Iniciamos o dia com a Santa Missa, presidida por Dom Lucena e Frei Wilson.
Comemoramos o aniversário de Irene de Macapá.
Leila, coordenadora do Grupo Flos Carmeli, coloca: "Vimos como graça a realização desse congresso. Desde, então, temos colocado nas mãos do Senhor esse momento, para que possamos anunciar suas misericórdias como propôs o congresso anterior, bem como nos unirmos a Ele, através da viagem interior como propõe esse congresso. Imbuídos desse ideal, pensamos como tema e lema:
Tema: "Entrai, entrai, filhas minhas, no interior!" (3M 1,6)
"Não é tempo de cuidar de coisas de pouco importância." (CP 1,5)
Lema: "Eu sou a videira e vocês são os ramos." (Jo 15,5)
"Coisa boa que façamos, não tem seu princípio em nós mesmos..." (1M 2,5)
Palestra de Maria Eduarda: "Ser carmelita, a vocação e o compromisso - entre o chamado e a vivência." : Ser tocado por Deus para o chamado a ser Carmelita. A necessidade de uma vida mais íntima com Deus, uma sede de um mergulho mais profundo na fé e o encontro com a espiritualidade carmelitana. Nesse encontro a alma repousa e unem-se criador e criatura, o êxtase diante do amado, a percepção de ser imagem e semelhança de Deus.
Após o intervalo tivemos o testemunho da vivência carmelitana de Lucienne Marie de Belém e
Ana Stela de Fortaleza.
Após o almoço, a palestra foi do Frei Wilson: "Eu sou a videira e vocês os ramos" - Deus e mim e eu Nele: A centralidade em Cristo para a relativização da criatura e a absolutização do Senhor.
Em seguida aconteceu a troca de experiências em grupo, coordenado por Leila de Bananeiras, com o tema: As qualidade do amor de Deus - o amor contemplativo; " O amor de Cristo nos impele." (2Cor 5,14).
Os grupos reunidos debatendo sobre as pilastras do amor de Deus: - Acolher pacientemente, - Compreender misericordiosamente, - Perdoar frequentemente, e - Esquecer plenamente.
Socialização das trocas de experiência com um relator de cada grupo em plenária.
Após o jantar, nos reunimos com a comunidade local para rezar o terço e coroar a Santíssima Virgem Maria.
Para finalizar o dia, Luciano Dídimo nos explicou sobre o Cicla que aconteceu no Paraguai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.