segunda-feira, 31 de maio de 2010

Visitação de Nossa Senhora


A Igreja celebra a festa da Visitação de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel, em Ain-Karin, na Judeia. Isabel estava grávida de São João Baptista, o precursor de Jesus. É o encontro de duas mulheres que celebram jubilosas a vinda de Jesus Salvador: o Reino de Deus, a Boa Nova, as promessas de Deus já estão cumpridas e continuam a cumprir-se no meio dos homens de boa vontade.
No seu Evangelho, São Lucas afirma: naqueles dias, Maria pôs-se a caminho para a região montanhosa, dirigindo-se apressadamente a uma cidade de Judá. Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu ventre e Isabel ficou replecta do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: \"Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre!\" (Lucas 1,39ss.).
É o milagre da vida que brota com força e poder e vence o mundo. É a força e o poder da Palavra de Deus que faz a Virgem conceber e permite que aquela que era estéril dê à luz (Lucas 1,30ss.). É por isso que Maria, trazendo Jesus em seu seio, irrompe neste sublime canto de alegria e júbilo que é o \"Magnificat\" (Lucas 1,46-55).







quarta-feira, 26 de maio de 2010

Formação dia 22/05/2010, Comunidade Rainha do Carmelo.


Iniciamos nossa tarde de formação com a oração do Espírito Santo, ministrada por Maria Luiza. Pedimos a Nosso Senhor que nos conceda a graça de viver como Carmelitas Seculares norteados pelos dons do Espírito Santo, que são eles: SABEDORIA, INTELIGÊNCIA, CONSELHO, FORTALEZA, CIÊNCIA, PIEDADE e TEMOR DE DEUS.



Terminada a oração, a Regina nos deu os avisos. Nossa Presidente, Efigênia, não compareceu, pois estava em Bananeiras-PB para formação de um novo grupo de carmelitas seculares. Foi dado mais instruções para quem irá para o Congresso Norte/Nordeste em Macapá. Pausa para o lanche e confraternização.


Jacira e Neila


Juliana e Janaína


Jacqueline e Regina


Após a confraternização, iniciamos nossa formação com a Neila, fizemos um círculo e lemos os capítulos 24 ao 27 do livro da vida de Nossa Santa Madre Teresa de Jesus.
Um dos membros de nossa comunidade, a Marília, fez a renovação de suas promessas, já que não pode estar presente no dia 16/05.



segunda-feira, 24 de maio de 2010

Você sabe quantos padres tem o Brasil?

Hoje (maio de 2010) temos 18 mil padres no Brasil emais de 10 mil fiéis, isso significa que cada padre tem que atender a mais de 5555 fiéis.

Agora faça esta conta comigo:

10% de 18000 padres = 1800 padres

1% de 18000 padres = 180 padres

0,1% de 18000 padres = 18 padres

0,01% de 18000 padres = 1,8 padres

Quantos padres brasileiros estão envolvidos em escândalos pela mídia? 02ou 03? Isso significa menos de 0,02% de todos os padres do Brasil!

E os outros 99,98%? Nós vamos condenar todos os sacerdotes por causa de 2 ou 3? Vamos deixar de acreditar em 11 discípulos por causa de um só que traiu Jesus? Deixaremos de crer em Deus por tão pouca coisa? Deixaremos de estar em comunhão com a Esposa do Cordeiro - Igreja- por causa da mídia escandalosa?

Pense bem:

JESUS CRISTO É O SENHOR PARA A GLÓRIA DE DEUS PAI NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO e somente a IGREJA CATÓLICA é plena conhecedora, portadora e guardiã dessa verdade!

"Somos absolutamente NADA sem a Igreja"

Artur Viana

Livro da Vida - Cap.25, 17-18



"Ó meu Senhor, como sois o amigo verdadeiro; és poderoso, quando quereis podeis, e nunca deixais de querer quem vos quer! Louvem-Vos todas as coisas, Senhor do mundo! Feliz quem puder percorrer todo o universo para dizer quão fiel sois a Vossos amigos! Todas as coisas faltam; Vós, Senhor de todas elas, nunca faltais. Pouco deixais sofrer quem Vos ama. Ó Senhor meu! Com que delicadeza, polidez e sabor sabeis tratá-los! Feliz quem tiver se dedicado a amar somente a Vós! Parece, Senhor, que provais com rigor quem Vos ama, para que no extremo do sofrimento possa entender o maior extremo do Vosso amor. Ó Deus meu, feliz quem tivesse capacidade, letras e novas palavras para louvar Vossas obras, como as vê minha alma!
Falta-me tudo, Senhor meu. Mas, se não me desamparardes, não serei eu quem vai faltar a Vós. Levantem-se contra mim todos os doutos, persigam-me todas as coisas criadas, atormentem-me os demônios, mas não me falteis Vós, Senhor, pois já tenho experiência dos benefícios que concedeis a quem só em Vós confia."

Resposta do Senhor: "Não tenhas medo, filha, pois sou Eu, que não te desampararei; não temas"




quinta-feira, 20 de maio de 2010

16/05/10


Na data de 16/05/10, em uma missa presidida pelo Pe. Francisco Menezes, na Capela do Carmelo de Sta Teresinha, os membros da OCDS com um ano de caminhada receberam a imposição do Santo Escapulário, são eles: Artur, Cláudia, Jaqueline Azevedo, Natália e Renato; além da Renovação das “Promessas” daqueles que as já proferiram. Foi um momento de muita alegria para os familiares dos referidos membros e para todos os presentes. Na homilia, o Pe. Francisco afirmou que, assim como Jesus, ao ser levado para o céu (Lc 24, 51), abençoou os discípulos, o mesmo Senhor abençoava a família carmelitana. As monjas também participaram da missa, e ao final desta conversaram com as pessoas que ali se encontravam.
Após, na Ermida de São José foi servido comes e bebes, e houve uma rápida reunião com os participantes da Comunidade Rainha do Carmelo para avisos gerais. (No dia 20/05 a Efigênia irá viajar para a Cidade de Bananeiras, na Paraíba, para a estruturação de um novo grupo da OCDS. Fiquemos em oração a fim de que a luz do céu ilumine este momento, e a graça de Cristo os fortaleça na perseverança).

Que a Virgem do Carmo derrame sobre nós e a humanidade inteira o seu favor, do mesmo modo que verteu sobre Santo Elias.
São José e toda milícia celeste intercedam por nós.
Obrigada Senhor!

Abaixo, algumas fotos da missa do dia 16.


Homilia do Pe. Francisco Menezes



As monjas em unidade conosco


A assembléia


Rito de Imposição do Escapúlário aos iniciantes



Renovação das "Promessas"



Abraços fraternos,
Ceane Ribeiro (Mariana Mazurek, ocds)





terça-feira, 18 de maio de 2010

sábado, 15 de maio de 2010

OS SANTOS E O ESCAPULÁRIO




  • Eis alguns exemplos do apreço dos Santos ao Escapulário do Carmo:

- São Simão Stock, que teve a dita de receber o Escapulário das mãos da Rainha do Céu, no mesmo dia o tocou no corpo de um moribundo impenitente, obtendo o primeiro milagre do Escapulário com a imediata conversão do doente.

- São João da Cruz, ao perguntar muitas vezes ao frade que o assistia em sua última doença, que dia da semana era, explicou: “Pergunto porque me veio agora à memória quão grande benefício é o que faz Nossa Senhora aos religiosos de sua Ordem que portaram seu hábito e fizeram o que esse privilégio pede”. Realmente faleceu na alvorada de um sábado, 14 de dezembro de 1591.

- Santa Teresa de Jesus com freqüência se gloriava de portar o escapulário “como indigna Carmelita”. E zelava para que suas religiosas não deixassem de dormir com ele posto. Dirigindo-se a elas, escrevia: “Só posso confiar na misericórdia do Senhor... e nos merecimentos de Seu Filho e da Virgem Maria Santíssima, Sua Mãe, cujo hábito indignamente trago e vós trazeis”.

- Santo Afonso Maria de Ligório não só usava o Escapulário, mas o recomendava insistentemente aos fiéis. O Escapulário com o qual foi enterrado permaneceu incorrupto no sepulcro, e é hoje venerado num relicário em Marianella, sua cidade natal.

- São João Bosco recebeu-o na infância e o difundiu durante toda a vida. Enterrado em 1888 com o Escapulário, em 1929 foi encontrado o mesmo em perfeito estado de conservação, sob as vestes apodrecidas e os mortais mumificados desse grande apóstolo e incomparável educador da juventude.


  • Indulgências
Indulgências plenárias:
1. O dia que se impõe o escapulário.
2. Nestas festas:
a) Virgem do Carmo (16 de Julho ou quando se celebre);
b) São Simão Stock (16 de maio);
c) Santo Elias Profeta (20 de Julho);
d) Santa Teresa de Jesus (15 de Outubro),
e) Santa Teresa do Menino Jesus (1 de outubro);
f) São João da Cruz (14 de Dezembro);
g) Todos os Santos Carmelitas (14 de Novembro).

Indulgência parcial:
Ganha-se a indulgência parcial por usar piedosamente o santo escapulário ou a medalha-escapulário. Pode-se ganhar não só por beijá-lo, mas também por qualquer outro ato de efeito e devoção.


  • Tipos de escapulários
Escapulário Café (Carmelita)

A Virgem Maria aparece a São Simão Stock, no convento da cidade de Cambridge (Inglaterra) em 16 de julho de 1251.
São Simão, já cansado por sua avançada idade, e debilitado pela penitência, pedia a Deus pelas angústias e tribulações que sua ordem padecia constantemente. Suplicava à Virgem que o socorresse com uma Graça especial. Ela, diante do chamado suplicante desse seu filho, apareceu rodeada de anjos, com o Escapulário nas mãos.


Escapulário verde

Quando na família há algum familiar ou amigo que se encontra longe da fé e queremos fazer algo a respeito, Maria Mãe Santíssima nos deu uma forma de convertê-los, quando ela apareceu à Irmã Justina Bisqueyburu em 1840, levando “a vestidura da conversão - O escapulário verde.” Ela disse: “Esta insígnia santa de meu Imaculado Coração há de ser uma grande meio para a conversão das almas…”.
Por um período de mais de seis anos, a Virgem apareceu à Irmã Justina e respondeu muitas perguntas com relação ao escapulário e a seu uso. A Virgem Maria disse que o Escapulário Verde não necessita de nenhuma bênção especial, e não necessita de qualquer inscrição como o Escapulário Café. Pode ser abençoado por qualquer sacerdote. Se a pessoa que nós queremos que se beneficie deste escapulário não convém em levá-lo consigo, este pode ser colocado em qualquer lugar de seu quarto.
Todos os dias deve-se dizer a seguinte oração: “Imaculado Coração de Maria, rogai por nós agora e na hora de nossa morte”. Se a pessoa por quem se tem intenção no escapulário não vai dizer a oração, então aquele que o presenteia deve rezar no seu lugar, todos os dias.
A Virgem Maria disse: “As maiores graças são obtidas pelo uso do escapulário, mas estas graças vêm em proporção direta com o grau de confiança que o usuário tenha em mim”.
Santa Brígida tinha tal confiança na Virgem Maria, que por isto a Virgem lhe revelou: "não há pecador no mundo, que embora se encontre em inimizade com Deus, não possa voltar a Deus e recuperar suas Graças se ele ou ela vem a mim pedir assistência.”

(O Escapulário Verde é vendido na Livraria Hesed, no centro de Fortaleza, pelo valor de R$ 10,00 - uma pessoa me informou -. No momento está em falta, mas chegará em breve).


Abraços fraternos,
Ceane Ribeiro (Mariana José de Jesus Mazurek, ocds)

quarta-feira, 12 de maio de 2010

AVISO


Queridos Irmãos,

Informamos que no próximo "DIA 16 DE MAIO" às 17:00h, na Capela do Carmelo Santa Teresinha, durante a Celebração Eucarística que será presidida pelo Pe. Francisco Meneses, os Membros da Comunidade que já fizeram suas "Promessas", farão a RENOVAÇÃO das mesmas, e os Membros Iniciantes (um ano) farão o RITO DE INICIAÇÃO À ORDEM com a Imposição do santo Escapulário. Nesta data também estaremos em comunhão com toda a Província no início das comemorações pelos 100 (cem) anos da chegado dos Frades Carmelitas Descalços no Sudeste do Brasil.
Contamos com a presença de vocês.
Fraternalmente

COMUNIDADE RAINHA DO CARMELO, OCDS.
Maria Efigênia - Presidente

segunda-feira, 10 de maio de 2010

PASCUELLA NO CARMELO STA TERESINHA

"Eis que faço novas todas as coisas" (Ap 21,5)


  • Sábado passado, 08/05/10, os membros da OCDS / Fortaleza-Ce/ se reunirão no Carmelo de Santa Teresinha, para juntamente com as irmãs celebrarem a PASCUELLA.
    O que é?
    Um momento de fraternidade, em que todos, alegremente, celebram a páscoa do Senhor.

    Inicialmente a OCDS se reuniu na Ermida de São José para avisos diversos:
    - Explicação sobre a PASCUELLA.
    - Em 16/05, às 17 h 00 m, no Carmelo, haverá missa com renovação das promessas e imposição do Santo Escapulário aos novos membros: Artur, Cláudia, Jaqueline Azevedo, Natália, Raimundo, Renato, Móises.
    - O Congresso OCDS Norte/ Nordeste (Macapá-AP) está próximo: 03 a 06/ 06/ 10. Valor: R$ 160,00. A metade desta quantia deve ser depositada até o dia 15 deste mês no Banco do Brasil, CC 5011.3/ Ag 4293.5. Quem for participar deve tomar vacina contra febra amarela.
    - O Encontro de Jovens que acontecerá de 16 a 18/07/10 em Fortaleza-Ce, será na Casa de Retiro do Cristo Rei. Tema: “O mundo é o meu Carmelo”. Vagas: 65. Valor: R$ 60,00. Inscrições com a Efigênia.

    Em seguida fomos para o Locutório, e as irmãs, sempre muito receptivas, nos comunicaram Cristo com suas presenças.
    A Ordem Secular fez a leitura de um belíssimo jogral sobre a páscoa, “tempo de esperança e ação, de renovação de nossas atitudes”. Refletimos que Santa Teresa entendeu que o Ressuscitado é o Crucificado, aquele que passou sua vida fazendo o bem e libertando a todos os oprimidos "porque Deus estava com Ele". A Santa não duvida em assegurar-se de que Cristo é o único caminho, aquele que nos mostra o Pai e em quem o Pai nos faz as maiores graças.
    A OCDS apresentou também um teatro mudo, onde mostramos que a ação do Espírito Santo na vida de Santa Teresa a levou a concluir que na oração encontra-se grande tesouro: JESUS e suas graças.

    As irmãs cantaram uma música, enriquecendo ainda mais nossa tarde.
    Muitos avisos foram dados, e recebemos a notícia de que a SPILICUTE (uma coelhinha muito simpática, que carrega consigo uma caixinha) irá participar das reuniões da Ordem Secular para arrecadar valores para o Encontro de Jovens. Além disso, ganhamos das irmãs um porquinho recheado de contribuições para o referido Encontro. Muito obrigada pela generosidade!
    Houve distribuição de presentes para as mães, e foi realizado um sorteio de uma cesta, especialmente elaborada pelas irmãs para presentear aquela nos trouxe ao mundo, com produtos preparados pelas mesmas. Essas delícias foram parar nas mãos da Juliana, que tirou sorte grande!
    Durante os comes e bebes aproveitamos para conversar com as irmãs.
    Após, saímos contentes e felizes por participar desta família carmelitana que muito plenifica nossa alma.


    Tenhamos atitudes novas!

    Abraços fraternos,
    Ceane Ribeiro (Mariana José de Jesus Mazurek, ocds)





    quinta-feira, 6 de maio de 2010

    Leite Virginal de Maria


    Meu doce Jesus, no regaço de tua Mãe,
    Tu me apareces todo radioso de Amor.
    O Amor: eis o inefável mistério
    Que te exilou da morada celeste...
    Ah! Deixa que me esconda sob o véu
    Que te oculta a todo olhar mortal,
    E junto a ti, Estrela Matutina,
    Encontrarei um prelúdio do Céu

    Desde o despetar de uma nova aurora,
    Quando do Sol se vê os primeiros raios,
    A terna flor que começa a desabrochar
    Espera do alto um bálsamo precioso.
    É o salutar orvalho da manhã,
    Repleto de um doce frescor,
    Que produzindo uma seiva abundante,
    Do fresco botão, faz entreabrir a flor.

    És tu, Jesus, a flor apenas aberta;
    Contemplo-te em teu primeiro despertar.
    És tu, a Rosa deslumbrante,
    O fresco botão rubro e gracioso,
    Os braços tão puros de tua Mãe querida
    Formam-te um berço, trono real.
    Teu doce Sol é o seio de Maria,
    E teu orvalho é o Leite Virginal!...

    Meu Amado, meu divino pequeno irmão,
    Nos teus olhos, vejo todo o futuro.
    Por mim, bem depressa, deixarás tua Mãe,
    Pois o Amor já te impele a sofrer.
    Mas, sobre a Cruz, oh, Flor desabrochada!
    Eu reconheço teu perfume matinal;
    Eu reconheço o orvalho de Maria.
    Teu sangue divino é o Leite Virginal!...

    Este Orvalho se esconde no Santuário.
    O Anjo dos Céus o contempla admirado,
    Oferecendo a Deus sua sublime prece.
    Como São João ele diz: "Ei-lo aqui"!
    Sim. Ei-lo aqui, este Verbo feito Hóstia,
    Pontífice eterno, Cordeiro sacerdotal.
    O Filho de Deus é o Filho de Maria,
    O Pão dos Anjos é o Leite Virginal.

    O Serafim se nutre da glória,
    No Paraíso, seu gozo é perfeito.
    Eu, frágil criança, no cibório só vejo
    A cor e a aparência do Leite.
    Mas, é o Leite que convém à infância,
    E de Jesus, o Amor é sem igual.
    Oh, terno Amor! Insondável poder!
    Minha Hóstia branca é o Leite Virginal!...
    Santa Teresinha do Menino Jesus.

    quarta-feira, 5 de maio de 2010

    NUNCA, Ó MÃE


    "Nunca, ó Mãe, te posso agradecer bastante!

    Do meu corpo, cada fibra palpitante, da minha boca cada hálito que sai, te louvem e agradeçam eternamente! E cada idéia que agita minha mente, te louve e agradeça eternamente!

    Não sei o que te dizer, senão, o que a minha alma sente: imensa gratidão".



    Abraços,
    Ceane Ribeiro (Mariana Mazurek, ocds)





    sábado, 1 de maio de 2010

    SANTOS E BEATOS CARMELITAS


    MAIO:
    5 – Sto Ângelo da Silícia
    8 – Beato Aluísio Rabatá
    9 – Beato Jorge Preca
    16 – São Simão Stock
    22 – Sta Joaquina de Vreduna
    25 – Sta Maria Madalena de Pazzi


    16 de Maio - São Simão Stock

    FUNDADOR DA CONFRARIA DO ESCAPULÁRIO DE
    NOSSA SENHORA DO CARMO

    Nasceu na Inglaterra, no Condado de Kent, em 1165. Logo que aprendeu a falar encontravam-no rezando diante das imagens da Virgem Maria. Aos 12 anos, desejou a vida consagrada a Deus, mas seus pais não lho permitiram. Consolado e animado pelas palavras da Virgem Mãe de Deus, partiu para a solidão, escolhendo por habitação a concavidade do tronco de uma árvore; e deste fato lhe veio o sobrenome de “Stock” que significa “tronco” . Mais tarde, abandonou a solidão e completando seus estudos foi ordenado sacerdote.
    Em 1245, foi eleito Superior Geral da Ordem do Carmo. Como nessa época desejassem anular o título de Irmãos da Bem-aventurada Virgem Maria, estando em oração na noite de 15 para 16 de julho, pediu à Santíssima Virgem que concedesse à sua Ordem um sinal que a distinguisse e defendesse. Ela apareceu-lhe tendo nas mãos o hábito da Ordem e lhe disse: “Este será o privilégio para ti e todos os Carmelitas; quem morrer com ele, não padecerá o fogo eterno”. Faleceu a 16 de maio de 1265, tendo passado toda sua vida no serviço da Santíssima Virgem Maria.


    22 de Maio - Santa Joaquina de Vedruna

    FUNDADORA DA COMUNIDADE DAS IRMÃS
    CARMELITAS DA CARIDADE

    S. Joaquina de Vedruna nasceu em Barcelona, no ano 1783. Desposou, em 1799, Teodoro de Mas e depois de ter-lhe dado nove filhos, enviuvou em 1816.
    Por inspiração divina, fundou a Congregação das Carmelitas da Caridade, em 1826, a qual se difundiu por toda a Catalunha. Abriram-se numerosas casas para a assistência aos doentes e a educação das crianças pobres.
    Empolgada pelo mistério da Santíssima Trindade, dele hauriu as características de sua espiritualidade: oração, mortificação, humildade, despojamento e caridade. Morreu em Vic, no ano de 1854. Foi declarada Santa pelo Papa João XXIII em 1959, sendo a primeira canonização de seu Papado.


    "Quem procura a perfeição deve evitar dizer: fizeram-me isto sem razão. Se queres carregar a cruz, mas somente aquela que se apóia na razão, a santidade não é para ti". (Santa Teresa D'Àvila)


    Sigamos com fé e determinação os exemplos dos Santos Carmelitas!
    E que a Virgem do Carmo nos acompanhe todos os dias deste mês de maio que se inicia, rogando junto a Jesus a fim de alcançarmos o que nosso coração mais deseja, segundo a vontade de Deus, para nossa felicidade.
    E também que São José Operário interceda por todos os trabalhadores, que tenham condições dignas de se sutentar; aos desempregados, dê forças para continuar batalhando por uma vaga no mercado, ou condições para montar um negócio próprio. Conceda saúde e proteção à todos!
    Abraços fraternos,
    Ceane Ribeiro (Mariana José de Jesus Mazurek, ocds)