Páginas

sábado, 31 de julho de 2021

 



16/07/2021 - ENCONTRO DOS DEVOTOS DO SANTO ESCAPULÁRIO  


Encontro com transmissão pelo canal da OCDS, no YouTube, com momentos de formação e oração.



  • Acolhimento: Ana Catarina e Efigênia Barbosa






  • Oração inicial: Socorro






  • Palestrante : Neuton
  • Tema: A Humildade de Maria 







  • Recitação da Coroa da Imaculada: Mônica Mota e Regina Grêgo





  • Momento da Coroação:
- Comentário: Efigênia
- Canto: Regina Grêgo 
- Coroação; Renata Mota 





  • Agradecimento e despedida: Efigênia Ribeiro



 


      PARTIPAÇÃO DA COMUNIDADE RAINHA DO                                                  CARMELO 


NOVENA DE NOSSA SENHORA DO CARMO, COM SÃO JOSÉ - 5º DIA, 11 DE JULHO DE 2021: Maria, Mãe espiritual dos filhos de Deus.

(PARTIPAÇÃO DA COMUNIDADE RAINHA DO CARMELO) 




                                                            

Ano Santo de São José (2020 – 2021)

 Tema: “Rezar com a Virgem Maria e São José

Lema: “A meditação dos mistérios de Cristo no Rosário”

(Rosarium Virginis Mariae)



 
Apresentação :Regina Grêgo e Efigênia Ribeiro 


ORAÇÃO INICIAL:

·         Sinal da Cruz.

·         Credo. Pai-Nosso. Ave-Maria.

·         Glória ao Pai...

·         Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

·         Glorioso São José, rogai por nós!




Meditando com a Igreja:

Mas de que modo coopera Maria no crescimento dos membros do Corpo Místico na vida da graça? Em primeiro lugar mediante a sua incessante súplica, inspirada por uma ardente caridade. A Virgem Santa, embora feliz pela visão da augusta Trindade, não esquece os seus filhos que caminham como Ela outrora na «peregrinação da fé» (LG 58). Contemplando-os em Deus e vendo bem as suas necessidades, em comunhão com Jesus Cristo que está «sempre vivo a interceder por eles» (Heb 7,25), deles se constitui Advogada, Auxiliadora, Amparo e Medianeira (cf. LG 62). Desta sua ininterrupta intercessão junto do Filho pelo Povo de Deus, tem estado a Igreja desde os primeiros séculos persuadida, como testemunha esta antiquíssima antífona que, com algumas ligeiras diferenças, faz parte da oração litúrgica tanto no Oriente como no Ocidente: «à tua proteção nos acolhemos ó Mãe de Deus; não desprezes as nossas súplicas nas necessidades, mas salva-nos de todos os perigos ó (tu) que só (és) a bendita». Nem se pense que a intervenção maternal de Maria traga prejuízo à eficácia predominante e insubstituível de Cristo, nosso Salvador; pelo contrário, ela tira a sua força da mediação de Cristo e é dela uma prova luminosa (cf. LG 62). (Signum Magnum, 2. S. Paulo VI, 1967)

 







Meditando com o Carmelo:


O aspecto peculiar da Virgem Maria que deve estar presente em qualquer pessoa chamada ao Carmelo é a inclinação à “meditação em seu coração”, a frase que o evangelho de São Lucas usa duas vezes (Lc 2, 19.51), para descrever a atitude de Maria em relação a seu Filho. Todos os outros aspectos da vida e devoção mariana também podem estar presentes, por exemplo, o escapulário, ou o rosário. Estes são, no entanto, secundários a respeito da devoção mariana. Maria é nosso modelo de oração e de meditação. Este interesse em aprender a meditar ou a ter inclinação para a meditação é uma característica fundamental de qualquer OCDS. Isto é, talvez, a o mais fundamental. (Ratio Instituitiones 75)


Meditando com São José e os santos do Carmelo:

Junto com a Virgem Maria, São José é o formador da humanidade de Jesus. "Mas eis aqui uma prova brilhante de amor de Deus por nós: quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós... nós nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por quem desde agora temos recebido a reconciliação!" (Rm 5,8.11) A submissão de Jesus à sua Mãe e ao seu pai legal foi o cumprimento perfeito do quarto mandamento. É a imagem temporal da sua obediência filial ao Pai celeste. A submissão diária de Jesus a José e a Maria anunciava e antecipava a submissão da Quinta-Feira Santa: «Não se faça a minha vontade […]» (Lc 22, 42). A obediência de Cristo, no quotidiano da vida oculta, inaugurava já a recuperação daquilo que a desobediência de Adão tinha destruído. (CIC 532) “Eu com grandíssimo deleite e glória, logo me pareceu Nossa Senhora pegar-me nas mãos. Disse-me que Lhe dava muito gosto sendo devota do glorioso S. José; que tivesse por certo que, o que eu pretendia... porque Eles nos guardariam e já Seu Filho nos tinha prometido andar conosco". (Santa Teresa de Jesus - Vida 33,14)

 


Rosário, piedade mariana e cristológica:

 “O silêncio”.

A escuta e a meditação, alimentam-se de silêncio.  Por isso, após a enunciação do mistério e a proclamação da Palavra, é conveniente parar, durante um côngruo período de tempo, a fixar o olhar sobre o mistério meditado, antes de começar a oração vocal. A redescoberta do valor do silêncio é um dos segredos para a prática da contemplação e da meditação. Entre as limitações duma sociedade de forte predominância tecnológica e midiática, conta-se o fato de se tornar cada vez mais difícil o silêncio. Tal como na Liturgia se recomendam momentos de silêncio, assim também na recitação do Rosário é oportuno fazer uma pausa depois da escuta da Palavra de Deus enquanto o espírito se fixa no conteúdo do relativo mistério. (Rosarium Virginis Mariae, 31. J. Paulo II, 2002)





Intenções:

Intenção comunitária: Meditar sobre como cumprir a vontade de Deus, e suplicar pelos enfermos da alma e do corpo.

Intenção pessoal: (.....)

Proposta: Rezar o terço de Nossa Senhora, com a intercessão de São José.

 

ORAÇÃO FINAL: (Todos os dias)

Oração – Ladainha.

 

++++++++++++++++






ORAÇÃO

Ó Deus, que distinguistes a Ordem do Carmelo com o título glorioso da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe de vosso Filho, concedei-nos propício que hoje, na sua presença, possamos, munidos de sua ajuda, chegar ao vértice da sagrada montanha que é Jesus Cristo, Vosso Filho, Nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!







                                              



NOVENA DE NOSSA SENHORA DO CARMO, COM SÃO JOSÉ - 2º DIA, 8 de julho de 2021Maria, Serva do Senhor.
 (PARTIPAÇÃO DA COMUNIDADE RAINHA DO  CARMELO)                                        

                                            

                                              Ano Santo de São José (2020 – 2021)

Tema: “Rezar com a Virgem Maria e São José

Lema: “A meditação dos mistérios de Cristo no Rosário”

(Rosarium Virginis Mariae)





                                                           




                                                      

                                                       

Apresentação: Frei Luciano Henrique e Regina Grêgo


ORAÇÃO INICIAL:

·         Sinal da Cruz.

·         Credo. Pai-Nosso. Ave-Maria.

·         Glória ao Pai...

·         Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

·         Glorioso São José, rogai por nós!



                                         


                                         


Meditando com a Igreja:

A Igreja sabe e ensina, com São Paulo, que um só é o nosso mediador: "Não há senão um só Deus, e um só é também o mediador entre Deus e os homens, o homem Cristo Jesus, que se entregou a si mesmo como resgate por todos" (1 Tim 2, 5-6). "A função maternal de Maria para com os homens de modo nenhum obscurece ou diminui esta única mediação de Cristo; mas até manifesta qual a sua eficácia" é uma mediação em Cristo.  A Igreja sabe e ensina que "todo o influxo salutar da Santíssima Virgem em favor dos homens se deve ao beneplácito divino e ... dimana da superabundância dos méritos de Cristo, funda-se na sua mediação, dela depende absolutamente, haurindo aí toda a sua eficácia; de modo que não impede o contacto imediato dos fiéis com Cristo, antes o facilita". Este influxo salutar é apoiado pelo Espírito Santo, que, assim como estendeu a sua sombra sobre a Virgem Maria, dando na sua pessoa início à maternidade divina, assim também continuamente sustenta a sua solicitude para com os irmãos do seu Filho. (Redemptorios Mater, 38. S. J. Paulo II, 1998)

 



Meditando com o Carmelo:

Comprazem-se seus filhos em aplicar a Nossa Senhora do Carmo, juntamente com a Liturgia, o cântico do profeta: "Muitíssimo me alegrarei no Senhor, minha alma exultará no meu Deus, porque me  revestiu com vestes de salvação, cobriu-me com o manto da justiça (Is 61,10). Tais palavras são como o prelúdio do Magnificat, o Canto de Maria! Muito bem exprimem a gratidão da Virgem pelos privilégios com que a ornou Deus, preparando-a para Mãe de seu Unigênito. Dela, de fato, como de um jardim maravilhoso, fará germinar a justiça" (ibidem, 11), isto é, Jesus bendito "tornado para nós... justiça, santificação, redenção" ( 1 Cor 1,30). Maria não conserva só para si os dons insignes de que foi enriquecida, mas os reparte com todos os homens; a todos deu seu Jesus, e a todos quer revestir com suas "vestes de salvação", com seu "manto de justiça", ou seja, com a graça e a santidade merecidas pelo Filho. Eis o significado do escapulário e do bentinho de Nossa Senhora do Carmo, símbolos expressivos de sua obra materna em favor de seus devotos que a escolheram por especial padroeira. (Intimidade Divina. Frei Gabriel S. M. Madalena, OCD)





Meditando com São José e os santos do Carmelo:

A vocação de São José, extensão da vocação da Virgem Maria. "Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos atestar estas coisas a respeito das igrejas. Eu sou a raiz e o descendente de Davi, a estrela radiosa da manhã". (Ap 22,16) José foi convidado por Deus a «levar para sua casa Maria, sua esposa», grávida d'«Aquele que nela foi gerado pelo poder do Espírito Santo» (Mt 1,20), para que Jesus, «chamado Cristo», nascesse da esposa de José, na descendência messiânica de David (Mt 1, 16). (CIC 437) “Faço voto em presença da Santíssima Trindade, da Santíssima Virgem, de São José e dos santos e anjos do Céu, de só ter por Esposo Jesus, único amor de minha alma”. (Santa Teresa dos Andes - Diário 17, 1916)

 



                           

Rosário, piedade mariana e cristológica:

 “Em Cristo, Deus assumiu um coração de carne”.

 

Uma coisa é clara! Se a repetição da Ave-Maria se dirige diretamente à Maria, com Ela e por Ela é para Jesus que, em última análise, vai o ato de amor. A repetição alimenta-se do desejo duma conformação cada vez mais plena com Cristo, verdadeiro “programa” da vida cristã. S. Paulo enunciou este programa com palavras cheias de ardor: «Para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro» (Flp 1, 21). E ainda: «Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim» (Gal 2, 20). O Rosário ajuda-nos a crescer nesta conformação até à meta da santidade. (Rosarium Virginis Mariae, 27. S. J. Paulo II, 2002)

 


Intenções:

Intenção comunitária: Meditar sobre a vocação recebida de Deus, e suplicar pelas vocações sacerdotais e religiosas, seculares e missionárias.

Intenção pessoal: (.....)

Proposta: Rezar o terço de Nossa Senhora, com a intercessão de São José.

                                                


                                                  


                                                     ORAÇÃO FINAL: (Todos os dias)

Oração – Ladainha.

 Ó Deus, que distinguistes a Ordem do Carmelo com o título glorioso da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe de vosso Filho, concedei-nos propício que hoje, na sua presença, possamos, munidos de sua ajuda, chegar ao vértice da sagrada montanha que é Jesus Cristo, Vosso Filho, Nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!



                                                



LADAINHA DE NOSSA SENHORA DO CARMO

Senhor, tende piedade de nós…
Jesus Cristo, tende piedade de nós…
Senhor, tende piedade de nós…
Jesus Cristo, ouvi-nos…
Jesus Cristo, atendei-nos…
Deus Pai dos Céus,
tende piedade de nós.
Deus Filho, Redentor do mundo,
tende piedade de nós.
Deus Espírito Santo,
tende piedade de nós.
Santíssima Trindade que sois um só Deus,
tende piedade de nós.



Santa Maria, rogai por nós.
Mestra da vida interior…
Caminho seguro na noite escura…
Virgem da fé…
Virgem do Caminho de Perfeição…
Virgem fiel…
Virgem que sabe ouvir…
Mãe das Fundações…
Mãe do abandono perfeito…
Mãe da Pequena Via…
Mãe da caridade…
Mãe da humildade…
Senhora das Moradas eternas…
Senhora do “SIM”…
Senhora do Monte Carmelo…


Fiel esposa de José…
Esposa da Viva Chama de Amor…
Perfeita esposa do Cântico Espiritual…
Estrela do Carmelo…
Flor do Carmelo…
Formosura do Carmelo…
Nossa Senhora da Subida do Monte Carmelo…
Modelo de oração…
Modelo de vida interior…
Caminho que leva a Deus…
Alma enamorada de Deus…
Auxílio dos Carmelitas…
Serva do Senhor…
Sublime filha de Sião…
Esperança dos Carmelitas…
Rainha do silêncio…
Rainha do Castelo Interior…
Rainha do Carmelo…

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo,
perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo,
ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo,
tende piedade de nós.


V. Rogai por nós, Rainha e Formosura do Carmelo.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.


Salve Regina (Salve-Rainha).

 

 

(Por Estela da Paz, OCDS)







 


03/07/2021 -  REUNIÃO FORMATIVA

   A Comunidade Rainha do Carmelo realizou, por videoconferência, sua décima reunião formativa e seu segundo lazer. 


  • Acolhimento: Efigênia



  • Oração inicial: Helaine







  • Vídeos e fotos das últimas edições dos lazeres juninos: Gilcivânia e Romário


                                                        
                      









   
                                        



















  • Homenagem aos aniversariantes do segundo trimestre: Neuton






  • Casamento matuto: Gilcivânia e Romário




















   

















  





  • Música: "Repartição do boi": Regina Grêgo



Dê um pouco do cupim.
E a parte do lagarto?
Dê para o Gerardo. 
O que dou pra Larissinha?
Dê toda a maminha.
E o quarto dianteiro?
Para a Fátima Monteiro.
E o pescoço a quem dou?
Pro Edjane por favor.
E a Paula o que ela quer?
Um teco do filé.
Pra quem dou a dianteira?
Para a Suzy Oliveira.
E a língua quem que quer?
Acho que a Silvia quer.
Toda a parte da fraldinha?
Vai para a Claudinha.
Para a Gil que nos orgulha?
Vai a ponta da agulha.
O coxão mole é muito bom...
Pois entrega pro Neuton.
Toda a parte da alcatra?
É só para a Renata.
Pra Heloísa vai o quê?
Vai o peito pra moer.
Um dos rins é da Tereza...
Ela gosta com certeza.
E o braço eu vou dar...
Pra Helaine cozinhar.
Luís Carlos ganha o quê?
A paleta pra comer.
E o miolo da paleta?
Juliana, ela aceita.
O coxão duro vou doar...
Pra Livramento temperar.
Fátima Castro vai ganhar...
A orelha pra picar.
O leitinho, acho que pode...
Vou doar pra Mônica Dodt. 
Um bom osso com tutano?
Pro Michell, não há engano.
E o rabo especial?
A Marilene faz legal!
Pra Noélia Fontenelle?
Dou as tetas, fortalece.
Pra quem dou toda a cabeça?
Pra Neiaria, com certeza.
O que será que a Nilce quer?
Costelinha, se puder.
O coração que amor desperta?
Dê pra Neila nossa emérita.
E o fígado fresquinho?
Vai pra Regina Aquino.
E a parte da raquete?
Vai para a Valdete.
O peixinho a quem darei?
Dona Irene, eu bem sei.
E pra Maria Jacyra?
Dê um rim, ela se vira.
Maria Luiza vai querer...
Um bom osso pra roer.
E o lombo pra cozido?
A Marília faz bonito.
O garrão quem vai ganhar?
A Milena vai tratar.
Pra Rosângela dou o quê?
Qualquer parte pra cozer.
E a Catarina vai levar...
Qualquer parte pra assar.
Pra quem dou o osso buco?
Pra Kessya Araújo.
Mônica Mota vai ganhar...
Os dois chifres pra mostrar.
Um dos pés a quem daria?
Para a Letícia Maria. 
Pra Socorro que cozinha?
Dê uma outra costelinha.
E a aba a quem vou dar?
Noélia Lima vai gostar.
E a parte do fraldão?
Pra Eduarda com razão. 
O patinho, bom pedaço?
Pra Raquel, sem embaraço. 
A Rosemeire vai ganhar...
Toucinho pra temperar.
Pra Branca ficar feliz?
Dê a parte do nariz.
Pra Suely, linda figura?
Pode dar toda a gordura.
Pra Efigênia, presidente?
Pode dar todos os dentes.
Quem rezar o terço comigo?
Leva a parte do umbigo.
Pra quem Cristo diz amém?
Vai levar todo o acém. 
E pra mim o que restou?
Um pouquinho de cocô. 
Mas, foi só o que sobrou?
Foi só o que sobrou.
Vou usar para adubar o jardim da Rainha.
Ê boi, ê boi, ê boi carmelita. (bis)
Quem tá dançando esse boi
É a Rainha do Lugar. (bis) 🌺🍃



  • Encerramento: Efigênia