Páginas

quarta-feira, 27 de março de 2019

Nascimento de Santa Teresa de Jesus, 28/03/1515




D. Alonso Sánchez de Cepeda escreveu: "Aos vinte e oito dias do mês de março do ano de mil quinhentos e quinze, uma quarta-feira, nasceu Teresa, minha filha, às cinco horas da manhã, meia hora mais, meia hora menos, aos primeiros alvores do dia.".

O Ângelus da aurora começou a soar na igreja de São Domingos; depois, repicaram todos os sinos de Ávila: os de São João, São Pedro, Santo Isidoro e São Cebrião, São Nicolau, São Tiago, São Romão.

A 4 de abril, o padrinho e a madrinha da pequena Teresa pediam em seu nome, na igreja paroquial de São João, "a fé e a vida eterna". Naquele mesmo dia, inaugurava-se o mosteiro da Encarnação, convento de carmelitas da Regra mitigada: abriam-se já as portas da casa de Deus em que aquele que a batizava "em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo" a convidava a entrar.

A menina recebeu o nome de Teresa, em memória, sem dúvida, de duas das avós: a bisavó paterna, Teresa Sanchez, e a avó materna, Teresa de las Cuevas. (Marcelle Auclair)

segunda-feira, 18 de março de 2019

Reunião em 16/03/2019

 Nosso encontro formativo e fraterno, aconteceu na Ermida de São José, Carmelo Santa Teresinha, iniciando com a oração conduzida pela Efigênia.
 Oração ao Sagrado Coração de Jesus, conduzida pelo Mário.

 Oração meditativa com o Evangelho de Domingo, conduzida pela Neila.

 Hora do recreio.










 Formação principal, sobre o Tema II, do livro formativo, conduzida por Regina.

 Formamos 8 equipes para facilitar o entendimento do texto.

 Depois, uma pessoa de cada grupo, explicou sobre o que foi entendido.

 Rezamos a Salve Regina e em seguida, iniciamos a Oração com os devotos do Santo Escapulário, que acontece todos os dias 16 de cada mês.
"Aqui, só duas coisas nos pede o Senhor: amor à Sua Majestade e ao próximo. É nisso que devemos trabalhar. Seguindo-as com perfeição, fazemos a Sua vontade, unindo-nos assim a Ele. Mas, como tenho dito, quão longe estamos de fazer como devemos essas duas coisas a tão grande Deus! Queira Sua Majestade dar-nos graça a fim de que mereçamos chegar e este estado. Está em nossas mãos fazê-lo; basta que o desejemos." (5M 3,7)

segunda-feira, 11 de março de 2019

Reunião em 16/02/2019

 Nos reunimos na Ermida de São José, Carmelo Santa Teresinha para nossa tarde formativa. Começamos com a oração e em seguida tivemos uma formação sobre Santa Teresa de Jesus.

 Depois a Regina nos explicou sobre a Lumen Gentium - capítulo VIII: "A Bem-Aventurada Virgem Maria Mãe de Deus no Mistério de Cristo na Igreja." Essa formação faz parte do Tema I do nosso livro formativo.



 Hora do recreio.











 Após nossa reunião formativa, iniciamos a Oração com os Devotos do Escapulário que acontece todos os dias 16 de cada mês. Concluímos a tarde com a Oração da Salve Regina.
"A Virgem Maria é exemplo apostólico. E foi ela, mais uma vez, quem esperou a vinda do Espírito Santo, perseverando em oração com os apóstolos, dando testemunho da oração de intercessão. Ela é Mãe da Ordem. O Carmelita Secular goza de sua especial proteção e cultiva uma sincera devoção mariana." (Constituições 4)

Reunião em 02/02/2019


 Nos reunimos na Ermida de São José, Carmelo Santa Teresinha para nossa primeira reunião do ano de 2019. Iniciamos com uma oração conduzida por Efigênia.
 Fizemos um círculo e cada um disse o que ofereceria ao outro nesse ano de 2019: AMOR, PERDÃO, COMPROMISSO, ORAÇÃO, etc.


 Regina, nossa formadora propôs uma dinâmica com dobraduras e formamos uma palavra: LIXO. Depois escrevemos o que nos impede de caminhar e crescer espiritualmente, para finalizar colocamos numa panela para queimar. 


 Em seguida rezamos juntos o Santo Terço Mariano.
 Hora do recreio, partilha e fraternidade.












Concluímos nosso encontro com a Oração das Vésperas e Salve Regina.