Páginas

quinta-feira, 30 de junho de 2011

ÚLTIMO DIA DO CONGRESSO NORTE/NORDESTE 26/06/11

Comunidade Rainha do Carmelo, esperando o ônibus para irmos ao Carmelo de São José em São Luís-MA, para participarmos da Santa Missa:


Procissão de entrada:
A Santa Missa foi presidida pelo Arcebispo de São Luís, Dom José Belisário da Silva e co-celebrada por Frei Wilson e Frei Fabiano. Sandra da Comunidade São João da Cruz de São Luís recebeu o escapulário, sendo admitida na Ordem do Carmelo.
Monjas do Carmelo de São José:
Após a Santa Missa, tomamos o café da manhã no Carmelo:
Entrada do Carmelo:
Em seguida, fizemos um tour na cidade de São Luís, abaixo interior da Igreja matriz no centro histórico:
Todos os congressistas no passeio por São Luís:
Ao chegarmos no local do congresso, nos reunimos para as considerações finais e despedida. Almoçamos e seguimos viagem de retorno às nossa casas. Gostaríamos de ficar mais tempo, afinal estarmos todos juntos partilhando do amor de Deus e também de nossos Santos Carmelitas é maravilhoso, mas temos que seguir em missão, EVANGELIZAR, levar o nome de JESUS a todos os lugares que frequentamos e vivemos, com o nosso testemunho de vida simples e fraterno, fazemos a diferença ondes estivermos. Santa Madre Teresa de Jesus interceda por cada um de nós!!!!!

Levanta-te e anda.


Comentário ao Evangelho do dia feito por :
Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona (Norte de África) e doutor da Igreja
Sermão 256 para a Páscoa
«E se o Espírito d'Aquele que ressuscitou Jesus de entre os mortos habita em vós, Ele, que ressuscitou Cristo de entre os mortos, também dará vida aos vossos corpos mortais» (Rm 8,11). Agora é um corpo humano natural; depois será um corpo espiritual. Pois, «o primeiro homem, Adão, foi feito um ser vivente e o último Adão um espírito que vivifica» (1Cor 15,45). Eis a razão pela qual «Ele dará a vida aos vossos corpos mortais, por causa do Espírito que habita em vós».
Ah! Que feliz aleluia cantaremos então! Que segurança! Já não haverá adversário, nem inimigo; não perderemos nenhum amigo. Aqui na terra cantamos os louvores de Deus no meio das nossas preocupações; no céu, cantá-los-emos numa perfeita tranquilidade. Aqui cantamo-los em face da morte; no céu, teremos uma vida que não acaba. Aqui, na esperança; no céu, na realidade. Aqui, somos viajantes; lá, estaremos na nossa pátria. Cantemos portanto, desde agora, irmãos, não para saborear o repouso, mas para aligeirar o nosso trabalho. Cantemos como o fazem os viajantes. Canta, mas sem parar de caminhar; canta para te reconfortares no meio das fadigas. [...] Canta e caminha!
O que quer dizer caminha? Segue em frente; faz progressos no bem. [...] Vai em frente, caminhando para o bem; avança na fé e na pureza de costumes. Canta e caminha! Não te extravies; não voltes atrás; não fiques parado. Voltemo-nos para o Senhor.

LAZER DA COMUNIDADE EM 02/07/2011



Queridos irmãos da Comunidade Rainha do Carmelo – Paz e Bem!

Conforme se encontra em nossa agenda, o lazer deste 2º trimestre será sábado próximo, dia 02/07/2011, no horário das 8h às 16h.
Como todos sabem, este é um dia especial, um encontro de amizade fraterna e descontração. Comemoraremos também os aniversariantes do 2º trimestre. Com empenho e determinação façamos o possível para comparecer.
Contamos ainda com a generosidade de todos que possam contribuir com nosso café da manhã e lanche da tarde, se possível comidas típicas juninas.
Não se esqueça de levar sua roupa para nosso arraial.

Um abraço fraterno da equipe de eventos!


Local: Escola Minha Vida Meus Amores
Av. D, nº 380. Bairro: José Walter. 2ª Etapa.
Ponto de Referência: Vizinho ao Hospital Gonzaguinha e a Escola de Trânsito.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Sou o menor dos apóstolos, nem sou digno de ser chamado Apóstolo.

Comentário ao Evangelho do dia feito por :
São Bernardo (1091-1153), monge cisterciense e doutor da Igreja
3º sermão para a festa dos santos apóstolos Pedro e Paulo, passim
É com razão, irmãos, que a Igreja aplica aos santos apóstolos Pedro e Paulo estas palavras do Sábio: «Aqueles foram homens de misericórdia, cujas obras de piedade não foram esquecidas. Na sua descendência permanecem os seus bens, e a sua herança passa à sua posteridade» (Sir 44, 10-11). Sim, podemos, com propriedade, chamar-lhes homens de misericórdia; porque eles obtiveram misericórdia para eles próprios, porque estão cheios de misericórdia, e porque foi na Sua misericórdia que Deus no-los deu.
Vede, com efeito, que misericórdia eles obtiveram. Se interrogardes o apóstolo São Paulo sobre este assunto [...], ele dir-vos-á estas palavras acerca de si mesmo: «Antes fora blasfemo, perseguidor e violento. Mas alcancei misericórdia, porque agi por ignorância, sem ter fé ainda» (1 Tm 1,13). De fato, não sabemos nós o mal que ele fez aos cristãos de Jerusalém [...] e até aos de toda a Judeia? [...] Quanto ao bem-aventurado Pedro, tenho outra coisa a dizer-vos, e coisa sublime quanto única. Com efeito, se Paulo pecou, fê-lo sem o saber, porque não tinha fé; Pedro, pelo contrário, tinha os olhos bem abertos no momento da queda (Mt 26,69ss). Mas «onde aumentou o pecado, superabundou a graça» (Rm 5,20). [...] Se São Pedro pôde elevar-se a um tal grau de santidade depois de uma queda tão pesada, quem poderá desesperar a partir de então, por pouco que persevere em sair de seus pecados? Atentai no que diz o Evangelho: «E Pedro [...], saindo para fora, chorou amargamente» (v. 75) [...].
Ouvistes que misericórdia obtiveram os apóstolos, e de então em diante ninguém de entre vós será esmagado pelas faltas passadas mais do que for preciso [...]. Se pecaste, não pecou Paulo ainda mais? Se caíste, não caiu Pedro de maneira bem mais grave do que tu? Ora, um e outro, pela penitência, não só obtiveram a salvação como se tornaram grandes santos, e tornaram-se mesmo ministros da salvação, mestres da santidade. Faz portanto o mesmo, irmão, pois é por ti que a Escritura lhes chama «homens de misericórdia».

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Oração a Nossa Senhora do Carmo (própria para os devotos do Escapulário)


ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO CARMO

Santíssima Virgem Maria, Mãe e Rainha do Carmelo!

Nós Vos louvamos e agradecemos pelo dom de vosso Santo Escapulário, sinal de vosso amor e proteção maternos.

Como vossos filhos e filhas, queremos, hoje e sempre, nos consagrar a Vós, implorando a vossa graça e vossa luz para nossas vidas.

Fazei que, após uma vida santa e pura, possamos, na hora da morte, receber de Vós todas as graças necessárias à nossa salvação eterna, conforme vossa promessa.

Fazei também, ó Mãe de Misericórdia, que sejamos o quanto antes retirados por Vós das chamas do Purgatório e, assim, compor vossa coroa de glória no Carmelo Celeste.

Amém!

Consagração a Nossa Senhora do Carmo

Já entrando no espírito da Solene Comemoração de Nossa Santíssima Mãe, a Virgem Maria do Monte Carmelo, publico uma oração de consagração que poderá ser usada em momentos de oração e devoção a Nossa Senhora.

CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA DO CARMO

Virgem do Carmo, ó minha Mãe, a vós me consagro, toda minha vida entrego em vossas mãos. Aceitai meu passado, como ele foi. Aceitai meu presente, como ele é. Aceitai meu futuro, como ele será.

Por esta total consagração confio-vos tudo que tenho e sou, tudo o que tenho recebido de vosso Sacratíssimo Filho e de vosso Santíssimo Esposo.

Confio-vos minha inteligência, minha vontade e meu coração. Em vossas mãos deposito minha liberdade, meus anseios, meus temores, esperanças, desejos, minhas tristezas e minhas alegrias.

Cuidai de minha vida e de todas as minhas ações para que eu seja mais fiel ao Senhor Uno e Trino, e que eu me salve, com vossa ajuda.
Confio-vos, ó grande Senhora, meu corpo e meus sentidos, para que sempre sejam puros e me auxiliem no exercício das virtudes.

Confio-vos minha alma, para que a preserveis das tentações do mundo, da carne, e de Satanás. Fazei-me santo, como fostes santa; conformai-me a Jesus Cristo, ideal de minha vida.

Confio-vos meu ânimo e o ardor de minha devoção para que me ajudeis a não desanimar na Fé.

Confio-vos minha capacidade e meus desejos de amar como vós amastes, e como Jesus quer que amemos.
Confio-vos minhas incertezas e minhas angústias, para que em vosso Coração eu encontre segurança, sustento e luz, a cada instante de minha vida.

Através desta consagração me disponho a seguir vossa vida de humildade, mansidão e pureza.

Aceito as renúncias e os sacrifícios, resultados desta escolha, e vos prometo, com a graça de Deus e com vossa ajuda ser fiel ao que me proponho.

Ó, Mãe de todos os homens, Soberana de minha vida e de minha conduta, disponde de mim e de tudo o que é meu para que eu caminhe sempre no Evangelho sob vossa direção, ó Estrela do Mar.

Ó Rainha do Céu e da Terra, Mãe Santíssima do Redentor, sou totalmente vosso (a), ó Virgem do Carmo, e a vós me uno, agora e por todo o sempre, para adorar Jesus Cristo, na companhia dos anjos e dos Santos, agora e por todos os séculos dos séculos.

Amém.


CONTINUAÇÃO DO TERCEIRO DIA DO CONGRESSO NORTE/NORDESTE

Após o almoço iniciamos com a palestra de Gustavo (Camaragibe-PE), com o tema, Esperança cristã, terreno fértil em que a semente cresce, mesmo sem perceber.

Intervalo, abaixo: Frei Fabiano e Ir.Mirian,
Graça(Teresina-PI),Raimundo, Eugênia, Maria Luiza e Jacqueline:

Maria Eduarda e Natália:
Momento Mariano, conduzido por Ana Stela(Fortaleza-CE). Aconteceu um teatro sobre a anunciação do Anjo e visita à Santa Isabel:
Raimundo, Ir.Mirian e Luciene, representando o Anjo, Maria e Isabel:
Momento da anunciação do anjo:
Após o momento mariano nos organizamos para a foto oficial, abaixo, Ana Stela e Ir.Mirian:
Tentativa da foto oficial:
Oração das Vésperas, Frei Fabiano aproveitou o momento para nos ensinar alguns detalhes sobre esta oração:
Aguardando o jantar, Luciene, Natália e Socorro Neves:
Frei Wilson, Teresinha, Ruth e Efigênia:
Hora do jantar, Frei Fabiano, Maria Luiza, Cláudia e Raimundo:
Após o jantar, aguardamos o Boi do Maranhão para uma apresentação folclórica, mas providencialmente ele não apareceu, então dançamos a quadrilha, e foi muito bom. Abaixo, Fátima e Natália.


ALEGRIA, ALEGRIA, ALEGRIA, foi assim que terminou nosso terceiro dia de congresso.

Parabéns Mariza


MARIA MARIZA DO AMPARO DA FACE DE CRISTO, OCDS



Parabéns pelo seu dia!! Deus em sua infinita misericórdia lhe conceda a PAZ, o AMOR e a ALEGRIA! Nossa Mãe Maria Santíssima lhe conduza hoje e sempre.



Com amor e orações,

COMUNIDADE RAINHA DO CARMELO


O Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça!


Comentário ao Evangelho do dia feito por :
Santo Afonso Maria de Ligório (1696-1787), bispo e doutor da Igreja
8º Discurso para a novena de Natal
Deus é a Sua própria riqueza, porque é o bem infinito. [...] Este Deus tão rico fez-Se pobre ao tornar-Se homem, a fim de nos enriquecer a nós, miseráveis pecadores. É o ensinamento muito claro do apóstolo Paulo: «De tão rico que era, Jesus tornou-Se pobre para vos tornar ricos pela Sua pobreza» (2Co 8,9). Como?! Um Deus [...] chegar ao ponto de Se tornar pobre? Com que intenção? Tentemos compreendê-la.
Os bens terrenos não passam de terra e lama; mas esta lama cega de tal modo os homens, que eles deixam de discernir os verdadeiros bens. Antes da vinda de Jesus Cristo, o mundo estava repleto de trevas, porque cheio de pecados: «Toda a carne havia pervertido a sua conduta» (Gn 6,12). Ou seja: os homens tinham obscurecido em si a lei natural gravada no seu espírito por Deus; viviam como animais, preocupados apenas em obter prazeres e bens terrenos, e totalmente indiferentes aos bens eternos. Foi por um efeito da misericórdia divina que o Filho de Deus veio dissipar essas profundas trevas: «Sobre aqueles que habitavam a região da sombra da morte, uma luz resplandeceu» (Is 9,1). [...]
Mas este divino mestre quis instruir-nos não apenas pela palavra mas também, e sobretudo, pelos exemplos da Sua vida. «A pobreza», afirma São Bernardo, «estava ausente do céu; encontrava-se apenas na Terra. Infelizmente o homem não conhecia o seu preço e, à partida, não a procurava. Para torná-la preciosa aos nossos olhos e digna de todos os nossos desejos, que fez o Filho de Deus? Desceu do céu à Terra e escolheu-a como companheira de toda a Sua vida.»

domingo, 26 de junho de 2011

Que bom todos unidos e felizes!

Que maravilha! Ver a alegria de todos estampada em cada rosto, faz-me lembrar do que disse o salmista: "Vede como é bom, como é agradável os irmãos viverem unidos. É como óleo fino sobre a cabeça, descendo pela barba, a barba de Aarão; descendo sobre a gola das suas vestes. É como o orvalho do Hermon, descendo sobre os montes de Sião. Porque é ali que Javé manda a sua bênção e a vida para sempre" (Salmo 133, 1-3) .
Queridos irmãos, o amor fraterno se manifesta na forma de frutos espirituais. Dentre esses destaco a alegria cristã, que nos torna fortes na luta contra o mal. É como diz aquela bela frase litúrgica dita antes da despedida da assembléia: a alegria do Senhor é a nossa força!

Um abraço apertado em todos! Saudades! Rezem por nós!
Giovani

sábado, 25 de junho de 2011

TERCEIRO DIA DO CONGRESSO NORTE/NORDESTE

Iniciamos nosso sábado, louvando Nossa Mãe, Rainha e Senhora do Carmelo, com a Santa Missa e Laudes, presidida por Frei Wilson. Logo após fomos para café da manhã: abaixo, Efigênia, Maria Eduarda, Frei Wilson e Luciene:
Café da manhã:
A primeira palestra foi com o Frei Valdo Nogueira, da ordem francisca conventual, ele nos falou sobre, Nossa Senhora: terra fértil que acolheu a palavra de Deus. Curiosidade: ele é cearense.
Valdete, Renato e Frei Valdo:
Débora, Ir.Mirian ( Carmelo do Maranhão), e Raimunda de Macapá:





Na sequencia escutamos Jovita(Comunidade de Belém) , com seu testemunho de vida, onde nos falou da Vivência do Carmelita Secular na Igreja:


Intervalo para almoço e reunião dos presidente de comunidade com nossa presidente provincial, Maria Eduarda.

INFORMAMOS QUE O LOCAL DO PRÓXIMO CONGRESSO SERÁ EM CAMARAGIBE-PE.

CONTINUAÇÃO DO SEGUNDO DIA DO CONGRESSO NORTE/NORDESTE

Continuando nosso segundo dia de congresso, tivemos a palestra de Frei Fabiano, com o tema, Orando com Santa Teresa: oração de recolhimento, mental e quietude. Na sequência, com o tema, Orando com Teresa através da Palavra de Deus, escutamos nossa presidente, Maria Eduarda
As animadoras, Regina e Maria Luiza, trazendo muito alegria para todos:
Congressistas, atentos a tudo que era falado:
A alegria contagiante de Jacyra(Comunidade Rainha do Carmelo)
Abaixo, o ministério de música, sempre com muita alegria e disposição, Eveline, Cristina e Franci:
Após as últimas palestras de sexta-feira, aconteceu nosso recreio, Regina e Maria Luiza apresentaram uma peça onde Regina era a filha e Maria Luiza o pai. Foi muito engraçado:
Membros da Comunidade Santa Teresa do Andes de Belém:
Para fechar o dia, improvisamos uma quadrilha onde nos divertimos bastante, inclusive, pessoas que estavam com algumas dores, ficou totalmente bem:

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Segundo dia do Congresso Norte/Nordeste

TEMA: DEIXAI BROTAR A PALAVRA DE DEUS EM SEUS CORAÇÕES
LEMA: ... E A SEMENTE BROTA E CRESCE, SEM ELE PERCEBER.(MC 4,27)

Nosso segundo dia começou com a Santa Missa com Laudes, presidida por Frei Fabiano e logo após fomos para o café da manhã.
"Já chegou, já chegou, o Frei Wilson, já chegou...." Nossas animadoras, Regina e Maria Luiza, recebem cada palestrante com essa música de boas vindas:
Todos os congressistas, muito felizes:
Às 09:00 horas tivemos a palestra do Frei Wilson com o tema: Sagrada Escritura, lugar de encontro com Cristo.
A segunda palestra às 10:30 horas, foi com Efigênia, com o tema: A Caridade Fraterna - amemo-nos uns aos outros como Cristo vos amou.
Depois do almoço retornamos com a palestra de Henriqueta Lobão, com o tema, Desapego, mortificação e a humildade: aprendendo com Santa Teresa.