade divina." (Alocução de 16/07/1947 no Instituto Nossa Senhora da Vida, citada por Marie Pila, co-fundadora do Instituto juntamente com o Padre Maria Eugênio do Menino Jesus).
 

RETIRO DA COMUNIDADE RAINHA DO CARMELO 2° DIA - 21/11/15

 Iniciamos nosso 2º dia de retiro com a Oração das Laudes.

 Após o café da manhã nos dirigimos para sala de palestras, onde Frei Cleber falou sobre o tema: "O Cristo vivo caminha ao nosso lado no cotidiano da vida." Nos motivou a contemplar o rosto de Jesus que mais nos agrada. Fomos para o deserto meditando os seguintes questionamentos: - O quanto eu amo à Jesus? - Quantas vezes eu trago Jesus à mente durante o dia? - Eu amo Jesus somente no momento de recebê-lo na Eucaristia, ou eu o amo em todos os momentos? O exercício de conversar com o Senhor em todos os momentos, nos traz a certeza de Seu amor incondicional.
 Lanche. Regina e Milena
 Regina, Dina e Nilce
 Régis, Regina, Olga, Dina e Nilce
 Ana Catarina e Gerardo
 Milena, Irene e Jacqueline
 Milena, Jacqueline, Nilce, Regina e Olga
 Mônica e Olga
 Teresa Cristina e Adélia
 Sebastiana, Mário e Osmar
 Gil, Luís Carlos e Artur

2º Momento com Frei Cleber, tema: "Maria Santíssima e São José, figuras carismáticas da espiritualidade cristã." Maria e José como modelo no segmento de Jesus.
 Liduína
 Capela

 Almoço e descanso.

3º momento com Frei Cleber, tema: "Um projeto de vida mística: a transformação em Cristo."
 Ruth e Régis ( Comunidade São José de Santa Teresa OCDS)
 Renato, Fátima e Catarina
 Juliana e Irene
 João Paulo e Luciana
 Erasmo e Nádia
 Jacyra, Marília e Valdete
 Danielle
 Gil e Romário
Pausa para meditação e deserto.

4º momento com Frei Cleber, tema: "Maturidade cristã e meios ascéticos."
Aguardando início da Santa Missa, foto da Comunidade Rainha do Carmelo.





Parte da Homilia: "Precisamos querer uma vida igual à de Maria, e crer que podemos ter essa graça de vivermos imaculados, e o caminho é viver o AMOR. (...) Qual o nosso apostolado? Levar ao mundo a experiência com o Deus vivo, em todos os lugares. Agir de forma diferente da multidão."

Após o jantar, aconteceu o momento de adoração ao Santíssimo Sacramento. "Doce Jesus, fica conosco, porque tudo é bom junto de Ti."
Recolhimento.
 "Foi tornando-se carmelita até a ponta dos dedos, que Teresa se tornou uma santa e uma mestra de vida espiritual; foi subindo a montanha do Carmelo com AMOR que encontrou a via da infância espiritual e esboçou seu traçado luminoso. O Carmelo lhe deu: o espírito de Elias, a disciplina de Teresa de Jesus e a doutrina de São João da Cruz." (Frei Maria Eugênio do Menino Jesus, OCD) Peçamos ao Nosso Bom Deus a graça de também sermos carmelitas até a ponta dos dedos!