sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Parabéns Moisés!! 01/10/11

MOISÉS DA CRUZ, OCDS


"Deus criou as almas humanas para Si. Ele quer uni-las a Si e lhes dar a imensa plenitude e incalculável felicidade de sua própria vida divina - isso já nesta vida. Esse é o alvo para o qual Deus orienta as almas e ao qual todas devem tender com todas as forças."(Santa Teresa Benedita da Cruz). Desejamos que sua vida seja essa plenitude de felicidade, fruto de sua perfeita união com o Amado de nossa alma. Parabéns pelo dom da sua vida, que Santa Teresinha derrame uma chuva de rosas naquilo que você mais almeja.


Com amor e orações,

Comunidade Rainha do Carmelo.

Quem vos ouve é a Mim que ouve!


Comentário ao Evangelho do dia feito por :
Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona (Norte de África) e doutor da Igreja
Discursos sobre os salmos, Salmo 49, §23
Alguém que ouvira o versículo «Oferece a Deus um sacrifício de louvor» (Sl 49,14), pensou: «Todos os dias, ao acordar, irei à igreja e aí entoarei um hino da manhã; ao final do dia, um hino da noite; e depois, em minha casa, um terceiro e um quarto hinos. Deste modo, farei todos os dias um sacrifício de louvor que oferecerei ao meu Deus». Fazer isto é bom, se realmente o fizeres, mas livra-te de ficares tranquilo com o que fazes e vê que, enquanto a tua língua fala bem perante Deus, a tua vida não fale mal à Sua frente. [...] Toma cuidado e não vivas mal enquanto falas bem.
Porquê? Porque Deus disse ao pecador: «Que tens tu de recitar os Meus mandamentos, com a Minha aliança na boca [, tu que rejeitas as Minhas palavras por trás]?» (v. 16-17) Eis o temor com que devemos falar. [...] Vós, meus irmãos, estais em segurança: se ouvirdes dizer coisas boas, é Deus que ouvis, qualquer que seja a boca que fala convosco. Mas Deus não quis deixar de repreender aqueles que falam, com receio de que adormeçam em segurança numa vida de desordem, afirmando que falam do bem e pensando: «Deus não quererá condenar-nos, pois foi através de nós que quis dizer coisas tão boas ao Seu povo». Portanto, vós que falais, quem quer que sejais, escutai o que dizeis; vós que quereis ser ouvidos, ouvi-vos em primeiro lugar. [...] Possa eu ser o primeiro a ouvir, possa eu ouvir, e ouvir melhor do que todos, «aquilo que o Senhor Deus diz em mim, pois Ele diz palavras de paz ao Seu povo» (Sl 84,9).

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

ORAÇÃO À VIRGEM PODEROSA E AOS SANTOS ARCANJOS







ORAÇÃO À VIRGEM PODEROSA E AOS SANTOS ARCANJOS



(contra os ataques de satanás e demais demônios)







Ó Maria, Virgem Poderosa, grande e ilustre Defensora da Igreja, Auxílio Maravilhoso dos Cristãos, terrível como exército em ordem de batalha! Vós que destruístes a heresia em todo o mundo, em nossas angústias, em nossas lutas, em nossas aflições, defendei-nos do inimigo infernal e, na hora da morte, acolhei a nossa alma no Paraíso!
Graças Vos damos, Mãe Santíssima! Sacratíssimo e Misericordioso Coração de Jesus, meu Senhor e meu Deus, seguro refúgio de todos os pobres pecadores, guardai e defendei a minha alma e as da minha família!
Que o Vosso Coração pleno de Amor, vença Satanás! Amém!

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate! Cobri-nos com vosso escudo contra os embustes e ciladas do inimigo!
- Ordene-lhe, Deus, instantemente Vos pedimos!
E vós, ó príncipe da milícia celeste, com o divino poder, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos que andam por este mundo para perder as almas! Amém!

São Rafael Arcanjo, acompanhai-nos no caminho da vida! Sede nosso companheiro, amparo e proteção durante todo o percurso de nossa caminhada terrestre!
E vós, glorioso arcanjo dos Exércitos celestes, Anjo da Cura, Medicina de Deus, pelo divino poder, alcançai-nos do Senhor a cura e a libertação de todas as doenças físicas e espirituais, que prejudiquem o cumprimento da vontade de Deus, a nossa santificação e a nossa salvação eterna. Amém!

São Gabriel Arcanjo, Potência e Força de Deus, encorajai-nos no dia-a-dia! Sede nosso amparo, auxílio e fortaleza nos momentos de prova e de tribulação!
E vós, ó glorioso arcanjo e ilustre mensageiro de Deus, pelo divino poder, ajudai-nos a sermos sempre fortes perante os ataques do maligno, que tenta a todo custo nos desanimar, desesperar e enfraquecer. Que jamais sucumbamos no combate da vida e que possamos, fortes e vitoriosos, chegarmos ilesos à Eterna Morada dos eleitos. Amém!

Bendizei o Senhor todos os Seus anjos, que executais a Sua vontade.


Comentário ao Evangelho do dia feito por :
São Bernardo (1091-1153), monge cisterciense e doutor da Igreja
1º Sermão para a festa de São Miguel
Celebramos hoje a festa dos santos anjos. [...] Mas que podemos dizer destes espíritos angélicos? Eis o que nos diz a fé: acreditamos que eles gozam da presença e da visão de Deus, que possuem uma felicidade sem fim, os bens do Senhor que «nem o olho viu, nem o ouvido ouviu, nem jamais passaram pelo pensamento do homem» (1Cor 2,9). O que pode um simples mortal dizer sobre este assunto a outros mortais, ele que é incapaz de conceber tais coisas? [...] Se é impossível falar da glória dos santos anjos em Deus, podemos pelo menos falar da graça e do amor que eles manifestam relativamente a nós, pois gozam, não apenas de uma dignidade incomparável, mas também de um espírito de serviço cheio de bondade. [...] Não podendo compreender a sua glória, deixamo-nos prender tanto mais fortemente à misericórdia de que estão cheios estes familiares de Deus, cidadãos do céu e príncipes do paraíso.
O próprio apóstolo Paulo, que contemplou com os seus olhos a corte celestial e que conheceu os seus segredos (2Cor 12,2), atesta que todos os anjos são «espíritos ao serviço de Deus, enviados a fim de exercerem um ministério a favor daqueles que hão-de herdar a salvação» (2Cor 12,2). Não tomeis tal afirmação por inconcebível, pois o Criador, o próprio Rei dos anjos, «não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por todos» (Mc 10,45). Que anjo desdenharia pois tal serviço, onde o precedeu Aquele que os anjos servem no céu com pressa e alegria?

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Lazer e homenagem a Santa Teresinha. 24/09/11

Nosso lazer teve início às 08:30h da manhã na Escolinha Minha vida meus amores, gentilmente cedida por Regina. Nossa confraternização teve uma mesa farta para o cafe da manhã, como também para os lanches de quem chegaria depois:

Abaixo, Lia e Maria Clara:
Efigênia, nos convida a oração inicial e nos fala da importância desse momento de lazer. No retiro, é o momento que estamos a sós com Deus, e no lazer é o momento que estreitamos nossos laços de amizade com nosso irmão:
Helena, Gláucia e Ceane:
Mônica inicia uma dinâmica para que todos respondam a seguinte pergunta: "Como foi o retiro para você, como você está após o retiro?"
Livramento:
Ruth:
Todos poderam expor seus sentimentos e fazer considerações a respeito do retiro. Após o almoço, começamos a homenagem a Santa Teresinha do Menino Jesus. Foi distribuido uma frase sobre os diversos momentos de sua vida, e ao acompanhar a leitura de sua biografia, íamos falan- do aquela frase que se encaixava naquele momento específico.
Nossa Comunidade atenta a leitura sobre Santa Teresinha. Lemos também diversas frases escritas por ela, que nos fala sobre a Confiança no Nosso Bom Deus.
Concluimos nossa dia de lazer com a comemoração dos aniversariantes do triênio: Julho, Agosto e Setembro. Da esquerda para direita: Ana Stela, Ceane, Flávio, Jacqueline, Maria Luiza, Ruth, Helena e Rosângela:
"Tenho confiança na misericórdia infinita do bom Deus. Ela é grande para apagar os maiores crimes quando encontra um coração que deposita nela toda a sua confiança." (Santa Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face)
Pedimos ao Nosso Amado Deus, que encha até transbordar, o coração de cada membro de nossa Comunidade Rainha do Carmelo, com essa confiança de Santa Teresinha, para assim tudo esperar somente DELE. A Ele todo honra, toda glória, todo louvor!!

Quem não é contra vós é por vós.


Comentário ao Evangelho do dia feito por :
Concílio Vaticano II
Constituição sobre a Igreja no mundo contemporâneo, « Gaudium et spes », § 92
Em virtude da sua missão de iluminar o mundo inteiro com a mensagem de Cristo e de reunir sob um só Espírito todos os homens, de qualquer nação, raça ou cultura, a Igreja constitui um sinal daquela fraternidade que torna possível e fortalece o diálogo sincero.
Isto exige, em primeiro lugar, que, reconhecendo toda a legítima diversidade, promovamos na própria Igreja a mútua estima, respeito e concórdia, em ordem a estabelecer entre todos os que formam o Povo de Deus, pastores ou fiéis, um diálogo cada vez mais fecundo. Porque o que une entre si os fiéis é bem mais forte do que o que os divide: haja unidade no necessário, liberdade no que é duvidoso, e em tudo caridade.
Abraçamos também em espírito os irmãos que ainda não vivem em plena comunhão conosco, e as suas comunidades, com os quais estamos unidos na confissão do Pai, Filho e Espírito Santo [...]. Voltamos também o nosso pensamento para todos os que reconhecem Deus e guardam nas suas tradições preciosos elementos religiosos e humanos, desejando que um diálogo franco nos leve a todos a receber com fidelidade os impulsos do Espírito e a segui-los com entusiasmo.
Pela nossa parte, o desejo de um tal diálogo, guiado apenas pelo amor pela verdade e com a necessária prudência, não exclui ninguém; nem aqueles que cultivam os altos valores do espírito humano, sem ainda conhecerem o seu Autor; nem aqueles que se opõem à Igreja, e de várias maneiras a perseguem. Como Deus Pai é o princípio e o fim de todos eles, todos somos chamados a ser irmãos. Por isso, chamados pela mesma vocação humana e divina, podemos e devemos cooperar pacificamente, sem violência nem engano, na edificação do mundo na verdadeira paz.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

São Padre Pio, rogai por nós!

Hoje nossa Igreja celebra São Padre Pio, segue abaixo um pensamento dele:

"Que Jesus e Maria sejam sempre louvados! Jesus nos disse no Evangelho que o prêmio é destinado não a quem começa bem, nem a quem continua no caminho do bem por um certo tempo, mas a quem persevera até o fim. Portanto, quem começou, procure perseverar sempre melhor. Quem está prosseguindo, procure chegar até o fim. E, quem desgraçadamente não começou ainda, ponha-se no caminho correto. Esforcemo-nos todos em perseverar. Sei que é uma tarefa bastante difícil. Porém, com o exemplo dos santos e com o auxílio da Virgem Santíssima, a graça de Deus, que está sempre pronta para quem a procura, nunca nos faltará. Por isso, revistamo-nos de constância, de paciência e de perseverança. E, então, se verificará em nós aquilo que o próprio Jesus nos disse no Evangelho: “Aquele que persevera até o fim, esse se salvará!” Desejo a todos uma boa noite, cheia de graças e de bênçãos. E uma benção muito especial não somente a vocês, mas a todos aqueles que estão nos seus corações; especialmente às suas famílias e as pessoas a quem vocês querem bem. Mas, de modo especial, uma benção aos pobres doentes e aos sofredores. Que o Senhor infunda neles coragem e perseverança, e lhes dê saúde. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém. Que Jesus e Maria sejam sempre louvados!" (Padre Pio de Pietrelcina) 23/09

Quem sou Eu para vós?


Comentário ao Evangelho do dia feito por :
Papa Bento XVI
Exortação Apostólica Sacramentum caritatis, 77 (trad. © copyright Libreria Editrice Vaticana)
É preciso reconhecer que um dos efeitos mais graves da secularização, há pouco mencionada, é ter relegado a fé cristã para a margem da existência, como se fosse inútil para a realização concreta da vida dos homens; a falência desta maneira de viver «como se Deus não existisse» está agora patente a todos. Hoje torna-se necessário redescobrir que É preciso reconhecer que um dos efeitos mais graves da secularização, há pouco mencionada, é ter relegado a fé cristã para a margem da existência, como se fosse inútil para a realização concreta da vida dos homens; a falência desta maneira de viver «como se Deus não existisse» está agora patente a todos. Hoje torna-se necessário redescobrir que Jesus Cristo não é uma simples convicção privada ou uma doutrina abstrata, mas uma Pessoa real cuja inserção na história é capaz de renovar a vida de todos.
Por isso, a Eucaristia, enquanto fonte e ápice da vida e missão da Igreja, deve traduzir-se em espiritualidade, em vida «segundo o Espírito» (Rm 8,4ss; cf Gal 5,16.25). É significativo que São Paulo, na passagem da Carta aos Romanos onde convida a viver o novo culto espiritual, apele ao mesmo tempo para a necessidade de mudar a própria forma de viver e pensar: «Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para saberdes discernir, segundo a vontade de Deus, o que é bom, o que Lhe é agradável, o que é perfeito» (12,2). Deste modo, o Apóstolo das Gentes põe em evidência a ligação entre o verdadeiro culto espiritual e a necessidade duma nova maneira de compreender a existência e orientar a vida. Constitui parte integrante da forma eucarística da vida cristã a renovação da mentalidade, pois «assim já não seremos crianças inconstantes, levadas ao sabor de todo o vento de doutrina» (Ef 4,14).

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

CONVITE PARA O DIA DE LAZER!!

Neste sábado próximo, dia 24/09/2011, faremos nosso dia de lazer, será na escolinha Minha vida, meus amores, situada na Av.:D, Nº 380, 2ªEtapa, José Walter, às 08:30 h. Qualquer dúvida quanto ao endereço, favor falar com a Regina ou a Mônica. Contamos com a presença de todos, para aumentarmos mais ainda nossa fraternidade.


Com amor e orações,

Comunidade Rainha do Carmelo.

Tal como Herodes, queremos ver a Jesus!


Comentário ao Evangelho do dia feito por :
São Pedro Crisólogo (c. 406-450), bispo de Ravena, doutor da Igreja. Sermão 147
O amor não admite não ver aquilo que ama. Não consideraram todos os santos ser pouca coisa aquilo que obtinham quando não viam a Deus? [...] Por isso Moisés ousa dizer: «Se alcancei graça aos Teus olhos, revela-Me o Teu rosto» (Ex 33, 13). E diz o salmista: «Revela-nos o Teu rosto» (Sl 79,4). Não era por isso que os pagãos construíam ídolos? No seio do próprio erro, eles viam com os olhos o que adoravam.
Deus sabia, pois, que os mortais se atormentavam no desejo de O ver. O que Ele escolheu para Se revelar era grande na terra e não era o mais pequeno nos céus. Porque o que, na terra, Deus

fez semelhante a Si não podia ficar sem honra nos céus: «Façamos o ser humano à Nossa imagem e semelhança», diz (Gn 1, 26). [...] Que ninguém pense, pois, que Deus fez mal em vir aos homens por meio de um homem. Ele fez-Se carne entre nós para ser visto por nós.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O QUE É INTERCEDER



Interceder é “querer o querer de Deus”, diz Papa
Apresenta Moisés como prefiguração da intercessão de Cristo na cruz.
ROMA, quarta-feira, 1º de junho de 2011 (ZENIT.org)





– Orar é amar o que Deus ama. E quem intercede, “desejando o desejo de Deus, entra sempre mais profundamente no conhecimento do Senhor e da sua misericórdia e se torna capaz de um amor que chega até o dom total de si mesmo”.
Esta foi a meditação que o Papa compartilhou na audiência geral de hoje, acerca da oração, desta vez falando sobre a passagem do Livro do Êxodo em que o povo de Israel trai o Deus que o livrou do Egito, construindo um bezerro de ouro para adorar.
Com a ameaça do castigo, explicou o Papa, Deus leva Moisés a interceder pelos israelitas, para poder perdoá-lo e, assim, levar a cumprimento a obra de salvação e manifestar sua verdadeira realidade aos homens.
“A oração de intercessão torna operativa, dessa maneira, a misericórdia divina, que encontra sua voz na súplica de quem reza e se torna presente através dele onde há necessidade de salvação.”
A salvação de Deus envolve misericórdia, afirmou o Papa, mas “sempre denuncia a verdade do pecado, do mal que existe, para que, assim, o pecador, reconhecendo e rejeitando o próprio mal, possa se deixar perdoar e transformar por Deus”.
A intercessão de Moisés “não desculpa o pecado do seu povo, não enumera supostos méritos nem do povo nem seus, mas apela à gratuidade de Deus: um Deus livre, totalmente amor, que não cessa de buscar quem se afasta, que permanece sempre fiel a si mesmo e que oferece ao pecador a possibilidade de voltar a Ele e converter-se, com o perdão, em justo e capaz de ser fiel”.
Em resumo, Moisés pede a Deus “que se mostre mais forte que o pecado e que a morte e, com sua oração, provoca esta revelação divina”.
Doação de si mesmo
Em referência à expressão que Moisés utiliza para interceder pelo povo - "Mas agora perdoa-lhes o pecado; senão, risca-me do livro que escreveste" -, o Santo Padre explicou que nela “os Padres da Igreja viram uma prefiguração de Cristo, que, no alto da cruz, realmente está diante de Deus, não só como amigo, mas como Filho”.
Jesus, na cruz, não só se oferece – “risca-me” -, mas, “com seu coração atravessado, faz-se ‘riscar’”; “sua intercessão não é só solidariedade, mas se identifica conosco; Ele nos carrega em seu corpo. E assim, toda a existência do homem e do Filho é o grito ao coração de Deus, é perdão, mas um perdão que transforma e renova”.
Por isso, o Pontífice convidou os presentes a acreditarem que “Cristo está diante do rosto de Deus e reza por mim. Sua oração na cruz é contemporânea a todos os homens, contemporânea a mim: Ele reza por mim, sofreu e sofre por mim, identificou-se comigo, tomando nosso corpo e a alma humana”.
“Do alto cume da cruz, Ele não trouxe novas leis, tábuas de pedra, mas trouxe a si mesmo, seu corpo e seu sangue, como nova aliança. Assim, torna-nos consanguíneos a Ele, um corpo com Ele, identificados com Ele.”
Jesus nos convida “a entrar nessa identificação, a estar unidos a Ele em nosso desejo de ser um corpo, um espírito com Ele. Oremos ao Senhor para que esta
identificação nos transforme, nos renove, porque o perdão é renovação e transformação”.

A "PEQUENA VIA" DE SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS











A PEQUENA VIA

(Santa Teresinha, Obras Completas, Carta 197).

O mundo tem sede de Deus. As pessoas querem fazer uma experiência de Deus. Querem encontrar um sentido mais profundo para suas vidas. Estão cansadas de sofrer, desesperançadas. Existe uma infinidade de caminhos espirituais e de espiritualidades a seguir. Teresinha afirma: Como os caminhos, pelos quais o Senhor conduz as pessoas, são diferentes!
Temos um caminho a lhe oferecer. Uma nova estrada, aquela palmilhada pela Santa de Lisieux. Segundo ela, um caminho real... vereda que foi traçada pelo próprio Jesus. Gostaríamos que você fosse suficientemente audacioso para provocar uma verdadeira revolução em sua vida conhecendo a Pequena Via, ou Pequeno Caminho, síntese da vida e da espiritualidade daquela que foi chamada de filigrana do Espírito Santo pelo filósofo Emanuel Mounier. Esta Pequena Via poderá ter o efeito de uma bomba em sua vida. Prepare-se para uma explosão de alegria e de desejo de viver o Evangelho seguindo as pegadas da Padroeira das Missões. Você também pode ser santo!
Pequena e frágil Teresinha tinha consciência de ser um nada diante de Deus. Meditava a vida dos santos e ficava encantada com seus gestos de heroísmo, sua duríssima penitência. Comparando-se a eles, verdadeiros gigantes espirituais, ela se sentia um grão de areia. Mas nem por isso desistiu de buscar a santidade. Apesar de sua pequenez, conseguiu descobrir um pequeno caminho bem direto, bem curto, um pequeno caminho todo novo em sua busca de perfeição.
Incapaz de subir por própria conta os patamares da Montanha do Amor e de escalar a rude escada da santidade, pediu a Jesus que a levasse nos braços ao cume da perfeição. Jesus seria o seu elevador e ela, docilmente, se lançaria nele numa vida de entrega e submissão. Estava começando a trilhar a Pequena Via e podia profetizar: "Como haverá pessoas admiradas ao ver o caminho pelo qual eu fui conduzida!"...
Você quer tentar seguir a Pequena Via? Os pontos principais da espiritualidade da Pequena Via são os seguintes:

1. Desça imediatamente de seu pedestal!
Reconheça a sua pequenez. Aceite suas próprias limitações. Aceite-se como você é. Lembre-se de que você foi feito de barro. Veja o exemplo de Teresinha: ... Sei sempre encontrar o meio de ser feliz e de aproveitar de minhas misérias... Lembre-se de que Deus o fez assim, fraco e pecador. Diante d'Ele somos um nada. Dispa-se de toda vaidade e orgulho. Saiba exatamente quantos passos suas pernas podem dar. Desça do pedestal de sua arrogância. Seja humilde. Você é incapaz de atingir a santidade sozinho. Coloque-se diante de Deus como você é e não como gostaria de ser.
2. Sem Deus, você não é ninguém!
Quem o dirige nessa caminhada é Deus. Se você consegue exercer alguma virtude, não atribua a si mesmo o sucesso de seus empreendimentos espirituais. Procure fazer a vontade d'Ele, buscando-a pela oração e pela escuta de Sua palavra. Veja bem o que escreveu Teresinha: O Bom Deus continua me dirigindo pelo mesmo caminho, não tenho outro desejo senão o de fazer sua vontade. Renda-se aos encantos de Deus. Jogue-se em seus braços como uma criança. A Pequena Via é o caminho da entrega total, do abandono. Não resista. Melhor: desista de si mesmo e se refugie no único que pode trazer um sentido pleno à sua vida: O Deus de Misericórdia. Se você deseja ser santo, lembre-se que toda santidade vem do Senhor: Sede santos como eu sou santo.
3. Reconheça: Deus é rico em Misericórdia!
A felicidade que você usufrui, a paz que invade seu coração, nada disso existe por acaso, nem por seus mérito. Deus é rico em misericórdia e só dessa misericórdia você pode viver. Adore o Deus de Amor e Misericórdia, como Teresinha. Sinta-se invadido por este manancial de amor, como nossa santinha: Parece-me que o amor me penetra e me envolve, parece-me que, a cada instante, esse Amor Misericordioso me renova, purifica minha alma... Abandone para sempre aquela idéia do Deus vingativo e cruel que lhe foi imposta na infância. Ele é doce e misericordioso, quer o seu bem. Às vezes parece frio e distante, mas na verdade Ele nunca o abandona. Ele não o poupa de sofrimentos, porque o sofrimento faz parte da vida. Em compensação, Sua Misericórdia faz de você uma pessoa forte e destemida. Jamais tenha medo de Deus. Faça como Teresinha: Não posso temer um Deus que se fez por mim tão pequeno... eu o amo! ... pois ele só é amor e misericórdia!.. A Pequena Via o fará descobrir que o amor de Deus é absolutamente gratuito. Nosso Deus é um Deus que dá a vida, que se dá, que perdoa sempre!
4. Viva o momento presente!
Pense os momentos preciosos que você está perdendo em sua vida por não viver o momento presente deixando a imaginação vaguear pelo futuro ou preso pela memória ao passado. O agora é um presente de Deus. Tome consciência do valor único e insubstituível desse minuto que você tem o privilégio de viver, esteja chorando ou sorrindo. Este momento é o único em que, na verdade, você pode amar a Deus e ao próximo. Nossa mãe, Santa Teresa de Jesus (de Ávila), a grande reformadora do Carmelo, dizia: Quem tem o momento presente tem Deus. Quem tem Deus tem Tudo. Teresinha soube viver a mística do instante e isso está muito presente em uma de suas poesias: Minha vida é só um instante, uma hora que passa. Minha vida é um só dia que se esquiva e foge bem o sabeis, meu Deus! Para vos amar na terra só tenho hoje. Por que se atormentar com a idéia do prolongamento de seus sofrimentos? Aprende a sofrer minuto por minuto: De instante em instante, pode-se agüentar muito, confidenciou Teresinha a Madre Inês.
5. Não perca o ânimo!
Que sua confiança em Deus seja sem limites: A confiança faz milagres... É a confiança, e nada mais a não ser a confiança, que nos deve conduzir ao Amor. Os caminhantes da Pequena Via não desanimam quando a estrada está acidentada, tortuosa. Acha-se muito fraco e pecador? Não pare no meio do caminho. Levante sua cabeça e prossiga. Peça a Jesus para tomar posse de sua alma e fazê-lo forte. Teresinha nos garante que seu caminho é todo de confiança e de amor. Por isso ela não compreende que ainda existam pessoas que tenham medo de um amigo tão terno. Se está difícil viver o evangelho, saiba que ele existe para todos, não para uns poucos privilegiados. A santidade é para todos. Alegre-se em ser pequeno e fraco: Sou de tal natureza que o temor me faz recuar; com o amor não somente avanço, mas vôo.
Está aí, brevemente, a grande linha da Pequena Via. Um projeto de vida simples e audacioso ao mesmo tempo.
Durante a concelebração eucarística no Dia das Missões de 1997, quando proclamou Teresinha Doutora da Igreja, o Papa João Paulo II disse, a propósito da Pequena Via: ela é uma via ao alcance de todos... Caminho da confiança e do abandono total de si mesmo à graça do Senhor. Não se trata de uma via a ser banalizada, como se fosse menos exigente. na realidade, ela é exigente, como o é sempre o Evangelho.

Mas é uma via impregnada do sentido do abandono confiante à misericórdia divina, que torna suave até mesmo o mais rigoroso empenho espiritual.
Agradeçamos a Deus porque Teresinha nos impele à santidade de forma tão descomplicada!

terça-feira, 20 de setembro de 2011

A Minha mãe e os Meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática!


Comentário ao Evangelho do dia feito por :
Isaac da Estrela (?-c. 1171), monge cisterciense
Sermão 51, 25-27; PL 194, 1862; SC 339
«Procurei o repouso em todas as coisas» disse a Sabedoria de Deus; «e permanecerei na herança do Senhor» (Sir 24,12). A herança do Senhor, em sentido universal, é a Igreja; de forma mais especial, é Maria; em sentido particular, é a alma de cada crente. [...] O texto continua: «Então o Criador do universo deu-me as Suas ordens, e aquele que me criou assentou a minha tenda. E disse-me: 'Habita em Jaco'» (v. 8). Com efeito, procurando por toda a parte o descanso e não o encontrando em parte nenhuma, a Sabedoria de Deus, o Seu Verbo, deu-Se então como herança ao povo judeu, a quem, através de Moisés «falou e incumbiu». [...] E Aquele que, por esta segunda criação, criou a Sinagoga, a mãe da Igreja, «repousou na Sua tenda», na tenda da Aliança. Agora, na Igreja, repousa no sacramento do Seu Corpo.
E, como também procurou, por assim dizer, entre todas as mulheres Aquela de quem nasceria, escolheu muito especialmente Maria, que depois foi chamada «bendita entre todas as mulheres» (Lc 1,28). [...] Cristo, que a criou nova criatura (cf 2Co 5,17), veio descansar no seu seio.
Também a cada alma fiel e predestinada à salvação esta Sabedoria «incumbe e fala» quando quer e como quer. Fá-lo interiormente pela inteligência natural, pela qual «ao vir ao mundo, a todo o homem ilumina» (Jo 1,9), e pela inspiração da graça [...]; ou seja, quer pela doutrina, quer pela criação (cf Rm 1,20). [...] E a Sabedoria de Deus, o Seu Verbo, criando e formando assim esta alma «em Cristo Jesus, para vivermos na prática das boas obras» (Ef 2,10), vem repousar na sua consciência.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

CONVITE ESPECIAL!


A Comunidade Rainha do Carmelo, da Ordem dos Carmelitas Descalços, CONVIDA a todos que têm interesse pela Espiritualidade do Carmelo Teresiano a se fazerem presente a Reunião na qual serão apresentadas as diretrizes que norteiam a caminhada espiritual da OCD (Ordem dos Carmelitas Descalços) e OCDS (Ordem do Carmelitas Descalços Seculares).



DATA: 01 de Outubro de 2011

HORÁRIO: das 15:00 às 17:00 horas

LOCAL: Ermida de São José (nas dependências do Carmelo Santa Teresinha)

ENDEREÇO: Av. Alberto Craveiro, 1680, Dias Macedo Fortaleza-CE

TELEFONES PARA CONTATO: (85) 3494-2681, 8851-2681, 9685-6929

CONTATO: Maria Efigênia




Se você se sente chamado(a),

Venha participar da nossa grande Família Carmelitana!

Que Maria, Mãe e Rainha do Carmelo

interceda e ilumine a sua vocação.

Uma lâmpada para os meus passos é a Tua palavra, uma luz no meu caminho.


Comentário ao Evangelho do dia feito por :
São Máximo o Confessor (c. 580-662), monge e teólogo
Pergunta 63 a Talássio; PG 90, 667ss.
A lâmpada no lampadário é Nosso Senhor Jesus Cristo, a verdadeira luz do Pai «que ilumina todo o homem que vem a este mundo» (Jo 1,9). Dito de outra forma, é a Sabedoria e a Palavra do Pai; tendo aceitado a nossa carne, tornou-Se realmente e foi chamado a «luz» do mundo. É celebrado e exaltado na Igreja pela nossa fé e pela nossa piedade. Torna-Se assim visível para todas as nações e brilha para «todos os da casa», isto é, para o mundo inteiro, de acordo com as Suas palavras: «Não se acende uma candeia para a pôr debaixo de um vaso mas no candelabro onde brilhe para todos os da casa» (Mt 5,15).
Como se vê, Cristo designa-Se a Si mesmo como lâmpada. Sendo Deus por natureza, tornou-Se carne no plano da salvação, uma luz escondida na carne como debaixo de um vaso. [...] Era nisto que David pensava quando dizia: «Uma lâmpada para os meus passos é a Tua palavra, uma luz no meu caminho» (Sl 118,105). Porque faz desaparecer as trevas da ignorância e do mal entre os homens, o meu Salvador e Deus é chamado lâmpada na Sagrada Escritura. Porque é o único a poder aniquilar as trevas da ignorância e a dissipar a escuridão do pecado, tornou-Se para todos caminho de salvação. Conduz para junto do Pai aqueles que, pelo conhecimento e pela virtude, avançam com Ele pelo caminho dos mandamentos como por um caminho de justiça.
O lampadário é a Santa Igreja porque o Verbo de Deus brilha por causa da sua pregação. É deste modo que os raios da sua verdade podem iluminar o mundo inteiro. [...] Mas com uma condição: não a esconder sob a letra da lei. Todo aquele que fica preso apenas à letra da Escritura vive segundo a carne: põe a lâmpada debaixo do vaso. Pelo contrário, colocada no lampadário, a Igreja ilumina todos os homens.

domingo, 18 de setembro de 2011

Ide também para a minha vinha!


Comentário ao Evangelho do dia feito por :
São Gregório Magno (c. 540-604), papa e doutor da Igreja
Homilias sobre o Evangelho, n°19
O Senhor não pára, em tempo algum, de enviar trabalhadores para cultivar a Sua vinha [...]: através dos patriarcas, dos doutores da Lei e dos profetas e, finalmente, através dos apóstolos, Ele procurava, por assim dizer, que a Sua vinha fosse cultivada por intermédio dos Seus trabalhadores. Todos aqueles que, a uma fé firme, acrescentaram boas obras, foram os trabalhadores dessa vinha [...].
Os trabalhadores contratados desde o nascer do dia, da hora terceira, da sexta e da nona designam portanto o antigo povo hebreu que, aplicando-se [...], desde o começo do mundo, a prestar culto a Deus com fé firme, não parou, por assim dizer, de se empenhar na cultura da vinha. Mas à décima-primeira hora os pagãos foram chamados, tendo-lhes sido dirigidas estas palavras: «Porque ficais aqui todo o dia sem trabalhar?» De fato, ao longo de todo aquele lapso de tempo por que o mundo passou, os pagãos tinham negligenciado o trabalho que leva à vida eterna, e ali estavam, daquela maneira, o dia inteiro sem nada fazer. Mas reparai bem, irmãos, o que respondem à pergunta que lhes é feita: «É que ninguém nos contratou.» De fato, patriarca algum ou profeta se acercara deles. E que quererão estas palavras dizer: «Ninguém nos contratou para trabalhar», a não ser: «Ninguém nos pregou os caminhos da vida»?
Mas nós, que invocaremos então em desculpa própria, se nos abstivermos de realizar boas obras? Pensai bem: recebemos a fé ao sair do seio de nossa mãe, escutamos as palavras de vida desde o berço e fomos alimentados ao peito da Santa Igreja, dela bebendo, ao mesmo tempo que o leite materno, o néctar da doutrina celeste.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Parabéns, Ana Stela! (14-09-11)

ANA STELA DA SANTA CRUZ, OCDS

Que seus olhos estejam sempre fixos em Nosso Amado Jesus, somente Nele, tudo que é temporal esteja longe de seu olhar! Louvamos a Deus pelo dom da sua vida, nossa gratidão pelos momentos que você nos ajuda com as orações de meditação da Palavra de Deus e pela pessoa solícita que você é. Desejamos que sua vida seja um transbordamento dos dons do Espírito Santo.


Com amor e orações,
Comunidade Rainha do Carmelo

Mulher, eis aí o teu filho!


Comentário ao Evangelho do dia feito por :
Santa Teresinha do Menino Jesus (1873-1897), carmelita, doutora da Igreja
Poesia «Porque te amo, Maria»

Num dia em que os pecadores escutam a doutrina
D'Aquele que os queria receber no céu
Encontro-te com eles, Maria, na colina;
Alguém disse a Jesus que tu querias vê-Lo.
Então, o teu divino Filho, em frente de toda a multidão,
Do Seu amor por nós mostra a imensidão;
Ele diz: «Quem é a Minha mãe e quem são os Meus irmãos?» e
«Quem é meu irmão, minha irmã e minha mãe,
Senão aquele que faz a Minha vontade?» (cf Mt 12,48-50).

Ó Virgem Imaculada, das mães a mais terna,
Ao escutar Jesus, não te entristeces,
Mas alegras-te por Ele nos fazer entender
que a nossa alma se torna aqui na terra a Sua família.
Sim, alegras-te por Ele nos dar a Sua vida,
Os tesouros infinitos da Sua divindade!
Como poderia não te amar, ó minha mãe querida,
Vendo tanto amor e tanta humildade. [...]

Tu amas-nos verdadeiramente como Jesus nos ama
E, por nós, consentes em afastar-te d'Ele.
Amar é tudo dar e dar-se a si mesmo;
Quiseste prová-lo permanecendo como nosso apoio.
O Salvador conhecia a tua imensa ternura,
Sabia dos segredos do teu coração maternal.
Refúgio dos pecadores, foi a ti que Ele nos entregou
Quando deixou a Sua cruz para nos esperar no céu. [...]

A casa de São João tornou-se o teu único abrigo;
O filho de Zebedeu vai substituir Jesus.
É o ultimo detalhe que nos dá o Evangelho,
Da Rainha dos Céus não me fala mais.
Mas o seu profundo silêncio, ó minha Mãe querida,
Não mostra que o próprio Verbo eterno
Quer ser Ele a cantar os segredos da tua vida
Para encantar os filhos, todos os eleitos do céu?

Em breve irei ouvir essa suave harmonia;
Em breve, no céu tão belo, te verei.
Tu, que me vieste sorrir na manhã da minha vida,
Vem sorrir-me uma vez mais [...] Mãe, eis chegada a noite!
Já não temo o esplendor da tua suprema glória;
Contigo sofri e quero agora
Cantar no teu regaço, Virgem, porque te amo
E dizer, para todo o sempre, que sou tua filha!

terça-feira, 13 de setembro de 2011

RETIRO ANUAL DA COMUNIDADE RAINHA DO CARMELO- cont..

Sábado pelo manhã iniciamos nosso dia com a Santa Missa com Laudes, na Capela Mãe da Ternura.

TEMA: "Tu tens palavra de vida eterna" (João 6,68)

LEMA: "Meditar dia e noite a lei do Senhor"(Salmo 1,2)

Frei Wilson na celebração Eucarítica:
Após a Missa, nos dirigimos para o café da manhã, mantendo sempre o silêncio:
Às 16:30 inciamos o momento Mariano, nos separamos individualmente para meditarmos as passagens do Evangelho de Lucas onde relatam os Mistérios gozozos do Santo Terço:
Após os momentos de meditação, subimos uma ledeira, como se tívessemos subindo o Monte Carmelo, com a ajuda de Nossa Senhora, para rezarmos o terço:

Finalizamos o terço, com a Oração das Vésperas e Salve Regina com o coroamento de Nossa Senhora:

A Capela da casa que estávamos, onde ficava Nosso Senhor Eucarístico, nos facilitando os momentos de meditação e contemplação:
Ana Stela, Ruth e Moisés, aguardando o jantar:

Rosângela, Cláudia, Jacqueline e Raimundo:

Mariza e Daniele:

Livramento e Irene:

Mário e Jacyra:

Fátima, Livramento e Irene:

Domingo após o café da manhã, teve uma dinâmica com os ditos populares, cada dupla iria procurar na Bíblia a passagem que corresponde aquele dito. Abaixo, Neila e Natália:

Missa de encerramento do retiro da Capela do Carmelo às 11:00h, procissão de entrada:

Missa presidida por Frei Wilson, a Capela estava linda:

A Comunidade Rainha do Carmelo:

Monjas do Carmelo de Santa Teresinha:Ir. Maria da Paz, comemora conosco seus 60 anos de vida religiosa e nos fala da grandeza do chamado de Deus e o nosso sim a Deus. Efigênia fala que não respondeu ao chamado de Deus tão cedo, assim com a Ir. Maria da Paz, talvez não faça 60 anos de Carmelo, mas que muitos da Comunidade Rainha do Carmelo poderão sim, ter essa alegria de completar 60 anos de vida consagrada. Nosso Bom Deus nos abençoe sempre:

Comemoramos também o dom da vida de Jacqueline e Lia:

A foto oficial do Retiro da Comunidade:

Natália e Maria Luiza:

Almoçamos no Carmelo. Abaixo: Jacqueline, Maria Luiza, Regina, Neila, Helton, Ana Stela e Cláudia.

Giovani, Daniele, Moisés e Arthur:

Concluímos nosso retiro com muita felicidade e na certeza de que Nosso Amado Jesus nos conduzirá a levar Sua Palavra aonde quer que formos, fazer Sua vontade é nossa meta. Nossa Mãe e Rainha do Carmelo nos proteja e interceda por cada vocação que hoje faz da Comunidade Rainha do Carmelo um celeiro fértil.